FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS NUM CONTEXTO DE MUDANÇAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7901

Palavras-chave:

Contemporaneidade, Ludicidade, Formação Docente

Resumo

Este texto tem como foco a formação de professores e a ludicidade na contemporaneidade. Trata-se de reflexões baseadas em autores como Luckesi (1998, 2000, 2002, 2004, 2005, 2007, 2014) e Lopes (2004, 2014) e outros. O objetivo consistiu em analisar, contextualmente, a formação docente no panorama de mudanças contemporâneas e sua articulação com a ludicidade. Assim, intencionou promover reflexões referentes ao papel da ludicidade na formação docente e as possibilidades dessa formação ser potencialmente lúdica. A discussão se dá em três partes: 1) Formação de professores na contemporaneidade e os cenários possíveis; 2) Ludicidade para que é necessária; 3) Formação docente (potencialmente) lúdica. Desse modo, conseguimos dialogar com os temas propostos e entendemos que os desafios estão postos, precisamos aprender a superá-los, portanto, uma outra formação se faz necessária.

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Biografia do Autor

Lúcia Gracia Ferreira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-Itapetinga (UESB). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia e Programa de Pós-Graduação em Educação Científica, Inclusão e Diversidade da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia e do Grupo de Pesquisa e Estudos Pedagógicos/UESB e Docência, Currículo e Formação/UFRB.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

Ferreira, L. G. (2020). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS NUM CONTEXTO DE MUDANÇAS. Revista De Estudos Em Educação E Diversidade - REED, 1(2), 410-431. https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7901

Edição

Seção

Artigos