DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i40.6910

Palavras-chave:

Produção científica, Estado do conhecimento, Mapeamento

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as produções científicas difundidas pela Revista Tempos e Espaços em Educação, com vistas ao mapeamento das dimensões, dos sentidos e dos significados das temáticas no período de 2017-2019. Trata-se de um levantamento do tipo estado do conhecimento, visando à identificação, aos registros e à análise qualitativa dos dados, por meio da leitura flutuante dos títulos, dos resumos e da íntegra de alguns trabalhos. Os resultados sinalizam que os sentidos (re)construídos explicitam a valorização dos sujeitos numa perspectiva humanizada com histórias socioculturais que envolvem o mundo, o outro e a si mesmo, assinalando para a criação de redes interculturais de vivências e experiências de vida. Os significados apontam o valor e a importância representativa dos estudos internacionalmente para a democratização e difusão do conhecimento. A (re)significação de conceitos e metodologias indica inovações pedagógicas que estimulam a mediação e a mobilização dos processos interativos de ensinar e aprender para a transcendência da lógica formal em direção ao movimento de apropriação de saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Batista da Cruz Nascimento, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação e na graduação pelo Departamento de Educação/Campus Prof. Alberto Carvalho. Líder do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq) e membro do Grupo de Pesquisa Universitas (PUCRS/CNPq). Bolsista/tutora do PET Educação – Conexão de Saberes. 

 

 

Mateus Henrique Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduado em Educação Física pela UFS. Membro do Observatório da Mídia Esportiva (OME/UFS/CNPq) e do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). Bolsista Capes. 

Tereza Hortencia da Silva Azevedo, Universidade Federal de Sergipe – Brasil

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Atua na Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (SEDUC/SE). Membro do Grupo de Estudos em Educação Superior (GEES/UFS/CNPq). 

Referências

AGUIAR, W. J. de; COSTA, M. A. T. S. da. Intersetorialidade na política de educação do campo: oportunidades e limites na ação dos conselhos municipais. Revista Tempos e Espaços em Educação, São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 165-184, jan./mar. 2019.

AGUIRRE, U. J. C.; REYES, V. M. Las TIC en los procesos académicos universitarios: una mirada desde los estudiantes de la UPEL-IMPM extensión académica Paraguaná. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 9-26, jul./set. 2019.

ALKMIM, I. P. M.; BARRETO, D. A. B.; SOARES, C. V. C de O. Digital technologies and pedagogical practices in the information technology for internet technical course integrated to high school: usages and discourses. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 167-186, out./dez. 2018.

ALVES, E. M. S.; SILVA, W. S. A arquitetura do saber: o primeiro prédio do Atheneu Sergipense do século XIX. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 59-68, mai./ago. 2017.

ALVES, F. C.; FIALHO, L. M. F.; LIMA, M. S. L. Formação em pesquisa para professores da educação básica. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 285-300, out./dez. 2018.

AMARAL, C. T. do; BERNARDES, M. F. R. Judicialização da educação inclusiva: uma análise no contexto do estado de Goiás. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 173-188, abr./jun. 2018.

ANASTASIOU, L. das G. C. Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem. In: ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. (Orgs.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 5. ed. Joinville: Ed. Univille, 2006.

ARDOINO, J. Para uma pedagogia socialista. Brasília: Editora Plano, 2003.

ARRUDA, D. Docência, tecnologias, mediação e docência universitária: aproximações entre o presencial e a distância. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 113-132, dez. 2018.

BAPTISTELLA, B. F.; CHALUH, L. N. O que se escreve na formação docente: um inventário das escritas de futuros professores. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 235-248, set./dez. 2017.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BECKER, F. A epistemologia do professor: o cotidiano da escolar. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.


BERSCH, M. E.; SCHLEMMER, E. Formação continuada em contexto híbrido e multimodal: ressignificando práticas pedagógicas por meio de projetos de aprendizagem gamificados.
Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 71-92, dez. 2018.

BERTO, J. C. B; CHAGURI, J. de P. The concept of new literacy in official curricular documents in the state of Paraná, Brazil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 201-216, out./dez. 2018.

BIANCHESSI, C.; MENDES, A. A. P. Ensino de história por meio de jogos digitais: relato de aprendizagem significativa com games. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 145-160, abr./jun. 2019.

BONDA, N. An examination of one factor in school reform: increased teacher accountability in two urban school districts. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 329-344, out./dez. 2018.

BORTOLOTTI, A.; DELPRETE, M. Fare esperienza delle possibilità del corpo mediante la contact improvisation dance. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 95-110, jan./mar. 2019.

BOTTENTUIT JÚNIOR, J. B.; MENEZ, M. R. C. S; WUNSCH, L. P. Aplicativos móveis para a alfabetização e letramento no contexto do ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 37-56, dez. 2018.

BRAZÃO, P.; MENDONÇA, A. Arte: conceito e representação no contexto profissional dos professores de dois cursos - Educação Física e ensino fundamental. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 25-44, abr./jun. 2019.

BUENO, A. X.; FERLA, A. A.; DESSBESELL, G. Práticas corporais na saúde: por uma pedagogia da diferença na aprendizagem da saúde e da vida. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 111-126, jan./mar. 2019.

CALDEIRO, M.; RODRÍGUEZ, C. Interdisciplina en tensión: una práctica de educación física. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 67-80, out./dez. 2019.

CAMARGO, D. A. de; LAMAR, A. R. O esporte por meio dos dizeres de crianças participantes de projetos sociais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 297-308, jan./mar. 2018.

CAMPOS, R. K. do N.; RAMOS, T. K. G. A concepção de infância em Rousseau. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 239-250, dez. 2018.

CAPI, A. H. C.; ISAYAMA, H. F. Uma análise sobre a trajetória e a formação de formadores do programa esporte e lazer da cidade (PELC). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 141-164, jan./mar. 2019.

CARDONA, Y. G. Escenarios e historias del uso cinematográfico en la educación colombiana. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 113-132, jul./set. 2018.

CARDOSO, M. J. P. B.; COLARES, M. L. I. S. Sistemas municipais de educação: autonomia e gestão democrática como premissas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 351-362, dez. 2018.

CARVALHO, A. A. A. Formação docente na era da mobilidade: metodologias e aplicativos para envolver os alunos rentabilizando os seus dispositivos móveis. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 25-36, dez. 2018.

CARVALHO, M. E. P. de; MONTANÉ-LOPEZ, A.; RABAY, G.; MORAIS, A. B. A. de; FREITAS, M. J. T. Origins and challenges of gender studies centers in higher education in NorthERN and Northeastern Brazil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 163-176, jan./abr. 2017.

CHARLOT, Bernard (Org.). Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

COLARES, M. L. I. S.; SANTOS, Â. R. dos. Política educacional no âmbito municipal: experiência no interior da Amazônia. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v.12, n. 31, p. 319-338, out./dez. 2019.

CONCEIÇÃO, V. dos S.; PORTO, C. de M.; OLIVEIRA, K. E. de J. Eu narro. Quer narrar comigo? Novas formas de leitura e escrita com implicações na formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 187-201, dez. 2018.

CORRÊA, S. R. M.; NASCIMENTO, M. D. F. do. MST, agroecologia e educação do campo na Amazônia: um estudo sob o enfoque das epistemologias do Sul. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 299-324, abr./jun. 2019.

COSTA, G. L. M. High school in public high school in Brazil: inequalities and regional challenges. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 303-322, jul./set. 2018.

COSTA, J. M.; ROLIM, C. L. A. Classe hospitalar na região Norte do Brasil: construção de direito. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 247-262, abr./jun. 2019.

COSTA, S. A. da; VASCONCELOS, J. S. de; SANTOS, C. M. G. Avaliação na educação infantil: concepções de uma professora de creche ribeirinha da Amazônia paraense. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n 31, p. 297-318, out./dez. 2019.

COTA, L. M. da C.; GALVÃO, A. M. de O. Rádio e formação de uma estética civilizatória no brasil dos anos 1930-45: a programação da rádio inconfidência de Minas Gerais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 171-194, jul./set. 2018.

COUTO, M. A. S.; CRUZ, M. H. S. Inserção de gênero no currículo de história e a formação para o trabalho docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 249-262, set./dez. 2017.

DIAS, A. F.; CARDOSO, H. de M.; SANTOS, A. L. dos; MENEZES, C. A. A.; RIOS, P. P. S. Schooling and subversions of gender. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 83-92, maio/ago. 2017.

DIAS, A. F.; MENEZES, C. A. A. Que inovação pedagógica a pedagogia queer propõe ao currículo escolar?. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 37-48, set./dez. 2017.

DICKMANN, I.; SCHLICKMANN, C. A.; RUPPENTHAL, S.; NAGORSKY, T. Professional profile of teachers of financial education and sustainability in the municipal teaching network of Chapecó-SC. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 313-328, out./dez. 2018.

DOMINGUES, H. da S.; CAPELLARI, A. P.; ROCHA, C. M. F.; PIRES, N. S.; ROLLO, R. M. Divulga saúde coletiva: estratégias de comunicação para inserção profissional do bacharel em saúde coletiva. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 249-262, jan./mar. 2019.

DONATO, A.; TONELLI, L. A resistência do corpo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 49-62, jan./mar. 2019.

DUTRA, A.; BELL’AVER, J. E. M. Teachers thinking together: novas tecnologias aplicadas à formação continuada de professores de língua inglesa Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 155-172, abr./jun. 2018.

FALCÃO, J. L. C. Do Brasil para o mundo: a prática corporal da capoeira na articulação de processos formais e não-formais de educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 73-86, jan./mar. 2018.

FANTIN, M. Conhecimento estético, tecnologias da sensibilidade e experiências formativas de crianças, jovens e professores. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 39-54, jul./set. 2018.

FANTONI, A. de C.; SANFELICE, G. R. Tempo e espaço para brincar: considerações acerca do recreio escolar. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 159-186, jan./mar. 2018.

FERREIRA, F. A. G.; FERREIRA, L. M. D.; TOMAZ, L. A. D.; DORNELAS, N. M. de L.; SILVA, F. C. Enfoque CTS sobre a telefonia celular na atualidade através de uma abordagem integradora entre as Ciências da Natureza. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 199-208, set./dez. 2017.

FERREIRA, M. G.; CRUZ, D. M. Itinerários de pesquisa com crianças, cultura lúdica e mídias: desafios e possibilidades. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 105-116, jul./set. 2019.
FERRETE, A. A. S. S.; FERRETE, R. B. Reflexões sobre a influência das concepções pedagógica de Paulo Freire na formação de professores de Matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 153-164, set./dez. 2017.

FESTOZO, M. B.; QUEIXAS, R. C.; NASCIMENTO JUNIOR, A. F.; TOZONI-REIS, M. F. de C. Relações históricas entre a educação ambiental e a participação social. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 253-266, jan./mar. 2018.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FOFONCA, E.; SCHONINGER, R. R. Z. V; COSTA, C. da C. A mediação tecnológica e pedagógica em ambientes virtuais de aprendizagem: contribuições das dimensões da educomunicação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 267-278, jan./mar.2018.

FRANCHINI, F.; VIDAL, D. G. O cinema como inovação pedagógica: os cineclubinhos da professora Ilka Laurito (1961-1964). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 133-150, jul./set. 2018.

FREY, A. Ativismo coletivo e descolonização midiática: uma análise comparativa das produções audiovisuais indígenas na Austrália e no Brasil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 41-54, jan./abr. 2017.

FULLAGAR, S. A physical cultural studies perspective on physical (in)activity and health inequalities: the biopolitics of body practices and embodied movement. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 63-76, jan./mar. 2019.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2010.

GIRARDI, I. C. D.; RAUSCH, R. B. Contribuições do Pibid à formação inicial de professores: um olhar autobiográfico. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 27-46, jul./set. 2019.

GREIS, L. K.; FREITAS, K. T. D. de.; CARDOSO, F. L. Desenvolvimento de exergames por professores não programadores: uma metodologia ativa de aprendizagem para o ambiente scratch. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 185-198, jan./mar. 2019.

GUEDES, J. T.; QUINTAS-MENDES, A. Expansion and internalization of the Open University of Brazil: the scenario of Sergipe. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 223-242, jul./set. 2019.

HOURS, G. Globalización: el resurgimiento de las neurociencias en el campo teórico del deporte. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 303-316, jul./set. 2019.

JUCÁ, R. S. Um olhar sobre as práticas avaliativas dos professores que ensinam Matemática. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 339-357, out./dez. 2019.
LENHART, J. I.; SANFELICE, G. R.; MORON, V. B.; BERLESE, D. B.; PINTO, A. da S. Concepções dos docentes sobre o tema saúde e sua relação com os saberes e experiências profissionais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 47-64, jul./set. 2019.

LIMA, A. C. N.; ALMEIDA, F. Q. de. Apropriações curriculares na rede municipal de Serra/ES. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 307-322, jan./mar. 2019.

LIMA, E. W. G.; SENNA, L. A. G. Escola e surdez: o que dizem professores e pais a respeito?. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 217-234, jan./mar. 2018.

LINHARES, R. N.; ÁVILA, É. G. de. Cinema e educação para além do conteúdo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 89-100, jan./abr. 2017.

LUCENA, S.; SCHLEMMER, E.; ARRUDA, E. P. A cidade como espaço de aprendizagem: educação e mobilidade na formação docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 11-24, dez. 2018.

LUCKOW, H. I.; CORDEIRO, A. F. M. Ensinar ou socializar: dilemas no processo de escolarização de estudantes público-alvo da educação especial inseridos no ensino médio. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 171-188, jul./set. 2019.

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica e multirreferencial nas ciências humanas e na educação. Salvador: EDUFBA, 2004.

MACEDO, J. C. C.; MACÊDO, D. de J. S. Educação, currículo e a descolonização do saber: desafios postos para as escolas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 301-312, out./dez. 2018.

MACEDO, S. M. F.; SANTOS, S. C. M. dos; SILVA, A. B. da. Redes, tessituras e contrapontos: avaliação, aprendizagem e a formação ética profissional docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 177-194, abr./jun. 2019.

MANSKE, G. S.; LINHARES, V. L.; SILVA, V. L.; MÁXIMO, C. E. Concepções de saúde e de atuação profissional dos residentes de educação física de uma residência multiprofissional em saúde. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 261-274, jul./set. 2019.

MÁRMOL, M. del. Hacer de la necesidad virtud ser teatrista independiente como modo de legitimación. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 99-110, jan./mar. 2018.

MARTINS, F. Novas tecnologias e comunicação escola-pais: implicações para uma escola democrática e interface com o currículo oculto. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 87-98, 10 set./out. 2017.

MARTINS JUNIOR, L.; MARTINS, R. E. M. W.; DIAS, J. O uso da oficina pedagógica no ensino de Geografia numa perspectiva inclusiva. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 201-216, jan./mar. 2018.

MEDEIROS, E. A. de. Interdisciplinarity: a conceptual reading from the educational approach. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 89-104, jul./set. 2019.

MEDEIROS, E. A. de; AGUIAR, A. L. O. O método (auto)biográfico e de histórias de vida: reflexões teórico-metodológicas a partir da pesquisa em educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 149-166, out./dez. 2018.

MENDES, G. M. L. Lost in translation? Professores, tecnologias e inovação na sala de aula. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 61-72, set./dez. 2017.

MIHAL, I. Feria del libro y cultura digital. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 127-138, abr./jun. 2018.

MIRANDA, M. L. F.; VASCONCELOS, C. F. C.; JUSTI, J. Prática pedagógica docente na educação de jovens e adultos privados de liberdade pertencentes a uma unidade prisional. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 103-124, abr./jun. 2019.

MIROLI, A. El espacio háptico: más allá de la razón visual. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 189-202, abr./jun. 2018.

MORAES, R. Uma tempestade de luz: a compreensão possibilitada pela análise textual discursiva. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 191-211, 2003.

MOROSINI, M. (Org.). Enciclopédia pedagogia universitária. Brasília: Inep/Ries, 2006. Disponível em: http://www.furb.br/proen/new/docs/Enciclope dia_Pedagogia.PDF. Acesso em: 10 mar. 2020.

MOROSINI, M. C. Estado de conhecimento e questões do campo científico. Revista Educação, Santa Maria, v. 40, n. 1, p. 101-116, jan./abr. 2015.

MOROSINI, M. ; FERNANDES, C. C. B. A educação superior e a e escola básica: questões em aberto. In: BEZERRA. A. A. C.; NASCIMENTO, M. B. da C. (Orgs.). Educação e formação de professores: questões contemporâneas. Fortaleza, CE: Edições UFC, 2013.

MOURA, A. P. M. de; DOMINGUES, B. R. C.; NASCIMENTO, M. D. F.; ARAUJO, I. M.; BARROS, F. B. As experiências de uma ecologia de saberes nos quilombos de bairro Alto e Pau Furado, Ilha do Marajó – Pará, Brasil. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 113-128, out./dez. 2018.

NASCIMENTO, M. B. C. Iniciação científica em redes colaborativas e formação universitária de qualidade: a perspectiva do egresso (2007-2013). 2016. 282 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

NASCIMENTO, M. B. da C.; MOROSINI, M. Perspectives, scope and meanings of scientific initiation in scientific productions. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 161-176, abr./jun. 2019.

NATIVIDADE, A. de S.; JUSTI, J.; VASCONCELOS, C. F. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: um estudo sobre as condições de acessibilidade proporcionada aos alunos com deficiência física. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 279-294, jan./mar. 2019.

OLIVEIRA, A. M. de; GEREVINI, A. M.; STROHSCHOEN, A. A. G. Diário de bordo: uma ferramenta metodológica para o desenvolvimento da alfabetização científica. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 119-132, maio/ago. 2017.

OLIVEIRA, C. A. de; SCHNEIDER, H. N. As narrativas digitais com o apoio de infográficos na formação inicial do pedagogo nas aulas de Matemática: narrar, informar e compartilhar. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 169-186, dez. 2018.

OLIVEIRA, G. N. B. de; NEIRA, M. G. Currículo, Educação Física e hibridismo: um olhar sobre as orientações curriculares para o ensino fundamental do estado da Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 323-338, jul./set. 2018.

OLIVEIRA, M. M. de. Como fazer pesquisa qualitativa. 5. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

OLIVEIRA, R. B. Cinema brasileiro contemporâneo e a juventude de classe média urbana: um olhar prospectivo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 101-112, jan./abr. 2017.

PEDRO, N. Ambientes educativos inovadores: o estudo do fator espaço nas ‘salas de aula do futuro’ portuguesas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 99-108, set./dez. 2017.

PEREIRA, A. L.; CLOCK, L. M.; LUCAS, L. B.; PASSOS, M. M. Educação em valores: possibilidades e responsabilidades na percepção de docentes que atuam na educação pública do estado do Paraná. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 23-34, maio/ago. 2017.

PIMENTEL, R. G.; LUCAS, L. B.; LUCCAS, S. Teaching sciences and biology for deaf individuals: investigating the context of teaching practice in regular classrooms of a municipality in the state of Paraná. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 201-218, jul./set. 2018.

PINTO, F. M.; LARA, R.; BASSANI, J. J. Interperiferias do futebol: intercâmbio esportivo e cultural entre Brasil (Florianópolis) e Uruguai (Montevidéu). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 49-66, out./dez. 2019.

PIRÍZ, R.; VAZ, A. F.; VIÑES, N. Educación del cuerpo y extensión universitaria: experiencias, reflexiones y perspectivas. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 11-14, jul./dez. 2019.

QUEIROZ, C. E. J de; NÓBREGA, M. de L. C. da C. Registros híbridos: uma análise da estrutura dos filmes “O som ao redor” e “Recife frio”, do diretor Kleber Mendonça Filho. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 77-98, jan./abr. 2017.

QUINTAS-MENDES, A.; WYSZOMIRSKA, Rozangela M. de A. F. Educação e formação docente no contexto da educação a distância online. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 93-112, dez. 2018.

RAMIREZ, F.; VIÑES, N. Las concepciones de la técnica en la formación de profesores de Educación Física en Argentina: el caso de las prácticas corporales en la naturaleza. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 257-268, out./dez. 2018.

RAMOS, F. S.; GUERRA, M. das G. G. V. Oficinas de educação para a ética e introdução à metodologia científica como instrumento de desestímulo ao plágio. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 209-222, set./dez. 2017.

RAMOS, M. R.; ARRUDA, E. P. Afetividade e interatividade na educação a distância: análises sobre sujeitos de duas instituições de ensino superior. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 133-152, dez. 2018.

REISDOEFER, D. N.; SCHNEIDER, C.; LIMA, V. M. do R.; GESSINGER, R. M. Beliefs and disbeliefs towards education: case study with graduates who did not chose teaching as a profession. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 281-302, jul./set. 2018.

REMPEL, C.; Maciel, M. J.; HAETINGER, C.; BERGMANN, P. C.; VOGNACH, P. A.; SILVA, G. R. da. Scientific initiation work at high school: development of research skills in dairy producing properties of vale do Taquari/RS. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 317-346, jul./set. 2019.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2007.

ROBAYO, A. del R. P.; FELICETTI, V. L.; NALIN, J. A.; SILVA, G. B. Perspectivas emergentes en investigación educativa. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 30, p. 155-170, jul./set. 2019.

RODRIGUES, D. S.; FARO, L. C. A. Entre fronteiras semoventes: a constituição do feminino das filhas de iemanjá. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v.12, n. 29, p. 61-80, abr./jun. 2019.

RODRIGUES, M. D.; CIPRIANO, D. M.; ESTEVAM, B. S.; CALHEIROS, D. L. M.; VERAS NETO, F. Q. V.; LEITÃO, A. da S. A educação ambiental através da horta escolar: um estudo de caso entre duas escolas da cidade de Rio Grande/RS. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 217-232, out./dez. 2018.

SANTANA, J. V. J. de; DIAS, J. O.; PEREIRA, R. S.; CUNHA JÚNIOR, A. S. “Eu tenho vergonha em dizer que sou negra, ninguém gosta, né”? As crianças e as relações étnico-raciais em Itapetinga-BA. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 323-346, jan./mar. 2019.

SANTOS, A.; DAMASCENO, A. A instrução pública no Grão-Pará imperial: os relatórios dos presidentes e as contradições de um modelo elitista. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v.12, n 30, p. 65-88, jul./set. 2019.

SANTOS, A. O. dos; CENCI, A. O processo de adaptação na educação infantil das crianças com deficiência no contexto da escola inclusiva. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 95-112, 21 out./dez. 2018.

SANTOS, E.; WEBER, A. Diários online, cibercultura e pesquisa-formação multirreferencial. In: SANTOS, E. (Org). Diário online: dispositivo multirreferencial de pesquisa-formação. Portugal: Whitebooks, 2014. p. 23-45.

SANTOS, E. F.; MELO, S. P. de A.; OLIVEIRA, C. M. G. de. Reader training: experiences of reading, pleasures and discoveries that enhance written production. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 61-74, 21 out./dez. 2018.

SANTOS, E. S.; LAGE, A. C. Gênero e diversidade sexual na educação básica: um olhar sobre o componente curricular direitos humanos e cidadania da rede de ensino de Pernambuco. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 22, p. 69-82, maio/ago. 2017.

SANTOS, J. P. L. dos; MOREIRA, N. R. Articulando currículo, prática e cultura: exigências formativas que impactam a escolarização de mulheres negras no ensino superior brasileiro. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 31, p. 233-254, out./dez. 2019.

SANTOS, K. M.; MIRANDA, J. C. Percepções de estudantes do ensino médio de uma escola pública de Santo Antônio de Pádua/RJ acerca do Rio Pomba. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 269-284, out./dez. 2018.

SANTOS, M. E.; ALVES, E. M. S. O papel do professor nas teorias educacionais de Pestalozzi e Herbart: algumas percepções. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 269-284, dez. 2018.

SANTOS, P. F. dos; COSTA, V. G. da; PEREIRA, D. C. Registros nos cadernos de estágio supervisionado: contribuições para a constituição da identidade profissional docente. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 23-40, out./dez. 2018.
SCHULZ, L. Ecoexperience learning: learning strategy for critical environmental education. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 259-280, jul./set. 2018.

SCHÜTZ, J. A.; FENSTERSEIFER, P. E. A relação entre educação e cidadania em Paulo Freire e Dermeval Saviani: reflexões sob a ótica de Hannah Arendt. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 26, p. 219-240, jul./set/ 2018.

SILVA, M. das G. da. Práticas educativas no campo socioambiental: estratégia dialógica entre escola e universidade no contexto amazônico. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 217-234, jan./mar. 2019.

SILVA, M. M. T. da; TAVARES, C. Mulheres na luta: participação de mulheres nas ocupações de 2016 na Universidade Federal de Pernambuco. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 27, p. 41-60, out./dez. 2018.

SILVA, O. O. N. da; RAMOS, M. D. P.; MIRANDA, T. G.; BORDAS, M. A. G. Condições de trabalho docente: uma análise de revistas de educação da Bahia. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 233-248, jan./mar. 2019.

SILVA, R. I. da; COLUCCI, M.; NUNES, K. M. Apresentação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 21, p. 9-14, jan./abr. 2017.

SILVA, R. N.; COUTO, E. S. Formação do leitor literário no ensino médio: uma experiência de leitura do gênero romance em suportes digitais. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 57-70, dez. 2018.

SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M. Educação a distância, TIC e formação de professores de pedagogia: um estudo de caso a partir da mídia-educação. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 24, p. 187-200, jan./mar. 2018.

SOUSA, G. R. de; BORGES, E. M. Tecnologias de informação e comunicação (TIC) e formação de professores: investigando experiências pedagógicas mídia-educativas no curso de pedagogia a distância da universidade federal de juiz de fora (UFJF). Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 28, p. 199-216, jan./mar. 2019.

SOUSA, J. M. Discutindo conceitos em torno do currículo. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 10, n. 23, p. 15-25, set./dez. 2017.

SPRICIGO, F.; SANTOS, T. F. dos; SANTOS, M. dos. Grupo de estudos pedagógicos como proposta de desenvolvimento profissional: contribuições ao trabalho docente na educação profissional, científica e tecnológica. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 83-96, abr./jun. 2018.

TEIXEIRA, E. C. N. da S.; NUNES, C P. Os sentidos atribuídos ao piso salarial nacional como política pública de valorização docente. Revista Tempos e Espaços em Educação, Lado direito, v. 12, n. 29, p. 195-212, abr./jun. 2019.

VIEIRA, J. de A; VIEIRA, M. M. M.; PASQUALLI, R.; CASTAMAN, A. S. Ensino com pesquisa na educação profissional e tecnológica: noções, perspectivas e desafios. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 12, n. 29, p. 279-298, abr./jun. 2019.

VIEIRA, M. M. M.; CARVALHO, G. S. de; ARAÚJO, M. C. P. de; PEREIRA, R. B. C. T. Como a comunidade científica portuguesa analisa a educação profissional. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 25, p. 33-48, abr./jun. 2018.

ZACCHI, V. J. Literacies and digital gaming: negotiating meanings in english language teacher education. Revista Tempos e Espaços em Educação. São Cristóvão, v. 11, n. 01, p. 153-168, dez. 2018.

Downloads

Publicado

2020-07-01

Como Citar

NASCIMENTO, M. B. da C. B. da C.; SANTOS, M. H. S.; AZEVEDO, T. H. da S. DIMENSÕES, SENTIDOS E SIGNIFICADOS: MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES DA REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 40, p. 475-508, 2020. DOI: 10.22481/praxisedu.v16i40.6910. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6910. Acesso em: 23 nov. 2024.