A TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v15i36.5941

Palavras-chave:

Abordagem qualitativa, Triangulação, Materialismo histórico-dialético

Resumo

Neste trabalho, busca-se discutir a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação em sua relação com a abordagem qualitativa e com o materialismo histórico-dialético. Percebemos, à época do mestrado, a fluidez entre os estudiosos na caracterização dessa metodologia e, em consequência, de um lado, buscamos sintetizar as ideias mais recorrentes, bem como, de outro, aproximá-las da abordagem qualitativa e do materialismo histórico-dialético. Para tentar compreender a questão, realizou-se um estudo bibliográfico, cuja finalidade foi entender o que é a metodologia da triangulação e, ao mesmo tempo, ver a possibilidade de a metodologia da triangulação ser compreendida na abordagem qualitativa com nuances do materialismo histórico-dialético. A pesquisa nos possibilitou chegar às seguintes constatações: ao utilizar a metodologia da triangulação na pesquisa científica em educação, procura-se construir tanto uma aproximação multifacetada do objeto estudado, a partir de vários olhares, quanto um retrato mais objetivo da realidade pesquisada, em um cenário no qual se busca reduzir as contradições e o subjetivismo nos estudos científicos. É possível, pois, utilizando a metodologia da triangulação, compreender o fenômeno analisado para além do que está na aparência, é possível compreendê-lo na síntese das múltiplas relações em que ele é tecido na realidade sócio- historicamente construída.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lanuzia Tércia Freire de Sá, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestrado em Educação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN); Servidora do IFRN, Natal /RN -Brasil. Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional; Núcleo de Pesquisa em Educação.

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutorado em Educação, pela Universidade Complutense de Madri (UCM); Professora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal/RN - Brasil; Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (IFRN); Núcleo de Pesquisa em Educação

Downloads

Publicado

2019-12-04

Como Citar

de Sá L. T. F.; HENRIQUE, A. L. S. A TRIANGULAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA EM EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 15, n. 36, p. 645-660, 2019. DOI: 10.22481/praxisedu.v15i36.5941. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5941. Acesso em: 22 nov. 2024.