METODOLOGIAS ATIVAS E PARTICIPATIVAS: SEUS CONTRIBUTOS PARA O ATUAL CENÁRIO EDUCACIONAL
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i35.5673Palavras-chave:
Ensino de adultos, Formação profissional, Metodologias ativas e participativasResumo
As assim chamadas “metodologias participativas e ativas de ensino”, uma das principais vertentes do ensino contemporâneo, defendem a centralidade do papel (pró)ativo do aprendente na arquitetura do seu processo de aprendizagem. Ao defender que a aprendizagem transcorra em tempo e contextos reais, próximos à circunstancialidade dos sujeitos, incorporando um alto nível de motivação e de engajamento pessoal, essas metodologias vêm sendo consideradas como as mais favoráveis para discutir e enfrentar os desafios da vida profissional, social e pessoal dos aprendentes. São inúmeros os estudos presentemente realizados no campo das metodologias ativas.Contudo, direcionam-se, majoritariamente, para a aplicação dessas metodologias em determinados contextos de aprendizagem, nos parecendo existir uma lacuna na discussão dos seus princípios e bases gerais. Assim, o presente artigo propõe-se colaborar para essa discussão, elaborando uma tessitura das principais definições dessas metodologias, os princípios epistemológicos que se encontram subjacentes, bem como suas limitações, potenciais e vertentes mais atuais. Metodologicamente, trata-se de uma síntese conceitual de literatura, realizada a partir de documentos de referência no campo das metodologias ativas e participativas, em especial considerando aqueles que analisam o emprego dessas metodologias no ensino de adultos e na formação profissional. Como resultados, argumentamos que as metodologias ativas e participativas podem colaborar para qualificar o ensino de adultos e a formação profissional, desde que não se restrinjam a instrumentalizar o processo formativo, organizando-se para desenvolver uma aprendizagem significativamente profunda, tanto em termos de compreensão, como de desenvolvimento de habilidades e de engajamento com a valorização da vida pessoal e comunitária.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.