O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática

Authors

  • Geilsa Soraia Cavalcanti Valente
  • Ligia de Oliveira Viana

Keywords:

Educação em enfermagem, Ensino superior, Prática docente

Abstract

Este artigo compõe um dos capítulos da tese de doutorado defendida em 2009, intitulada “A reflexividade na prática docente da graduação em Enfermagem: nexos com a formação permanente do enfermeiro-professor”, na Escola de Enfermagem Anna Nery, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem como uma das metas refletir sobre a qualidade do Ensino de Graduação, no que se refere às áreas de competência do enfermeiro professor. Essa meta pressupõe revisar objetivos da docência, implicando em ativar estratégias pedagógicas que estimulem a criatividade, a reflexividade e a crítica e, com isso, a motivação e o compromisso individual e coletivo dos docentes e discentes com a profissão da Enfermagem, numa perspectiva do ensino como prática reflexiva, utilizando a investigação para subsidiar a tomada de decisão e a resolução de problemas.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Published

2010-10-02

How to Cite

CAVALCANTI VALENTE, G. S.; VIANA, L. de O. O ensino de nível superior no brasil e as competências docentes: um olhar reflexivo sobre esta prática. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 6, n. 9, p. 209-226, 2010. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/641. Acesso em: 22 jul. 2024.

Most read articles by the same author(s)