A reforma administrativa do estado brasileiro nos anos 90 e a proposta de descentralização educacional
Palavras-chave:
Autonomia, Descentralização em educação, Gestão democrática escolar, Reforma administrativaResumo
O texto faz referência à Reforma Administrativa do Estado Brasileiro, a partir dos anos 90, com o objetivo de desenvolver uma discussão acerca do processo de descentralização na educação brasileira, tendo como foco os municípios e seus sistemas de ensino. Assim, num primeiro momento, evidenciam-se reflexões sobre descentralização e construção de autonomia para,num segundo momento, fundamentar esse processo na perspectiva legal. As reflexões travadas ao longo do texto possibilitam um pensar sobre o constructo da gestão democrática escolar nos sistemas de ensino e, em suas consideraçõesconclusivas, reforça a ideia de um dos mecanismos possibilitadores desse tipo de gestão: os conselhos educacionais, além de outros processos participativos que podem contribuir para a edificação da democratização das escolas e dos sistemas.
Downloads
Metrics
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.