PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i37.4755

Palavras-chave:

Educação física, Educação infantil, Práticas corporais de aventura

Resumo

O relato descreve uma experiência com as práticas corporais de aventura nas aulas de Educação Física Infantil, pautada nas dimensões dos conteúdos. As intervenções foram desenvolvidas com crianças de cinco a seis anos, em uma instituição de Educação Infantil da rede pública municipal de Florianópolis/SC. As modalidades tematizadas nas aulas foram: parkour, técnicas verticais (rapel e escalada) e atividades com pranchas (surfe e skate). A experiência indicou que as práticas corporais de aventura representam um conteúdo inovador nas aulas de Educação Física, despertando nas crianças o desejo de conhecer e praticar outras modalidades. Concluímos que é possível inserir as práticas corporais de aventura, explorando temas relacionados às dimensões conceitual, atitudinal e procedimental dos conteúdos, desde a Educação Infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Viviane Preichardt Duek, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professora Adjunta da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

Filipe Botelho Francisco, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Licenciado em Educação Física pelo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Laboratório de Pesquisa em Práticas Pedagógicas da Educação Física (LAPRAPEF).

Juliana de Paula Figueiredo, Universidade do Estado de Santa Catarina - Brasil

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (LAPLAF). Laboratório de Estudos do Lazer (LEL).

Referências

ARMBRUST, I. Skate. In: BERNARDES, L. A. Atividades de aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013. p. 181-206.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. A pedagogia do esporte e as dimensões dos conteúdos: conceitual, procedimental e atitudinal. Revista da Educação Física/UEM, Maringá, v. 20, n. 2, p. 281-289, 2. trim. 2009.

COSTA NETO, J. V.; SANTOS, S.; EDNEY, F. M. M. O colégio Sion do Rio de Janeiro, reinventando os esportes de aventura nas aulas de Educação Física. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 3., Santa Teresa, 2008. Anais... Santa Teresa: ESFA, 2008. p. 64-66.

DARIDO, S. C. Os conteúdos da Educação Física na escola. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. A. C. Educação Física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005. p. 64-69.

ESPINOZA, K. F. et al. Atividades de aventura na educação infantil e as inteligências múltiplas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ATIVIDADES DE AVENTURA, 4., Mucugê, 2009. Anais... Mucugê: FTC, 2009. p. 121-123.

FRANCO, L. C. P. Atividades físicas de aventura na escola: uma proposta pedagógica nas três dimensões do conteúdo. 2008. 136 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Motricidade) – Universidade Estadual Paulista, Campinas, 2008.

FRANCO, L. C. P., CAVASANI, R., DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: Eduem, 2014. p. 101-135. (Práticas corporais e a organização do conhecimento, v. 4).

INÁCIO, H. L. D. et al. Práticas corporais de aventura na escola: possibilidades e desafios -reflexões para além da Base Comum Curricular. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 168-187, set. 2016.

MARINHO, 2013. Introdução aos estudos das atividades de aventura: características, concepções e conceitos. In: BERNARDES, L. A. Atividades de aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013. p. 23-38.

MARINHO, A.; INÁCIO, H. L. D. Educação física, meio ambiente e aventura: um percurso por vias instigantes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 28, n. 3, p. 55-70, maio 2007.

MARTINS, P.C.; ANSELMO, M. L. O esporte radical e suas possibilidades na educação infantil: o relato de experiência em uma unidade educacional. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 60-68, set. 2015.

PAIXAO, J. A. Esporte de aventura como conteúdo possível nas aulas de educação física escolar. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, n. 50, p. 170-182, maio 2017.

PEREIRA, D. W.; CARCERONI, D. S. A evolução da escalada esportiva indoor na Educação Física Escolar em quatro escolas da rede particular de ensino da grande São Paulo. In: CONGRESSO PAULISTA DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 9., Jundiaí, 2005. Anais... Jundiaí: Fontoura, 2005.

PEREIRA. D. W.; ARMBRUST, I. Pedagogia da aventura: os esportes radicais, de aventura e de ação na escola. Jundiaí: Fontoura, 2010.

PIMENTEL, G. G. A. et al. Atividades alternativas na educação física escolar. Revista Educação Física UNIFAFIBE, Bebedouro, v. 5, p. 176-196, set. 2017.

SOUZA, F. A. SILVA, P. C. C. A escalada nas aulas de Educação Física escolar no ensino médio. Cadernos de Formação RBCE, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 44-54, set. 2013.

SOUZA, J. C. M. Surfe. In: BERNARDES, L. A. Atividades de aventura para profissionais de Educação Física. São Paulo: Phorte, 2013.p. 53-64.

TAHARA, A. K.; DARIDO, S. C. Práticas corporais de aventura em aulas de educação física na escola. Conexões, Campinas, v. 14, n. 2, p. 113-136, abr./jun., 2016.

UVINHA, R. R. Juventude, lazer e esportes radicais. São Paulo: Manole, 2001.

ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2020-03-27

Como Citar

DUEK, V. P.; FRANCISCO, F. B.; DE PAULA FIGUEIREDO, J. PRÁTICAS CORPORAIS DE AVENTURA NAS DIMENSÕES DO CONTEÚDO: EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO FÍSICA INFANTIL. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 37, p. 508-524, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i37.4755. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4755. Acesso em: 22 nov. 2024.