DESIGN E APRENDIZAGEM A PARTIR DA EXPERIÊNCIA: OFICINA DE CINEMA DE ANIMAÇÃO COM MATERIAIS NATURAIS
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5628Palavras-chave:
Cinema de animação, Educação infantil, Materiais naturaisResumo
O artigo apresenta a experiência da oficina de cinema de animação com materiais naturais, dada para crianças de 6 a 8 anos em escola de ensino fundamental – oficina que tem como base metodologias de educação desenvolvidas dentro do campo do Design – metodologias que priorizam a cocriação entre diferentes pessoas, em lugar da criação individual, e a experimentação, em lugar da abstração. Fundamentamos essa metodologia através do pensamento de Ivan Illich, que fala da importância do aprendizado colaborativo, a partir da convivência entre as pessoas, e de Buckminster Fuller, que fala da importância do aprendizado através da experimentação, como alternativa à abstração excessiva. Também trazemos noções de design para a sustentabilidade, ao repensar o uso de materiais na educação. Trata-se de uma pesquisa interdisciplinar, levando em conta a natureza interdisciplinar do Design, envolvendo as áreas da Educação, Artes Plásticas, Cinema, Fotografia, Sustentabilidade. É apresentada a experiência da oficina com base nesses olhares.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.