Desafios na elaboração e validação de instrumentos de pesquisa na área de educação em Moçambique
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.15490Palavras-chave:
estudo metodológico, confiabilidade dos dados, estudos de validação como assunto, revisão de literatura, estudos de avaliação como assuntoResumo
A qualidade de uma pesquisa é determinada pelo rigor nos seus métodos. Uma colecta de dados exitosa depende da robustez dos instrumentos para a sua obtenção, conforme a sua validade, objectividade e fiabilidade. Assim, este trabalho de natureza qualitativa, do tipo revisão de literatura, objectiva analisar os modelos de elaboração e validação dos instrumentos de recolha de dados em pesquisas educacionais das instituições de ensino superior moçambicanas. Para o efeito, foram revistos 30 trabalhos de culminação de licenciatura e 30 de mestrado, com análise focada na parte metodológica, nomeadamente quanto aos procedimentos de elaboração dos instrumentos e sua validação. Os resultados revelaram que os instrumentos são elaborados pelos estudantes e revistos pelos seus supervisores e co-supervisores. Metodologicamente os trabalhos analisados fazem restrita menção (três dissertações) da adopção de algum processo que possa ser reconhecido como um esforço para a validação dos instrumentos de pesquisa, no entanto, não adoptam rigorosamente os critérios técnicos para esse propósito. Então, para que os achados das pesquisas sejam ainda mais qualificados, sugere-se que os trabalhos de culminação de curso em Moçambique, tanto da graduação como da pós-graduação, comecem a adoptar maior rigor metodológico sobre os procedimentos de elaboração e validação dos instrumentos para a obtenção dos dados.
Downloads
Metrics
Referências
ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; COLUCI, Marina Zambon Orpinelli. Validade de conteúdo nos processos de construção e adaptação de instrumentos de medidas. Ciencia & saude coletiva, v. 16, p. 3061-3068, 2011. DOI: 10.1590/S1413-81232011000800006 Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/5vBh8PmW5g4Nqxz3r999vrn/?lang=pt. Acesso em: 14 jun. 2024.
BARBOSA, Walmir de Albuquerque. Metodologia da pesquisa: Educação matemática. Manaus: UEA Edições, 2008.
BATISTA, Selton Jordan Vital; PEREIRA, Ademir de Souza. Validação de um roteiro de entrevista: fundamentos para a pesquisa qualitativa no Ensino de Ciências. Caminhos da Educação Matemática em Revista, v. 14, n. 2, p. 48-63, 2024. Disponível em: https://periodicos.ifs.edu.br/periodicos/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/166. Acesso em: 10 set. 2024.
BORTOLOZZI, Ana Cláudia. Questionário e entrevista na pesquisa qualitativa: elaboração, aplicação e análise de conteúdo. São Carlos: Pedro e João, 2020.
DEL-MASSO, Maria Cândida Soares; COTTA, Maria Amélia de Castro; SANTOS, Marisa Aparecida Pereira. Instrumentos e técnicas de pesquisa. São Paulo: AVA Moodle Unesp [Edutec], 2018.
FACHEL, Jandyra Maria Guimaraes; CAMEY, Suzi Alves. Avaliação psicométrica: a qualidade das medidas e o entendimento dos dados. In: CUNHA, Jurema Alcides, et al. (Orgs.) 4 reimp. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas, 2003. p.158-170.
FEIJÓ, João. Dificuldades de realização de pesquisa em moçambique. Observatório do Meio Rural, n.99, 2020. Disponível em: https://omrmz.org/wp-content/uploads/OR-99-Dificuldades-de-realização-de-pesquisa-em-Moçambique.pdf. Acesso em: 10 jun. 2024.
GONÇALVES, Antoniel Borges; PEDRO, Neuza. Adaptation and content validation of the scale for the use of digital technologies in school management. Research, Society and Development, v. 12, n. 4, p. e12012441043, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i4.41043. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/41043. Acesso em: 10 ago. 2024.
INSTITUTO NACIONAL DE ESTATÍSTICA. Moçambique publicações, Portal do Governo de Moçambique, 2023. Disponível em https://www.ine.gov.mz/web/guest/d/mocambique-publicacao-1. Acesso em: 11 jun. 2024.
LOURENÇO, Camilo Luis Monteiro; MENEGHINI, Vandrize; RECH, Cassiano Ricardo. Má conduta científica: publicar retratações ou evitá-las? Cenas Educacionais, v. 7, p. e20988, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/20988. Acesso em: 25 ago. 2024.
MARZIALE, Maria Helena Palucci; CASSENOTE, Alex Jones Flores; ROCHA, Fernanda Ludmilla Rossi; ROBAZZI, Maria Lucia do Carmo Cruz; PALHA, Pedro Fredemir; TERRA, Fábio de Souza; MININEL, Vivian Aline; BALLESTERO, Jaque line Garcia de Almeida; SANTOS, Heloisa Ehmke Cardoso dos; FRACAROLLI, Isabela Fernanda Larios; GARCIA, Gracielle Pereira Aires. Projeto AGIR e o alerta para a utilização adequada de instrumentos de colecta de dados em pesquisas. Ribeirão Preto: Projeto AGIR-COV-2020, 2021. Boletim Informativo, n.1. Disponível em: https://sites.usp.br/agir/wp-content/uploads/sites/885/2021/03/boletim-AGIR-n1.pdf. Acesso em: 19 jul. 2024.
MEDEIROS NETA, Olivia Morais; SILVA, Lenina Lopes Soares. Estudos antecedentes em pesquisas educacionais: entre a necessidade, a pertinência e a prudência. Cenas Educacionais, v. 7, p. e17075, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/17075. Acesso em: 11 ago. 2024.
MINISTÉRIO DA CIÊNCIA, TECNOLOGIA E ENSINO SUPERIOR. Portal do Governo de Moçambique, 2024. Disponível em: https://mctes.gov.mz/. Acesso em: 05 jun. 2024.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO HUMANO. Plano estratégico da educação 2020-2029. Maputo: MEDH, 2020. Disponível em: https://planipolis.iiep.unesco.org/sites/default/files/ressources/2020-22-mozambique-esp.pdf. Acesso em: 11 jun. 2024.
MONTEIRO, Maria Helena Walters. Ciência e Tecnologia: produção de conhecimento em Moçambique entre 2003 a 2008. 2010. 108 f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/27497. Acesso em: 15 jun. 2024.
MOREIRA, Deise Maíra Silveira; MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; CARDOSO, Berta Leni Costa. Questionário sobre valorização docente (Q-VD): elaboração e validação de um instrumento. Revista Tempos e Espaços em Educação, v.15, n.34, p.e17489, 2022. DOI: 10.20952/revtee.v15i34.17489. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/17489. Acesso em: 18 jul. 2024.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ASSUNÇÃO, Emerson Tadeu Cotrim; NUNES, Claudio Pinto. Pesquisa Quantitativa e/ou Qualitativa: distanciamentos, aproximações e possibilidades. Revista Sustinere, v. 7, n. 2, p. 414–430, 2019. DOI: 10.12957/sustinere.2019.41193 Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/41193 Acesso em: 10 jul. 2024.
MUSSI, Ricardo Franklin de Freitas; TEIXEIRA, Marizete de Carvalho Cardoso; CARVALHO, Iamara Junqueira Sousa; GAMA, Alexandra Valéria Flora; CARAMELO, Marta Juvênia Navarro; MUSSI, Leila Maria Prates Teixeira; ALMEIDA, Claudio Bispo de. Entrevista na perspectiva acadêmica: da coleta de dados à publicação técnico-científica. Revista Educação em Páginas, v. 3, n. 3, p. e14869, 2024. DOI: 10.22481/redupa.v3.14869 Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/redupa/article/view/14869. Acesso em: Acesso em: 19 jul. 2024.
NOA, Francisco. Ensino superior em Moçambique-Políticas, formação de quadros e construção da cidadania. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE A COOPERAÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO ENTRE PORTUGAL, OS PALOP E TIMOR LESTE, 1. 2011, Lisboa. Anais eletrônicos [...] Lisboa: CEA, ISCTE-IUL, 2011. p. 225-238. Disponível em: https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/2985/1/Noa_COOPEDUI_4.2.pdf. Acesso em: 18 jun. 2024.
PALMEIRA, Robson Lima Palmeira; LIMA, Damião de; ADRIANO, Maria Soraya Pereira Franco. Criação e validação de um instrumento de acompanhamento de egressos do ensino profissional e tecnológico. Práxis Educacional, v. 16, n. 41, p. 367-388, 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/6423. Acesso em: 14 out. 2024.
RAFAGNIN, Maritânia Salete Salvi; MADRUGA, Marina Nogueira; FURTADO, Darlene da Silva. Instrumentos para a pesquisa social: noções básicas. Revista Jurídica Luso Brasileira, v. 6, n. 4, p. 2137-2154, 2020. Disponível em: https://www.cidp.pt/revistas/rjlb/2020/4/2020_04_2137_2154.pdf. Acesso em: 23 jun. 2024.
RAYMUNDO, Valéria Pinheiro. Construção e validação de instrumentos: um desafio para a psicolinguística. Letras de hoje, v. 44, n. 3, p. 86-93, 2009. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/fale/article/view/5768/4188. Acesso em: 17 jun. 2024.
SALBEGO, Cléton; NIETSCHE, Elisabeta Albertina; GRECO, Patrícia Bitencourt Toscani; GIRARDON-PERLINI, Nara Marilene Oliveira; COGO, Silvana Bastos; RAMOS, Tierle Kosloski; ANTUNES, Andrei Pompeu Antunes. Elaboração e validação do Instrumento para Avaliação de Modelos metodológicos voltados ao Desenvolvimento de Tecnologias. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 76, n. Suppl 4, p. e20230046, 2023. DOI: 10.1590/0034-7167-2023-0046pt. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/WdZfZSpNrywmzfFtRVBxg9q/?lang=pt Acesso em: Acesso em: 29 jun. 2024.
SALES FILHO, Eisenhower Pêgo de; TORRES, Karen Cecília Lima; TOLEDO JUNIOR, Antonio; CAIRES, Luís Augusto Neves de; FEITOSAS, Samuel Sathler Gomes. Tradução e adaptação transcultural de instrumento de avaliação da atuação do tutor na aprendizagem baseada em problemas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 24, n. 5, p. e16536, 2024. Disponível em: https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/16536. Acesso em: Acesso em: 11 ago. 2024.
SOUZA, Ana Cláudia de; ALEXANDRE, Neusa Maria Costa; GUIRARDELLO, Edinêis de Brito. Propriedades psicométricas na avaliação de instrumentos: avaliação da confiabilidade e da validade. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 26, n. 3, p. 649-659, 2017. DOI: 10.5123/S1679-49742017000300022 Disponível em: https://www.scielo.br/j/ress/a/v5hs6c54VrhmjvN7yGcYb7b/?lang=pt. Acesso em: 09 jul. 2024.
STOCKMANNS, Jussara Isabel; BIANCHI, Roberto Carlos; PAZ, Daiane Padula; GONÇALVES, Edione. Escrita/reescrita acadêmico-científica no ensino superior: um processo em construção permanente. Revista Mundi Sociais e Humanidades, v. 3, n. 3, p. 40-57, 2018. Disponível em: Disponível em: https://revistas.ifpr.edu.br/index.php/mundisociais/article/view/708/542. Acesso em: 19 jun. 2024.
TAMASO, Mariangela Ferreira Correa; HORVATH JÚNIOR, Miguel. Ciência e pesquisa – distinção entre ciência, metodologia e métodos. Metodologia e cientificidade. Revista foco, v. 16, n. 3, p. e1233, 2023.DOI: 10.54751/revistafoco.v16n3-017. Disponível em: https://ojs.focopublicacoes.com.br/foco/article/view/1233 Acesso em: 25 set. 2024.
TORLIG, Eloisa Gonçalves da Silva; RESENDE JUNIOR, Pedro Carlos; FUJIHARA, Ricardo Ken; MONTEZANO, Lana; DEMO, Gisela. Proposta de Validação para Instrumentos de Pesquisa Qualitativa (Vali-Quali). Administração: Ensino e Pesquisa, v. 23, n. 1, p. 5-31, 2022. DOI: 10.13058/raep.2022.v23n1.2022. Disponível em: https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/2022 Acesso em: 23 jun. 2024.
URBINA, Susana. Fundamentos da testagem psicológica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007.
VAZZOLER-MENDONÇA, Adriana; RONDINI, Carina Alexandra; COSTA-LOBO, Cristina. Procedimento de avaliação de instrumentos por comitê de juízes especialistas para aprimoramento de colecta de dados. Revista GESTO-Debate, v. 23, n. 3, p.47-86, 2023. DOI: 10.55028/gd.v7i01.17658 Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17658. Acesso em: 01 jul. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Práxis Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.