Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386

Palavras-chave:

Educação Matemática, Campo de pesquisa, Temáticas emergentes, Temáticas constantes, Relato de experiência

Resumo

Este relato se propõe a compartilhar algumas das discussões realizadas durante as aulas da disciplina Fundamentos e Tendências da Pesquisa em Educação Matemática no primeiro semestre de 2023. A disciplina foi cursada como estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié. A partir das experiências vivenciadas durante as aulas, realizei diversas reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes do campo da Educação Matemática, são elas: O ensino de matemática; Desenvolvimento histórico e importância da pesquisa em Educação Matemática e suas implicações para o ensino da Matemática; Insubordinação Criativa; Psicologia da Educação Matemática; Equidade e Educação Matemática. Assim como aprendi e me desenvolvi enquanto professor da educação básica e pesquisador em formação da Educação Matemática, espero que este texto sirva de motivação para que leitores conheçam novas referências e possam ampliar suas percepções sobre processos de mediação de construções de conhecimentos matemáticos nas diversas etapas e modalidades de ensino.

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Biografia do Autor

José Cassiano Teixeira Santos, Secretaria da Educação da Bahia

Professor na rede de ensino da Bahia; doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores; e-mail: cassiano.2764@gmal.com Orcid iD: https://orcid.org/0009-0007-2929-3651

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Publicado

2023-12-07

Como Citar

Santos, J. C. T. (2023). Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa. Revista De Iniciação à Docência, 8(1), e13386, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386