PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE: UMA PROPOSTA DE INDUÇÃO DOCENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10113

Palavras-chave:

Indução docente, Desenvolvimento Profissional Docente, Mentoria

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar o Programa de Mentoria Online da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Campus de Itapetinga-BA e as primeiras contribuições para o desenvolvimento profissional docente. Buscamos refletir sobre a indução profissional docente e as possibilidades formativas projetada por ela, a partir desse Programa implementado na UESB como atividade de extensão. Todos os dados foram produzidos a partir de uma pesquisa qualitativa, exploratória-descritiva e de intervenção. As narrativas das participantes se deram a partir dos relatos escritos que se configuravam atividades do programa. Os dados mostraram que muitas são as dificuldades para consolidação de um programa desta natureza, mas que muitas também são as contribuições para o processo formativo, ingresso e consolidação na carreira docente. Dessa forma, consideramos que as aprendizagens construídas em torno do programa fomentaram reflexões sobre a necessidade de políticas de indução docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFBA e da UESB; Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

Referências

AMORIM, Aline Diniz de; FERNANDES, Maria José da Silva. A formação inicial, a prática pedagógica e o processo de tornar-se professor. Práxis Educacional, v. 14, n. 30, p. 85-110, 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/4362. Acesso em: 03 jul. 2021.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e educação: resistências, desafios e (im)possibilidades. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-11, jan./dez. 2020. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480/0. Acesso em: 23 jun. 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; SANTOS, Jaciara de Oliveira Sant’Anna; MACHADO, Maira Souza. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, Getuliana Sousa; ANDRADE, Wendel Melo; COSTA, Gilmar Pereira. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas. A profissão docente no Brasil e a carreira profissional: entre sonhos e realidades. In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. v. 2. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020, p. 297-306.

BARROS, Bruna Cury de; MARINI, Carolina; REALI, Aline de Medeiros Rodrigues. Percepções sobre a docência na pandemia: trocas entre professoras iniciantes e experientes no Programa Híbrido de Mentoria. EaD em Foco. V. 10, n. 3, e1278, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1278. Acesso em: 12 ago. 2021.

CABRAL, Rosangela Costa Soares; MOREIRA, Joana da Rocha; DAMASCENO, Allan Rocha. Educação inclusiva em tempos de barbárie: questões sobre os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 3, 2021. p. 360-374. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8134. Acesso em: 20 maio 2021.

CARVALHO, Cosmerina de Souza de. CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Lívia Andrade. A educação como direito fundamental do/a estudante na pandemia da COVID 19: o ensino remoto e a realidade de escolas públicas de um município do interior baiano. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 10, n. 3, p. 1124-1142, 2021. Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/61535/32646. Acesso em: 01 out. 2021.

CÉSARIO, Priscila Menarim. Programa Híbrido de Mentoria: contribuições para a aprendizagem da docência de professoras iniciantes. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos - SP. 2021.

CRUZ, Giseli Barreto; FARIAS, Isabel Maria Sabino de; HOBOLD, Márcia de Souza. Indução profissional e o início do trabalho docente: debates e necessidades. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-15, e4149114, jan./dez. 2020. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/4149/0. Acesso em: 29 jun. 2021.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade; FERREIRA, Lúcia. Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em: 29 jun. 2021.

CRUZ, Lilian Moreira; MENEZES, Cláudia Celeste Lima Costa; COELHO, Livia Andrade. Formação continuada de professores/as da Educação Infantil num contexto pandêmico: reflexões freirianas. Práxis Educacional. Vol. 17, n. 47, p. 1-22, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/arle/view/9426/6123. Acesso em: 18 set. 2021.

CRUZ, Lilian Moreira; MOURA, Edite Marques de; MENEZES, Cláudia Celestes Lima Costa. Contributos freirianos para Formação Continuada de professores/as em contexto de pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 5, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9194. Acesso em: 1 out. 2021.

CRUZ, Lilian Moreira. Desenvolvimento profissional docente e formação continuada: possíveis diálogos. In: NASCIMENTO, Maria das Graças Chagas de Arruda; GARCIA, Alexandra; REIS, Graça Regina Franco da Silva; RUST, Naiara Miranda; GIRALDO, Victor. Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. v. 2. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020, p. 287-296.

CRUZ, Lilian Moreira; BARRETO, Andreia Cristina Freitas; FERREIRA, Lúcia Gracia. Caminhos do desenvolvimento profissional docente na perspectiva freireana. Com a Palavra o Professor, v. 5, n. 12, maio-agosto/ 2020, Vitória da Conquista (BA). Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/529. Acesso em: 30 set. 2020.

D'ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Aprendizagem da docência e profissionalidade de docentes universitários iniciantes. Revista Linguagem, Educação e Sociedade. Teresina, Ano 21, n. 35, jul./dez 2016. p.5-22. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/7441. Acesso: 23 nov. 2018.

D'ÁVILA, Cristina; FERREIRA, Lúcia Gracia. Saberes Estruturantes da Prática Pedagógica Docente: um repertório para a sala de aula. In: D'ÁVILA, Cristina; MARIN, Alda Junqueira; FRANCO, Maria Amélia Santoro; FERREIRA, Lúcia Gracia (Orgs.). Didática: saberes estruturantes e formação de professores. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 33-49.

FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-12, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691. Acesso em: 17 dez. 2020.

FERRAZ, Roselane Duarte. Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8963. Acesso em: 20 ago. 2021.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 20 mar. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Por trás das lentes: o estágio como campo de formação e construção da identidade profissional docente. Revista Hipótese. v. 7, n. único. p. 301-320. 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1sKomRrXn2RJaSe4WRvANcNfRgF6rRC9g/view. Acesso em: 20 abr. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1. 2021. p. 323-344. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 08 ago. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; ABREU, Roberta Melo de Andrade. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9557. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Professoras da zona rural: formação identidade, saberes e práticas. 2010. 262f. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade) - Universidade do Estado da Bahia: Salvador-BA, 2010.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Professores da zona rural em início de carreira: narrativas de si e desenvolvimento profissional. 2014. 272f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos - SP. 2014.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Histórias de aprendiz: memórias, narrativas e formação docente. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 10, n. 4, 2015. p. 1234-1249. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6217. Acesso em: 02 fev. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional e carreira docente: diálogos sobre professores iniciantes. Acta Scientiarum. v. 39, Jan.-Mar., 2017, p. 79-89. Disponível em: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/29143. Acesso em: 03 dez. 2017.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Mandalas Pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, p. 61-76, 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: percursos teóricos, perspectivas e (des)continuidades. Revista Educação em Perspectiva. v. 11. jul. 2020a, p. 1-18. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/9326. Acesso em: 07 set. 2020.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Formação de professores e ludicidade: reflexões contemporâneas num contexto de mudanças. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 1, n. 2, 410-431. 2020b. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7901. Acesso em: 13 jan. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020c. p. 57-71. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 out. 2020.

FERREIRA, Lucia Gracia. Desenvolvimento profissional docente: cotidiano e aprendizagem da docência de professores iniciantes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p.58-80, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/508/255. Acesso em: 20 out. 2021.

FERREIRA, Lucimar Gracia; FERREIRA, Lúcia Gracia; ZEN, Giovana Cristina. Alfabetização em tempos de pandemia: perspectivas para o ensino da língua materna. Fólio - Revista De Letras, v. 12, n. 2. 2020. P. 283-299. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/7453. Acesso em: 20 mar. 2021.

GOBATO, Paula Grizzo. Características da identidade do mentor em construção: Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos - SP. 2016.

GOBATO, Paula Grizzo. Programa de Formação Online de Mentores da UFSCar: Contribuições para o desenvolvimento profissional de professores iniciantes participantes

Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos - SP. 2020.

ILHA, Franciele Roos da Silva; HYPOLITO, Álvaro Moreira. O trabalho docente no início da carreira e sua contribuição para o desenvolvimento profissional do professor. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 10, n. 17, jun./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/781. Acesso em: 30 set. 2020.

IMBERNÓN, Francisco. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

LEITE, Maria Laís dos Santos; TORRES, Geovane Gesteira Sales; CUNHA, Rocelly Dayane Teotonio da. Entre sonhos e crises: esquadrinhando os impactos acadêmicos da pandemia por COVID-19 na vida de pós-graduandas(os) brasileiras(os). Revista de Estudos em Educação e Diversidade. V. 1, n. 2, 2020. p. 7-30. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7532. Acesso: 05 jan. 2021.

MARCELO GARCIA, Carlos. Políticas de inserción a la docencia: de eslabón perdido a puente para el desarrollo profesional docente. In: MARCELO GARCIA, Carlos. (Coord.). El profesorado principiante: inserción a la docencia. Barcelona-Buenos Aires-México: Ediciones OCTAEDRO, 2008. p. 7-57.

MARCELO GARCIA, Carlos; VAILLANT, Denise. Desarrollo profesional docente: como se aprende a enseñar? Madrid: Narcea, S.A. de Ediciones, 2009.

MARCELO, Carlos; VAILLANT, Denise. Políticas y programas de inducción em la docência em latinoamerica. Caderno de Pesquisa, São Paulo, nº 166, p. 1224 a 1249, out-dez, 2017. Disponível: https://www.scielo.br/j/cp/a/yHHMMHyY7TnCtkZFGCQrsKP/abstract/?lang=es. Acesso: 10 ago. 2021.

MAUAD, Samara; FREITAS, Léa G. de. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-27. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8318. Acesso: 10 ago. 2021.

MIGLIORANÇA, Fernanda. Programa de Mentoria da UFSCar e desenvolvimento profissional de três professoras iniciantes. 2010. Tese. (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de São Carlos: São Carlos – SP. 2010.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline de Medeiros Rodrigues. Aprender a ser Mentora: um estudo sobre reflexões de professoras experientes e seu desenvolvimento profissional. Currículo sem Fronteiras, v. 19, n. 1, p. 113-133, jan./abr. 2019. Disponível: https://www.curriculosemfronteiras.org/vol19iss1articles/mizukami-reali.pdf. Acesso: 10 ago. 2021.

MORAIS, Erivania Melo de. O estágio supervisionado de formação docente em tempos de ensino remoto: os desafios de uma formação crítica e reflexiva. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-16. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/issue/view/463. Acesso: 10 ago. 2021.

NONO, Maévi Anabel; Maria da Graça Nicoletti. Casos de ensino e processos de aprendizagem profissional docente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 83, n. 203/204/205, p. 72-84, jan./dez. 2002a.

NONO, Maévi Anabel; Maria da Graça Nicoletti. Possibilidades Formativas e Investigativas de Casos de Ensino. Olhar de professor, v. 5, n. 1, p. 115-132, 2002b.

OLIVEIRA, Célia Zeri de; CAMPOS, Jailma Bulhões. Ethos profissional docente: um percurso constitutivo por discursos e saberes. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 6, p. 81-103, 2021. Disponível em: https://periodicoscientificos.itp.ifsp.edu.br/index.php/rifp/article/view/549. Acesso em: 20 out. 2021.

OLIVEIRA, Eliane Guimarães; SILVA, Daniela Oliveira Vidal da; BRITO, Vera Lúcia Fernandes; NUNES, Cláudio Pinto. Desenvolvimento Profissional Docente: um olhar para além da formação. EDUCA - Revista Multidisciplinar Em Educação, v. 5, p. 23-39, 2018. Disponível em: encurtador.com.br/gvINS. Acesso em: 12 jul. 2019.

OLIVEIRA, Tiago Melo de; SANTOS, Fábio Viana. “Caminhando contra o vento, sem lenço e sem documento”: educação básica em tempos de pandemia. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 4, n. 11, p. 99–106, 2020. Disponível em: http://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 10 mar. 2021.

OLIVEIRA, Thays Marinho; FERREIRA, Lúcia Gracia. Iniciação profissional de docentes da Educação Infantil: docência, aprendizagens e dificuldades. InterEspaço: Revista de Geografia e Interdisciplinaridade, v. 6, e202035, 2020. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/interespaco/article/view/12101. Acesso em: 27 dez. 2020.

PEREIRA, Hortência Pessoa; SANTOS, Fábio Viana; MANENTI, Mariana Aguiar. Saúde mental de docentes em tempos de pandemia: os impactos das atividades remotas. Boletim de Conjuntura (BOCA), v. 3, n. 9, p. 26-32, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/Pereiraetal. Acesso em: 30 jun. 2021.

PERIN, Andréa Pavan. Vivências de professores de matemática em início de carreira. Educação Matemática Pesquisa, v. 13, n. 2, 2011, p. 243-251. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/5316. Acesso em: 30 jun. 2021.

REALI, Aline de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Programa de mentoria on-line: espaço para o desenvolvimento profissional de professoras iniciantes e experientes. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 77-95. jan./abr, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/dX7vwLWWpMmvbkBkJxNHczG/abstract/?lang=pt. Acesso em: 30 jun. 2021.

REALI, Aline de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Desenvolvimento profissional de professores iniciantes em um Programa de mentoria online: Experiências de Ensino e Aprendizagem (EEA) como ferramentas investigativas e Formativas. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 12 n. 01 jan./abr. 2014. p. 1033-1056. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/10369. Acesso em: 30 jun. 2021.

REALI, Aline de Medeiros Rodrigues; TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Comunidade de aprendizagem profissional: tensões nos processos de desenvolvimento profissional de mentoras. Educação, Porto Alegre, v. 39, n. 1, p. 121-132, jan./abr. 2016. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/14500. Acesso em: 30 jun. 2021.

SANTOS, Jurema Rosendo dos; FERREIRA, Lúcia Gracia. Desenvolvimento profissional, vida e carreira: histórias de professores atingidos pelo mal-estar docente. Educação e Emancipação. São Luiz, v. 9, n. 2, jul./dez, p. 108-137, 2016. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/5896. Acesso em: 30 set. 2020.

SANTOS, Jurema Rosendo dos; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Professores iniciantes em situação de ausência de bem-estar: perspectivas sobre dilemas no desenvolvimento profissional. Revista Cocar. Edição Especial N.8. Jan./Abr./ 2020 p.347-370. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/3063. Acesso em: 22 mar. 2020.

SANTOS; Marcia Eliza de Godoi; OLIVEIRA, Adriana Leonidas de. Educação em tempos de pandemia: projeto de vida de jovens do ensino médio. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-19. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8470. Acesso: 05 jul. 2021.

SAVIANI, Dermeval; GALVÃO, Ana Carolina. Educação na pandemia: a falácia do “ensino” remoto. Revista Universidade e Sociedade. Brasília, n 67, p. 36-49, jan. 2021. Disponível em: https://www.andes.org.br/img/midias/0e74d85d3ea4a065b283db72641d4ada_1609774477.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, p. 1-19, 4 out. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 nov. 2020.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. A matrícula como direito do estudante na pandemia da COVID-19. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista, v. 17, n. 44, p. 1-21, jan./mar, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8029. Acesso em: 20 mar. 2021.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-15. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8968. Acesso em: 20 ago. 2021.

SOUZA, Ana Paula Gestoso; REALI, Aline de Medeiros Rodrigues. Mentoras de professoras iniciantes: a construção de uma base de conhecimentos Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 20, n. 67, p. 1910-1937, out./dez. 2020a.

SOUZA, Ana Paula Gestoso; REALI, Aline de Medeiros Rodrigues. Práticas de mentoria e imagens projetadas dos processos realizados: um estudo de dois casos. Revista Eletrônica de Educação, v.14, 1-20, e4142119, jan./dez. 2020b.

SOUZA, Dulcinéia Beirigo de. Os dilemas do professor iniciante: reflexões sobre os cursos de formação inicial. Revista Multidisciplinar da UNIESP. Saber Acadêmico, v. 8, 2009, p. 35-45.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti; REALI, Aline de Medeiros Rodrigues. Mentores e professores iniciantes em interação: possibilidades formativas da educação online. Revista Cet, v. 1, n. 2, 2012, p. 62-71. Disponível em: https://revistacontemporaneidadeeducacaoetecnologia02.files.wordpress.com/2012/04/ufscar_edutechi_2012.pdf. Acesso: 30 set. 2021.

TANCREDI, Regina Maria Simões Puccinelli; REALI, Aline de Medeiros Rodrigues. O que um mentor precisa saber? Ou: Sobre a necessidade de um mentor construir uma visão multifocal. Revista Exitus, v. 1, n. 1, p. 33-44, 2011. Disponível em: http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/203. Acesso: 30 set. 2021.

VAILLANT, Denise; MARCELO GARCIA, Carlos. Ensinando a Ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. 1 ed. Curitiba: Editora UTFPR, 2012.

TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8151/5878. Acesso: 05 jul. 2021.

VINHAS, Thaís; SANTOS, Lorena Michelle Silva dos; BARRETO, Andreia Cristina Freitas. Estágio Supervisionado e Ensino Remoto Emergencial: quais os desafios para a formação docente?. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, p. 176-189, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/36252. Acesso: 20 out. 2021.

XAVIER, Caroline Ferreira Leal; FERREIRA, Lúcia Gracia. The difficulties faced by the teachers of child education in the beginning of career. Journal of Research and Knowledge Spreading, v. 1, n. 1, e11757. p. 1-23. 2020. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/jrks/article/view/11757. Acesso em: 30 mar. 2021.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ferreira, L. G. (2021). PROGRAMA DE MENTORIA ONLINE: UMA PROPOSTA DE INDUÇÃO DOCENTE. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 2(6), 1-22. https://doi.org/10.22481/reed.v2i6.10113

Edição

Seção

Artigos