FORMAÇÃO DE PROFESSORES E LUDICIDADE: REFLEXÕES CONTEMPORÂNEAS NUM CONTEXTO DE MUDANÇAS
DOI:
https://doi.org/10.22481/reed.v1i2.7901Palavras-chave:
Contemporaneidade, Ludicidade, Formação DocenteResumo
Este texto tem como foco a formação de professores e a ludicidade na contemporaneidade. Trata-se de reflexões baseadas em autores como Luckesi (1998, 2000, 2002, 2004, 2005, 2007, 2014) e Lopes (2004, 2014) e outros. O objetivo consistiu em analisar, contextualmente, a formação docente no panorama de mudanças contemporâneas e sua articulação com a ludicidade. Assim, intencionou promover reflexões referentes ao papel da ludicidade na formação docente e as possibilidades dessa formação ser potencialmente lúdica. A discussão se dá em três partes: 1) Formação de professores na contemporaneidade e os cenários possíveis; 2) Ludicidade para que é necessária; 3) Formação docente (potencialmente) lúdica. Desse modo, conseguimos dialogar com os temas propostos e entendemos que os desafios estão postos, precisamos aprender a superá-los, portanto, uma outra formação se faz necessária.
Downloads
Referências
ALVES, L. Educação remota: entre a ilusão e a realidade. Interfaces Científicas. Aracaju, v.8, n.3, p. 348-365, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9251. Acesso em: 17 dez. 2020.
ANDRADE, D. M. M. O saber lúdico na formação do professor. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-37.
ARAÚJO, O. H. A.; FORTUNATO, I. De professor formador para professor formador:
quatro desafios para formar para a docência nas licenciaturas. Educação em Perspectiva. Viçosa, MG. v. 11. p. 1-14. e020004, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8962. Acesso em: 09 set. 2020.
ARAÚJO, H. A.; MELO, M. M. As múltiplas dimensões da prática docente: representações sociais entre professores. In: X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - EDUCERE e SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, SUBJETIVIDADE E EDUCAÇÃO. Curitiba, PR. Anais [...]. Curitiba, PR: PUC-PR. 2011. p. 11218-11230.
BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 01 de julho de 2015, define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 jul. 2015.
CRUZ, L. M. A Conscientização e o compromisso profissional para a mudança social: reflexões freireanas. Resenha. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 114-120. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7456. Acesso em: 13 out. 2020.
CRUZ, L. B. S.; SILVA, M. A. A.; SILVA; M. G. A. A. A Ludicidade se faz presente: caminhos teórico-práticos que conduzem o fazer da ação humana. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.) Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 117-134.
D’ ÁVILA, C. Eclipse Lúdica. In: D’ ÁVILA, C. (Org.) Educação e Ludicidade. Ensaios 4. GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, Salvador-BA: 2007. p. 21-44.
D´ÁVILA, C.; LEAL, L. A. B. Docência universitária e metáfora lúdica mediada pelas tecnologias digitais. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 13, n. 30, p. 197-207, set./dez. 2012. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/24278. Acesso em: 09 set. 2020.
D’ÁVILA, C. Didática lúdica: saberes pedagógicos e ludicidade no contexto da educação superior. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 87-100, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9164. Acesso em: 09 set. 2020.
D´ÁVILA, C.; FERREIRA, L. G. Concepções pedagógicas na educação superior:
abordagens de ontem e de hoje. In: D’ÁVILA, C.; MADEIRA, A. V. Ateliê Didático: uma abordagem criativa na formação continuada de docentes universitários. Salvador: EDUFBA, 2018. p. 21-46.
D´ÁVILA, C. Ludicidade: vamos falar sobre isso? Projeto de Lives da GEPEL, Mediadora, 27 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=et23h85WvKs&feature=youtu.be. Acesso em: 27 nov. 2020.
DUARTE JR, J. F. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2000.
FERRAZ, R. D. Estágio supervisionado na formação do pedagogo: contribuições e desafios. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade - Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-12, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8691. Acesso em: 17 dez. 2020.
FERRAZ, R. D. Proximidades e distanciamentos de uma formação reflexiva: um
estudo de práticas docentes desenvolvidas por formadores de professores em exercício. 2016. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
FERRAZ, R. C. S. N.; FERREIRA. L. G. O ato de ensinar como estado de ludicidade. In: ANDRADE, D. M. M.; ABREU, R. (Org.). Formação de professores e ludicidade: sobre sonhos possíveis. Curitiba: CRV, 2019. p. 77-86.
FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural: formação identidade, saberes e práticas. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação e Contemporaneidade). Universidade do Estado da Bahia: Salvador, 2010.
FERREIRA, L. G. Educação e contemporaneidade: incertezas, práticas e formação docente para a escola rural. Cadernos de Pesquisa Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), v. 12, p. 128-147, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/1984-8951.2011v12n101p128. Acesso em: 17 dez. 2020.
FERREIRA, L. G. Professoras da zona rural em início de carreira: narrativas se si e desenvolvimento profissional. 2014. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
FERREIRA, L. G. Os Ateliês Biográficos de Projeto e os processos formativos de professores: diálogos, (auto) biografia e ludicidade. APRENDER - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, Vitória da Conquista Ano IX n. 15 p.99-110 2015. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/aprender/article/view/2458. Acesso em: 13 out. 2010.
FERREIRA, L. G. Mandalas pedagógicas no processo ensino-aprendizagem: saberes e sabores na formação docente. Revista Práxis Educacional, v. 15, n. 35, p. 61-76, out./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/5660. Acesso em: 11 ago. 2020.
FERREIRA, L. G. Memórias e a formação para a docência: trajetórias de escolarização de professores rurais iniciantes. Revista de Estudos em Educação e Diversidade. v. 1, n. 1, 2020. p. 57-71. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/article/view/7449. Acesso em: 13 out. 2020.
FORTUNA, T. R; BORDAS, M. C. Ludobiografia: contribuições para a pesquisa (auto) biográfica em educação. In: 4º CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA (AUTO) BIOGRAFICA, 2010, São Paulo. Caderno de resumos. São Paulo: FEUSP: BIOGRAFH, 2010. p. 1-10.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, P. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 7 ed. 2003.
FREIRE, P. Educação e Mudança. Tradução de Lilian Lopes Martins. 39 ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2018.
FREIRE, P. Educação como prática de liberdade. 23 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.
FREIRE, P. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. 12 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007.
GADOTTI, M. Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. Curitiba: Editora Positivo, 2005.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.
GATTI, B. A. Formação de professores no brasil: características e problemas. Educação & Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16. Acesso em: 12 set. 2020.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A. Políticas docentes no Brasil: um estado da arte. Brasília: UNESCO, 2011.
GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/article/viewFile/8429/17739. Acesso em: 17 dez. 2020.
GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S.; ANDRÉ, M. E. D. A.; ALMEIDA, P. C. A. de A. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.
GUIMARÃES, R. S. Ludicidade e formação: diálogos a partir do estado da arte, In: CRUZ, G. B.; GABRIEL, C. T.; VASCONCELLOS, M.; AZEVEDO, P. B. (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii. E-book, 2020a, p. 602-612.
GUIMARÃES, R. S. Formação lúdica, para que? Ludicidade como processo metodológico na prática docente. 2020b. Dissertação (Mestrado em Educação Científica, Inclusão e Diversidade) - Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Feira de Santana-BA. 2020b. Em andamento com previsão de defesa 2021.
GUIMARÃES, R. S.; FERREIRA, L. G. Formação lúdica: processos de construção da docência. In: CASTRO, J. T.; GALVÃO FILHO, T.; LUNA, A.V. A.; GALVÃO, N. C. S. S. Educação Científica, Inclusão e Diversidade. Cruz das Almas, BA: EDUFRB, 2020. p. 171-182.
IMBERNÓN, F. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e incerteza. 5 ed. São Paulo: Cortez, 2005.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
IMBERNÓN, F. (Org.). A educação no século XXI: os desafios do futuro imediato. Tradução Ernani Rosa. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2000.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
JARAUTA, B.; IMBERNÓN, F. (Orgs.). Pensando no futuro da educação: uma nova escola para o século XXI. Tradução de Juliana dos Santos Padilha. Porto Alegre: Penso, 2015.
KUHN, T. As estruturas das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 1994.
LEDOUX, P.; GONÇALVES, T. O. Formação de professores: a que dimensões se conceituam. AMAZÔNIA - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas. v. 6, n. 11, jul./dez. 2009, v. 6. n. 12, jan./jun. 2010. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1703. Acesso em: 25 set. 2020.
LIBÂNEO, J. C. Antinomias na formação de professores e a busca de integração entre o conhecimento pedagógico-didático e o conhecimento disciplinar. In: MARIN, A. J.; PIMENTA, S. G. Didática: teoria e pesquisa. Araraquara: Junqueira & Marin; Ceará: UECE, 2018.
LOPES, M. Design de Ludicidade. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 25-46, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9155. Acesso em: 10 mar. 2020.
LOPES, M. Ludicidade humana: contributos para a busca dos sentidos do Humano. Aveiro: Universidade de Aveiro, 2004.
LUCKESI, C. C. Desenvolvimentos dos Estados de consciência e ludicidade. Caderno de pesquisa– Núcleo de Filosofia e História da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, UFBA, vol. 2, no. 1, 1998, p. 09-25.
LUCKESI, C. C. Educação, Ludicidade e Prevenção das neuroses futuras: uma proposta pedagógica a partir da Biossíntese. Ludopedagogia. GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, Salvador-BA:, v. 1, p. 9-42, 2000a.
LUCKESI, C. (Org.) Ludoterapia: educação e ludicidade. Salvador: UFBA/FACED/Programa de Pós-Graduação em Educação. v.1, 2000b.
LUCKESI, C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Educação e Ludicidade – Ensaios 02. GEPEL, Salvador: Programa de Pós-Graduação em Educação, FACED/UFBA, p. 22-60, 2002.
LUCKESI, C. Estados de consciência e atividades lúdicas. In: PORTO, B. Educação e ludicidade. GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, Salvador-BA: 2004.
LUCKESI, C. Ludicidade e atividades lúdicas: uma abordagem a partir da experiência interna. Salvador, 2005. Disponível em: http://portal.unemat.br/media/files/ludicidade_e_atividades_ludicas(1).pdf. Acesso em: 15 mar. 2020.
LUCKESI, C. Ludicidade e desenvolvimento humano. In: D’ ÁVILA, C. (Org.) Educação e Ludicidade. Ensaios 4. GEPEL, Programa de Pós-Graduação em Educação, Salvador-BA: 2007.
LUCKESI, C. Ludicidade e Formação de Educador. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 13-23, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/9168. Acesso em: 10 mar. 2020.
LUCKESI, C. C. Brincadeiras, Jogos e Ludicidade. In: D´ÁVILA, C.; FORTUNA, T. R. Ludicidade, cultura lúdica e formação de professores. Curitiba: CRV, 2018, p. 135-142.
LUCKESI, C. C. Ludicidade: vamos falar sobre isso? Projeto de Lives da GEPEL, 27 de novembro de 2020. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=et23h85WvKs&feature=youtu.be. Acesso em: 27 nov. 2020.
MAFFESOLI, M. Elogio da razão sensível. Rio de Janeiro-RJ: Vozes; 1998.
MARCELO GARCÍA, C. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.
MASSA, M. S. Ludicidade: da Etimologia da Palavra à Complexidade do Conceito. Aprender - Caderno de Filosofia e Psicologia da Educação, n. 15, p. 111-130, 2015. Disponível em: encurtador.com.br/uAHMP. Acesso em: 30 mai. 2019.
MINEIRO, M.; D’ÁVILA, C. M. Ludicidade: compreensões conceituais de pós-graduandos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 45, e208494, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/164076/157529. Acesso em: 12 de ago. 2020.
MINEIRO, M.; MOREIRA, M. S. Mapas Mentais e ludicidade na sala de aula universitária: criatividade, razão e sensibilidade no caminho da aprendizagem. In: FERREIRA, L. G.; MINEIRO, M.; SILVA, M. A. A. Docência universitária e formação docente: perspectivas, movimentos e inovação pedagógica. 2020, p. 109-127.
MINEIRO, M. O essencial é invisível aos olhos: a concepção dos estudantes sobre a mediação didática lúdica na Educação Superior. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA. 2020. Em andamento com previsão de defesa 2021.
MORAES, M. C. Ludicidade e transdisciplinaridade. Revista Entreideias, Salvador, v. 3, n. 2, p. 47-72, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/entreideias/article/view/8540. Acesso em: 12 ago. 2020.
NOVOA, A. Formação de professores e profissão docente. In: NOVOA, A (Org). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1997. p. 15-33.
NOVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
NOVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa. 2017, vol.47, n.166, pp.1106-1133. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/cp/v47n166/1980-5314-cp-47-166-. Acesso em: 14 mai. 2020.
ORGANIZAÇÃO Pan-Americana da Saúde (OPAS). Histórico. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6101:covid19&Itemid=875. Acesso em: 03 jun. 2020. 2020a.
ORGANIZAÇÃO Pan-Americana da Saúde (OPAS). OMS afirma que COVID-19 é agora caracterizada como pandemia. Disponível em: https://www.paho.org/bra/index.php?option=com_content&view=article&id=6120:oms-afirma-que-covid-19-e-agora-caracterizada-como-pandemia&Itemid=812. Acesso em: 03 jun. 2020. 2020b.
PEREIRA, A. S. Concepções de ludicidade presentes na formação inicial de graduandos em Pedagogia: perspectivando práticas formativas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Bahia, Salvador-BA, 2020.
PEREIRA, A. S.; JESUS, L. K. S. Formar professores na/para a contemporaneidade: a ludicidade como possibilidade. In: CRUZ, G. B.; GABRIEL, C. T.; VASCONCELLOS, M.; AZEVEDO, P. B. (Orgs.). Didática(s) entre diálogos, insurgências e políticas: tensões e perspectivas na relação com a formação docente. 1. ed. Rio de Janeiro/Petrópolis: Faperj; CNPq; Capes; Endipe. DP et Alii, 2020. E-book, 2020. p. 593-602.
PIMENTA, S. P.; FUSARI, J. C.; PEDROSO, C. C. A.; PINTO, U. A. Os cursos de licenciatura em pedagogia: fragilidades na formação inicial do professor polivalente. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 43, n. 1, p.15-30, jan./mar. 2017. Disponível em: encurtador.com.br/jxALZ . Acesso em: 14 de maio de 2020.
SANTOS, B. S. Um discurso sobre as ciências. 7. ed. Porto Alegre: Afrontamento, 1985.
SAVIANI, D. Escola e Democracia: teorias da educação. 11 ed. Campinas: Editora Autores Associados, 1986.
SILVA, M. A. A.; FERREIRA, L. G.; SILVA, J. G. Ludicidade e/ou lúdico no ensino de química: uma investigação nos trabalhos apresentados no ENEQ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n.4, p. 39-57, 2020. Disponível em: encurtador.com.br/dizHK. Acesso em: 12 ou. 2020.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da Pandemia COVID 19. Revista Tempos e Espaços em Educação. v. 13, n. 32, p. 1-19. 2020. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/14290. Acesso: 15 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você é livre para:
Compartilhar - copia e redistribui o material em qualquer meio ou formato; Adapte - remixe, transforme e construa a partir do material para qualquer propósito, mesmo comercialmente. Esta licença é aceitável para Obras Culturais Livres. O licenciante não pode revogar essas liberdades, desde que você siga os termos da licença.
Sob os seguintes termos:
Atribuição - você deve dar o crédito apropriado, fornecer um link para a licença e indicar se alguma alteração foi feita. Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de uma forma que sugira que você ou seu uso seja aprovado pelo licenciante.
Não há restrições adicionais - Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros para fazer qualquer uso permitido pela licença.