Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.8848

Palavras-chave:

Competências-chave, Sustentabilidade, Documentos Educativos Portugueses

Resumo

O estudo que se apresenta está inserido no projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability.  Este é um projeto Erasmus+ e envolve cinco países Europeus: Portugal, França, Lituânia, Finlândia e Malta. O principal objetivo do projeto TEDS é proporcionar aos formadores de professores e professores europeus o conhecimento e as ferramentas necessárias para implementarem nas suas práticas uma educação promotora de sustentabilidade. Dentro deste projeto, um dos objetivos foi compreender o modo como as competências chave de educação para a sustentabilidade estão presentes nos documentos educativos de cada um dos países participantes. Este artigo refere-se à análise realizada aos documentos educativos portugueses. É um estudo qualitativo, que se insere no paradigma interpretativo. É um estudo exploratório, de carácter descritivo-interpretativo e orientado para a identificação e descrição das principais características relacionadas com as competências chave de educação para a sustentabilidade presentes nos documentos oficiais portugueses orientadores do ensino e da aprendizagem. Depois da análise, validação e discussão dos resultados da análise de conteúdo realizada ao corpus, estes parecem indicar que os documentos educativos analisados são compatíveis com as competências chave consideradas no quadro de referência orientador. Todos os documentos apresentam diferentes aspetos das várias competências, evidenciando a sua importância na fundamentação de uma prática educativa promotora de sustentabilidade.   

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Biografia do Autor

Patrícia Sá, Universidade de Aveiro

Doutorada em Didática das Ciências pela Universidade de Aveiro (2008). É Investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF), sediado no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). É membro da equipa do projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability.

Ana Isabel Andrade, CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro – Portugal

Doutorada pela Universidade de Coimbra, (1997), é Professora Catedrática no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). É investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). Coordena o projeto TEDS – Teacher Education for Sustainability (2019-1-PT01-KA201-060830).

Jane Machado, DEP, Universidade de Aveiro – Portugal

Doutorada em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2015) e com Doutorado Sanduíche na Universidade de Aveiro - Portugal (2014), atualmente, realiza estudos de Pós-Doutoramento na Universidade de Aveiro, no Departamento de Educação e Psicologia. É bolseira no projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability.

Cristina Sá, CIDTFF, DEP, Universidade de Aveiro - Portugal

Doutora em Didática pela Universidade de Aveiro (1995), é Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro (Portugal). É investigadora no Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF). É membro da equipa do projeto TEDS - Teacher Education for Sustainability.

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Publicado

2021-09-01

Como Citar

SÁ, P.; ANDRADE, A. I.; MACHADO, J.; SÁ, C. Competências de educação para sustentabilidade: análise de documentos educativos em Portugal . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 159-177, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.8848. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8848. Acesso em: 22 dez. 2024.