FRAGMENTOS DE MEMÓRIAS ESCOLARES: CONTRIBUIÇÕES DAS NARRATIVAS NA PRÁTICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i34.5629Palavras-chave:
Formação de Professores, Memorial Autobiográfico, NarrativasResumo
Consideramos as narrativas como recurso legítimo à formação de professores, sobretudo por oportunizar o diálogo entre os saberes tecidos no período de vida escolar e a escolha da profissão. Assim, este artigo objetivou evidenciar percursos formativos descritos em narrativas autobiográficas de trajetórias escolares de estudantes licenciandos. Foram analisados sete Memoriais produzidos na disciplina ‘Narrativas em Formação de Professores’, do curso de Pedagogia de uma Universidade Federal. A análise convergiu em duas categorias: 1) Narrar para me conhecer: acerca das trajetórias escolares e 2) Formação de professores: das experiências de época escolar à escolha da carreira e alternativas pedagógicas. Os resultados mostraram vivências da Educação Básica enfatizando os desafios desvencilhados e o seu favorecimento à (re)significação das relações humanas, concepções de ofício docente e algumas possibilidades para futura atuação profissional, ambos evidenciados nas narrativas.
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