Paulo Freire: uma leitura de seu pensamento social e pedagógico crítico a partir do sul
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.7046Palavras-chave:
Paulo Freire, Pedagogia Libertadora, Pensamento Pós-AbissalResumo
O pensamento do educador Paulo Freire pode ser lido sob ângulos e perspectivas diferentes em cada momento histórico e realidade sociocultural. Contudo, é no campo da tradição crítica da teoria social e educacional e na periferia do sistema dominante que seu pensamento viceja vigorosamente. No intuito de buscar contribuir com o revigoramento desse campo teórico crítico na atualidade, é que esse artigo procura apresentar outras possibilidades de leitura acerca do pensamento de Paulo Freire a partir do Sul, em particular a partir da noção de Sul Anti-imperial, presente no Pensamento Pós-Abissal de Boaventura Santos. Como fio de análise, coloco a seguinte questão: ao se posicionar Paulo Freire sob essa perspectiva do Sul, é possível fazer emergir outras leituras de seu pensamento pedagógico libertador e contribuir para o revigoramento de sua teoria crítica na atualidade? Esse texto se inscreve no bojo de um projeto de pesquisa, que está em andamento, que busca estabelecer um diálogo Sul-Sul entre o pensamento de Freire e o pensamento de Boaventura Santos, com foco nos temas da democracia e educação pública na atualidade da sociedade brasileira.
Downloads
Metrics
Referências
ARIAS, Patrício G. Colonialidad del saber e insurgencia de las sabidurías otras: corazonar las epistemogías hegemônicas, como resposta de insurgencia (de) colonial. Quito: Universidad Andina Simón Bolívar, Sede Equador, 2016.
ARROYO, Miguel. Outros sujeitos, outras pedagogias. Petrópolis-RJ: Vozes, 2012.
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Santiago. Contribuições de Paulo Freire para o Pensamento Educacional Latino-Americano. Interritórios - Revista de Educação da Universidade Federal de Pernambuco. Caruaru, Brasil. V.2. N.2, 2016.
CALADO, Alder. Tecelão da utopia: uma leitura transdisciplinar de Paulo Freire. Caruaru: Edições FAFICA, 2000.
_____. Paulo Freire: sua visão de mundo, de homem e de sociedade. Caruaru: Edições FAFICA, 2001.
CALDART, Roseli S. Elementos para a construção de um projeto político e pedagógico da Educação do Campo. MOLINA, Mônica. [et al]. Contribuições para a Construção de Um Projeto de Educação do Campo. (Orgs). Brasília, DF: Articulação Nacional “Por uma Educação do Campo”, 2004. Coleção Por uma educação do campo, n 05.
CANDAU, Vera Maria. Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença. Revista Brasileira de Educação. v. 13 n. 37 jan./abr. 2008.
______. “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural. Educação em Revista. Belo Horizonte. v.32. n.01 p. 15-34 |Janeiro-Março 2016.
COSTA, Sérgio. Desprovincializando a Sociologia: a contribuição pós-colonial. Revista Brasileira de Ciências Sociais - Vol. 21 no. 60.
FALS BORDA, Orlando. Ante la crisis del pais: ideasaccion para el cambio. Bogota: El Ancora Editores; Panamericana Editorial, 2003.
FREIRE, Paulo. Cartas a Guine Bissau: registros de uma experiência em processo. 4a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1978.
_______. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 6a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
_______. Educação como prática da liberdade. 15a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. ________; FAÚNDEZ, Antônio. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e
Terra, 1985.
_______. Pedagogia do Oprimido. 29a. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
_______. Educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
_______. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
_______. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora Unesp, 2000.
_______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e
Terra, 1996. – (Coleção Leitura).
_______. Política e educação: ensaios / Paulo Freire. São Paulo, Cortez: 2001.
_______. Educação e Atualidade Brasileira. 3a. ed. São Paulo: Cortez; Instituto Paulo Freire, 2003.
LANDER, Edgardo (Org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais. Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005.
MAIA, José. Ao Sul da Teoria: A atualidade teórica do pensamento social brasileiro. Revista Sociedade e Estado – Volume 26 Número 2 Maio/Agosto, 2011.
MARTINS, Carlos Eduardo. (Resenha). A outra face da dependência. In: Revista de la Facultad de Economía-BUAP, ano 6, n. 18. [2007].
______. A superexploracão do trabalho e a economia política da dependência. In: SADER, Emir; SANTOS, Theotonio; MARTINS, Carlos; VALENCIA, Adrian S (Orgs.). A América Latina e os desafios da globalização: ensaios dedicados a Ruy Mauro Marini. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio. São Paulo: Boitempo Editorial, 2009.
GADOTTI, Moacir; FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Pedagogia: diálogo e conflito. São Paulo: Cortez, 1985.
MOTA NETO, João Colares. Por uma pedagogia decolonial na América Latina: reflexões em torno do pensamento de Paulo Freire e Orlando Fals Borda. Curitiba: CRV, 2016.
______. Paulo Freire e Orlando Fals Borda na genealogia da pedagogia decolonial latino- americana Revista Folios. Segunda época. n.o 48 Segundo semestre, 2018.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Boaventura & a Educação. 2aed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Toward a New Common Sense: Law, Science and Politcs in the Paradigmatic Transition. Nova Iorque: Routledge, 1995.
______. Para uma pedagogia do conflito. In: SILVA, Luís E. Reestruturação curricular: novos mapas culturais, novas perspectivas educacionais. Porto Alegre: Sulina, 1996.
______. (Entrevista) Dilemas do nosso tempo: globalização, multiculturalismo e conhecimento. Revista Educação e Realidade. Jan-Jul, 2001.
______. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. In: SANTOS, Boaventura de Sousa. São Paulo: Cortez, 2001.
______. Os processos de globalização. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org). A Globalização e as ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
______ (Org). Democratizar a democracia: os caminhos da democracia participativa. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
______. (Introdução). In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento Prudente para Uma Vida Descente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004a.
_____. Para uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências. In: SANTOS, Boaventura de Sousa (Org.). Conhecimento prudente para uma vida descente: um discurso sobre as ciências revisitado. São Paulo: Cortez, 2004b.
______. A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006a.
______. Uma Sociologia das Ausências e uma Sociologia das Emergências. In. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org). A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006b.
_____. A Ecologia dos Saberes. In. SANTOS, Boaventura de Sousa (Org). A gramática do tempo: para uma nova cultura política. São Paulo: Cortez, 2006c.
______. Para uma democracia de alta intensidade. In: Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2007.
______. Para além do Pensamento Abissal: das Linhas globais a uma ecologia dos saberes. In: SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. Epistemologias do Sul (Org). São Paulo: Cortez, 2010a.
______. A universidade no século XXI: para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. 3aed. São Paulo: Cortez, 2010 (Coleção questões de nossa época; v. 11).
______. Aula: “Porque as epistemologias do Sul?” (03/2012a). Seminários Avançados: Globalizações Alternativas e a Reinvenção da Emancipação Social. Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ErVGiIUQHjM. Acesso em: 07 jan. 2013.
______. A difícil democracia: reinventar as esquerdas. São Paulo: Boitempo, 2016.
______. O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte-
MG: Autêntica Editora, 2019a.
______. Pedagogia do Oprimido, investigação-ação participativa e epistemologias do Sul. In: O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte-MG: Autêntica Editora, 2019b.
______. Corpos, conhecimento e corazonar. In: O Fim do Império Cognitivo: a afirmação das epistemologias do Sul. Belo Horizonte-MG: Autêntica Editora, 2019c.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENEZES, Maria Paula. (Orgs). Epistemologias do Sul. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Boaventura de Sousa; MENDES, José Manuel (Orgs). Demodiversidade: imaginar outras possibilidades democráticas. Belo Horizonte - MG: Autêntica Editora, 2018.
SCOCUGLIA, Afonso C. A história das ideias de Paulo Freire e a atual crise de paradigmas. João Pessoa-PB. Editora da UFPB, 1999.
STRECK, Danilo R. Cinco razões para dialogar com Paulo Freire. Revista e-curriculum. São Paulo, v.7 n.3. Dezembro, 2011.
_______. Uma pedagogia do movimento: Os movimentos sociais na obra de Paulo Freire. R. Educação Pública. Cuiabá, v. 18, n. 36, p. 165-177, jan./abr. 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.