Gestão da escola como foco do discurso da qualidade na educação
Palavras-chave:
Gestão da escola, Política educacional, Qualidade da educaçãoResumo
Neste trabalho, temos por objetivo analisar a importância atribuída à gestão da escola, nos últimos anos, como meio para alcançar a qualidade da educação. A metodologia empregada é de cunho qualitativo, tomando como referência a análise do discurso de linha francesa, derivada de Michel Pêcheux e matizada por Michel Foucault. O resultado a que chegamos é que melhorar a qualidade da educação é uma premissa irrefutável; constitui-se verdade de nossa época. Todavia, transferir essa responsabilidade para a escola é culpabilizá-la por prováveis fracassos, agravando ainda mais a crise educacional e os problemas vividos pela escola. Para alcançar a tão almejada qualidade da educação, é necessário haver cooperação das instâncias federativas, como afirma a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9394/96), e não transferir esta função exclusivamente para a escola, uma vez que é um problema estrutural e deve estar no cerne da política educacional federal, estadual e municipal. Além disso, a qualidade da educação perpassa pela questão de infra-estrutura, material didático, formação docente, salários, entre outros, e não apenas pela gestão escolar.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.