ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10822

Palavras-chave:

Tecnologias Digitais, Ensino de Biologia, PIBID, Ensino Remoto

Resumo

O presente artigo teve como objetivo refletir sobre as contribuições da utilização das Tecnologias Digitais na educação a partir do relato de experiências desenvolvidas em duas escolas da educação básica de Pernambuco durante o período de ensino remoto.Utilizamos como aporte teórico estudos sobre a utilização das Tecnologias Digitais na Educação presentes na literatura.Como percurso metodológico, realizamos uma discussão sobre as potencialidades e contribuições trazidas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, seguida de reflexões sobre algumas práticas pedagógicas que utilizaram as TDIC durante o período de ensino remoto em duas escolas do ensino médio. Os principais resultados mostraram que o uso das TDIC durante o período de ensino remoto proporcionou a minimização do distanciamento entre professores e seus estudantes, colaborou para tornar as aulas mais atrativas e significativas, permitiu estudar ambientes longínquos, contribuiu para pluralidade na divulgação científica, supriu a necessidade de práticas e aulas de campo e auxiliou no processo formativo dos bolsistas do PIBID.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Nunes de Farias Filho, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Professor do Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas da UFRPE

Betânia Cristina Guilherme, Universidade Federal Rural de Pernambuco - Brasil

Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do
Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). 

Jussara Marta da Silva, Universidade Federal da Paraíba - Brasil

Mestranda em Ensino da Biologia em Rede Nacional (PROFBIO) pela Universidade Federal da Paraíba
(UFPB). Professora da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco – Escola EREFEM Antônio Correia de Araújo.

Referências

AVELINO, Wagner Feitosa; MENDES, Jessica Guimarães. A realidade da educação brasileira a partir da COVID-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, v. 2, n. 5, p. 56-62, 2020. Disponível em: https://revista.ufrr.br/boca/article/view/AvelinoMendes/2892. Acesso em: 28 maio 2020.

BALASUBRAMANIAN, Nathan; WILSON, Brent George. Games and Simulations. In: Society for Information Technology and Teacher Education International Conference. Proceedings… v.1. 2006. Disponível em:

< https://www.researchgate.net/publication/228979011_Games_and_simulations >. Acesso em: 28 fev. 2022.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID 19 e Educação: Resistências, Desafios e (Im)Possibilidades. Revista ENCANTAR – Educação, Cultura e Sociedade. Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 1-11, 2020. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 28 maio 2020.

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; SANTOS, Jaciara de Oliveira Sant’Anna; MACHADO, Maira Souza. O trabalho docente em tempos de COVID-19: das políticas às práticas. In: COLARES, Getuliana Sousa; ANDRADE, Wendel Melo; COSTA, Gilmar Pereira. Entre a academia e a escola: reflexões sobre políticas, teorias e práticas educacionais. Curitiba, PR: CRV, 2021, p. 127-137.

BITTENCOURT, Priscilla Aparecida Santana; ALBINO, João Pedro. O uso das tecnologias digitais na educação do século XXI. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, p. 205–214, 2017. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9433. Acesso em: 4 maio. 2022.

BRAGA, Ryon. Apresentação. In: FAUSTO, Camargo; DAROS, Thuinie. A sala de aula inovadora: estratégias pedagógicas para fomentar o aprendizado ativo. Porto Alegre: Penso, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/praticas/caderno-de-praticas/aprofundamentos/193-tecnologias-digitais-da-informacao-e-comunicacao-no-contexto-escolar-possibilidades?highlight=WyJocSJd. Acesso em: 8 março. 2022.

CAMAS, Nuria Pons Vilardell; MANDAJA, Mônica; RIBEIRO, Renata Aquino; MENGALLI, Neli Maria. Professor e cultura digital: reflexão teórica acerca dos novos desafios na ação formadora para nosso século. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 21 n.2, p. 179-198. 2013. Disponível em: https://online.unisc.br/seer/index.php/reflex/article/view/3834. Acesso em: 06 jun. 2021.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. DEBATE: A Sociedade em rede - do conhecimento à acção política. Centro Cultura de Belém, 2005. Disponível em: http://labds.eci.ufmg.br:8080/bitstream/123456789/62/1/CASTELLS%3B%20CARDOSO.%20Sociedade%20em%20rede.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.

CRUZ, Lilian Moreira; MOURA, Edite Marques de; MENEZES, Cláudia Celestes Lima Costa. Contributos freirianos para Formação Continuada de professores/as em contexto de pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade, v. 2, n. 5, p. 1-16, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/9194. Acesso em: 1 out. 2021.

CRUZ, Lilian Moreira; COELHO, Livia Andrade; FERREIRA, Lúcia. Gracia. Docência em tempos de pandemia: saberes e ensino remoto. Debates em Educação. Vol. 13, Nº. 31, Jan./Abr. 2021. p. 992-1016. Disponível em: https://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/11798. Acesso em: 29 jun. 2021.

DEBASTIANI, Vitória Souza; COSTA, Gabriella Ribeiro Vaz da; TRAESEL, Carolina Kist. Atividades práticas de microbiologia geral realizadas durante o ensino remoto - percepção dos discentes. In: Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão. Anais [...], v. 13, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/110065. Acesso em: 23 mar. 2022.

FÉLIX, Carlos Marcelo Cavalheiro. Escola pública, formação docente e as tecnologias digitais no contexto da pandemia. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, p. 1-19, 2021.

FERRAZ, Roselane Duarte. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-12, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691. Acesso em: 17 dez. 2020.

FERRAZ, Roselane Duarte; FERREIRA, Lúcia Gracia. Estágio supervisionado no contexto do ensino remoto emergencial: entre a expectativa e a ressignificação. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-28. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8963. Acesso em: 20 ago. 2021.

FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento; FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte. Educação em tempos de pandemia: consequências do enfrentamento e (re)aprendizagem do ato de ensinar. Revista Cocar. Edição Especial N.09/2021 p.1-19. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4126. Acesso em: 20 mar. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; FERRAZ, Roselane Duarte; FERRAZ, Rita de Cássia Souza Nascimento. Trabalho docente na pandemia: discursos de professores sobre o ofício. Fólio - Revista de Letras, v. 13, n. 1. jan./jun., 2021. p. 323-344. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/9070. Acesso em: 08 ago. 2021.

FERREIRA, Lúcia Gracia; ABREU, Roberta Melo de Andrade. Características e desafios dos/nos anos iniciais do ensino fundamental: vozes de estagiários. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 5, 2021. p. 1-31. 2021.

GARCIA, Tânia Cristina Meira; MORAIS, Ione Rodrigues Diniz; ZAROS, Lilian Giotto; RÊGO, Maria Carmem Freire Diógenes. Ensino remoto emergencial: proposta de design para organização de aulas. Caderno de Ensino Mediado por TIC. SEDIS - Livros eletrônicos, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufrn.br/jspui/handle/123456789/29767. Acesso em: 5 out. 2021.

GUEDES, Josiel de Alencar. Hidrografia e Google Earth: aula de campo virtual em tempos de pandemia. Ensino em Perspectivas, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/5470. Acesso em: 2 mar. 2022.

GUERRA, Gerusa Cabral; ALVES, Josimar; NASCIMENTO, Roberta Barros de Oliveira; RENOVATO, Rosangela; VIEIRA, Sebastiao da Silva. Educação em tempos pandêmicos: o uso do aplicativo WhatsApp como proposta de comunicação em aulas remotas. Revista Docência e Cibercultura, [S.I.], v. 5, n. 4, p. 273-285, 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/357599044_Educacao_em_tempos_pandemicos_o_uso_do_aplicativo_WhatsApp_como_proposta_de_comunicacao_em_aulas_remotas. Acesso em: 15 mar. 2022.

HAYASHI, Victor Takashi; HAYASHI, Fabio Hirotsugu. Lab EAD: Laboratório Eletrônico de Ensino à Distância durante o Distanciamento Social. In: Congresso sobre Tecnologias na Educação (CTRL+E), 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 21-30. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/ctrle/article/view/11379. Acesso em: 25 jan. 2022.

HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. EDUCAUSE Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn3. Acesso em: 16 maio 2020.

LACERDA, Aureliana Lopes de; WEBER, Claudiane; PORTO, Marchelly Pereira; SILVA, Romário Antunes da. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB, Florianópolis v. 13, n. 1, p. 130-144, 2008. Disponível em: https://revista.acbsc.org.br/racb/article/view/553. Acesso em: 2 mar. 2022.

MARTINS, Diego de Oliveira; TIZIOTTO, Simone Aparecida; CAZARINI, Edson Walmir. Ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) como ferramentas de apoio em ambientes complexos de aprendizagem (ACAs). Revista brasileira de aprendizagem aberta e a distância, São Paulo, v. 15, 2016. Disponível em: http://seer.abed.net.br/index.php/RBAAD/article/view/277. Acesso em: 7 ago. 2020.

MARTINS, Ronei Ximenes. A COVID- 19 e o fim da Educação a Distância: um ensaio. Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 242-256, 2020. Disponível em: ttps://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/620. Acesso em: 28 maio 2020.

MATTAR, João. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

MAUAD, Samara; FREITAS, Léa G. de. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado em educação em tempos de pandemia da COVID-19. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-27. Disponível: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8318. Acesso: 10 ago. 2021.

MELLO, Marina Pereira de Almeida.; RIBEIRO, Samuel Dias. Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 17, p. 1-19, 2022. Disponível em: https://revistas.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19450/209209216532. Acesso em: 20 abr. 2022.

MORAIS, Erivania Melo de. O estágio supervisionado de formação docente em tempos de ensino remoto: os desafios de uma formação crítica e reflexiva. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-16.

OLIVEIRA, Sidmar da Silva; SILVA, Obdália Santana Ferraz; SILVA, Marcos José de Oliveira. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Interfaces Científicas. Aracaju, v.10, n.1, p. 25-40, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 18 jan. 2020.

ROLA, Ana; GOMES, Celeste. Validação de recursos para uma aula de campo virtual na Serra da Lousã. In: IX Congresso Nacional de Geologia. Volume especial das Comunicações Geológicas (Paper accepted). 2014. Disponível em: https://www.academia.edu/12935503/Valida%C3%A7%C3%A3o_de_recursos_para_uma_aula_de_campo_virtual_na_Serra_da_Lous%C3%A3. Acesso em: 15 mar. 2022.

SANTANA, Aline Canuto de Abreu; PINTO, Elisângela Alves; MEIRELES, Maria Lucia Bezerra; OLIVEIRA, Mariele de; MUNHOZ, Renata Ferreira; GUERRA, Rosane Saraiva. Educação & TDIC´S Democratização, Inclusão Digital e o Exercício Pleno da Cidadania. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. São Paulo, v. 7, n. 10, p. 2084-2106, 2021. Disponível em https://www.periodicorease.pro.br/rease/article/view/2748. Acesso em 15 mar. 2022.

SAVI, Rafael; ULBRICHT, Vania Ribas. Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, Porto Alegre, v. 6, n. 1, 2008. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/333284891_JOGOS_DIGITAIS_EDUCACIONAIS_BENEFICIOS_E_DESAFIOS#:~:text=O%20jogo%20%C3%A9%20uma%20ferramenta,%22%20(Savi%2C%202008)%20. Acesso em: 17 abr. 2022.

SERAFIM, Maria Lúcia; SOUSA, Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. In: SOUSA, Robson Pequeno de; MIOTA, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro; CARVALHO, Ana Beatriz Gomes. (Org.). Tecnologias digitais na educação [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011. 276 p. disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 15 jan. 2022.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, e-14290, jan./dez.2020, p. 1-19. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 nov. 2020.

SOUZA, Ester Maria de Figueiredo. Estágio Remoto Emergencial: refrações de um conceito para o ensino. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. p. 1-15. 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8968. Acesso em: 20 ago. 2021.

THADEI, Jordana. Mediação e educação na atualidade: um diálogo com formadores de

professores. In: BACICH, Lílian.; MORAN, José. (Org.) Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018. p. 90-105.

VALENTE, José Armando. A Comunicação e a Educação baseada no uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Revista UNIFESO – Humanas e Sociais. Serra dos Órgãos, v. 1, n. 1, p. 141-166 2014. Disponível em: https://www.unifeso.edu.br/revista/index.php/revistaunifesohumanasesociais/article/view/17/24. Acesso em: 2 mar. 2022.

VINHAS, Thaís; SANTOS, Lorena Michelle Silva dos; BARRETO, Andreia Cristina Freitas. Estágio Supervisionado e Ensino Remoto Emergencial: quais os desafios para a formação docente?. Revista Latino-Americana de Estudos Científicos, v. 02, n. 10, jul./ago., p. 176-189, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/ipa/article/view/36252. Acesso: 20 dez. 2021.

TELES, Nayana; GOMES, Tiago Pereira; VALENTIM, Fabrício. Universidade multicampi em tempos de pandemia e os desafios do ensino remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 2, n. 4, 2021. abr./jun. p. 1-24. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/8151/5878. Acesso: 05 jul. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Farias Filho, E. N. de ., Guilherme, B. C. ., & Silva, J. M. da . (2022). ENSINO REMOTO E AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO PIBID DE BIOLOGIA DA UFRPE. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 3(8), 1-23. https://doi.org/10.22481/reed.v3i8.10822

Edição

Seção

Dossiê Temático