Uso de instrumentos de recolha de dados: uma análise das produções das ciências educacionais em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v5i12.15535Palavras-chave:
estudo metodológico, confiabilidade dos dados, revisão de literaturaResumo
A escolha adequada do instrumento para colecta é fundamental para que a pesquisa apresente resultados assertivos, confiáveis e úteis para a ciência e a sociedade. Assim, esta revisão de trabalhos de culminação de cursos universitários, tem por objectivo, analisar os tipos de instrumentos de recolha de dados adotados em pesquisas das Ciências Educacionais desenvolvidos em Universidades moçambicanas. Para o efeito, foram analisados 60 trabalhos tendo como foco o tipo de instrumentos, a natureza das questões e sua correlação com a pergunta e o objetivo da investigação. Os resultados indicaram a adoção de questionários, entrevistas e roteiros de observação. As três modalidades são amplamente reconhecidas e com uso consolidado no campo acadêmico da Educação/Ensino. Em alguns casos mais de um instrumento foi utilizado. Todos os instrumentos foram elaborados pelas autorias. No entanto, foi verificado que alguns dos instrumentos demonstraram baixa correlação com a questão e o objectivo da pesquisa, o que indica uma importante fragilidade na sua elaboração.
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