Alfabetização de jovens, adultos e idosos em diálogo com Paulo Freire: uma experiência em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i47.9431Palavras-chave:
Alfabetização, Adultos e Idosos, Paulo FreireResumo
O presente artigo trata-se de um relato de experiências na docência no ensino superior, em formato do ensino remoto, com o componente curricular optativo denominado “Diálogos sobre Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos”, através da plataforma Google Meet, cuja proposta se desenhou a partir do pensamento, da vida e das obras de Paulo Freire. Dentre tantas ações relevantes do componente, marcadas por ricas reflexões e problematizações colaborativas, evidenciamos as que consideramos mais significativas para esta experiência. Todos os momentos aqui anunciados foram forjados pela diretriz do diálogo na perspectiva da construção do saber solidário em que o processo ensino-aprendizagem aconteceu de forma concomitante e qualificada. Por fim, destacamos a importância das narrativas dos sujeitos participantes, num movimento voltado para a problematização do vivido e do persistente esforço da realização de uma educação dialógica, humanizadora e libertadora.
Downloads
Metrics
Referências
ALMEIDA, Maurício Sudré. Produção construída a partir da entrevista com Edelzenita
Rocha dos Santos, sobre o seu processo de alfabetização. UFRB/CFP, 2021a.
ALMEIDA, Maurício Sudré. Texto final de avaliação do componente. UFRB/CFP, 2021b.
ANTUNES, Angela Biz. Live de Lançamento do Curso EaD Freireana do Instituto Paulo Freire: “Paulo Freire e a Educação Popular”, com o Prof. Carlos Rodrigues Brandão, comparticipações de Paulo Roberto Padilha e Ângela Biz Antunes, realizada em 7 de jun. de 2021.
BEISIEGEL, Celso de Rui. Prefácio. In: Pedagogia do Oprimido. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
BUENO, Flávia Thedim Costa; SOUTO, Ester Paiva; MATTA, Gustavo Corrêa. Notas sobre a Trajetória da Covid-19 no Brasil. In: MATTA, Gustavo Corrêa, et al. – Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vunerabilizadas e respostas à pandemia – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021.
FERNANDES, Francisco das Chagas. Apresentação. GADOTTI, Moacir. Alfabetizar e Conscientizar: Paulo Freire, 50 anos de Angicos. São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2014.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Paz e Terra, 2014. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 70. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2016.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Paulo Freire: uma história de vida. São Paulo: Villa das Letras, 2006.
LIMA, Sicleide Cunha. Produção construída a partir da entrevista com Cleonice Lima, sobre o seu processo de alfabetização. UFRB/CFP, 2021.
MATTA, Gustavo Corrêa, et al. A Covid-19 no Brasil e as Várias Faces da Pandemia: apresentação. In: MATTA, Gustavo Corrêa, et al. – Os impactos sociais da Covid-19 no Brasil: populações vunerabilizadas e respostas à pandemia – Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2021.
SANTOS, Adrielly Pereira. Produção construída a partir da entrevista com Dona Lourdes, sobre o seu processo de alfabetização. UFRB/CFP, 2021.
STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José. Apresentação. In: STRECK, Danilo R.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 4. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.