PRODUTO EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6999

Palavras-chave:

Cultura africana e afro-brasileira, Mala temática mojubá, Produto educacional

Resumo

O presente texto é um recorte ampliado de uma dissertação de mestrado profissional em educação que analisou os sentidos subjetivos que educandos da Educação de Jovens e Adultos, pertencentes às religiões de matrizes africanas, possuem sobre a escola. O objetivo deste artigo é refletir sobre a produção de um material didático denominado Mala Temática Mojubá como requisito básico na formação strictu-sensu. Tal proposta caminha na direção de identificação e na possibilidade de apropriação deste artefato cultural a ser utilizado para valorização das culturas africanas e afro- brasileiras. A proposta metodológica utilizada para a confecção do produto educacional foi a pesquisa- ação pedagógica apresentada por Franco (2016) para reconfigurar ações pedagógicas coletivas e colaborativas que envolvem a produção de conhecimento no e com os educadores e não apenas para eles, inclusive com o intuito de alcançar uma formação humanística na perspectiva freireana. A elaboração de um artefato cultural como recurso pedagógico que possa contribuir com a implementação da lei 10.639/03 em escolas brasileiras indica uma ação complexa e desafiadora. Um dos desafios consiste em despertar nos educadores a possibilidade de criação, apropriação pedagógica e o uso da Mala Temática Mojubá. Os resultados obtidos demonstraram que o produto confeccionado contribui para a descolonização religiosa nas escolas em que foi destinado. O artefato cultural elaborado é resultado de ações inovadoras no campo educacional, bem como amplia o contexto de atuação pedagógica da docência na educação básica e propicia o reconhecimento da diversidade de sujeitos e saberes no escola.

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Biografia do Autor

Sérgio Teixeira da Silva, Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Geografia pela Pontifícia Universidade Católica de MG (2001). Atualmente é professor de Educação Básica na Rede Municipal de Ensino de Contagem/MG.

 

 

Alexandre Gomes Soares, Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil

Pós-doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Tecnológica pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG). Coordenador Pedagógico 1o e 2o Ciclos na Prefeitura de Belo Horizonte.

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Publicado

2020-12-01

Como Citar

SILVA, S. T. da; SOARES, A. G. PRODUTO EDUCACIONAL COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 16, n. 43, p. 494-514, 2020. DOI: 10.22481/rpe.v16i43.6999. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6999. Acesso em: 20 abr. 2024.