Educação Matemática: reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes no campo de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v8i1.13386Palabras clave:
Educação Matemática, Campo de pesquisa, Temáticas emergentes, Temáticas constantes, Relato de experiênciaResumen
Este relato se propõe a compartilhar algumas das discussões realizadas durante as aulas da disciplina Fundamentos e Tendências da Pesquisa em Educação Matemática no primeiro semestre de 2023. A disciplina foi cursada como estudante de doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPGECFP) da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié. A partir das experiências vivenciadas durante as aulas, realizei diversas reflexões sobre algumas temáticas emergentes ou constantes do campo da Educação Matemática, são elas: O ensino de matemática; Desenvolvimento histórico e importância da pesquisa em Educação Matemática e suas implicações para o ensino da Matemática; Insubordinação Criativa; Psicologia da Educação Matemática; Equidade e Educação Matemática. Assim como aprendi e me desenvolvi enquanto professor da educação básica e pesquisador em formação da Educação Matemática, espero que este texto sirva de motivação para que leitores conheçam novas referências e possam ampliar suas percepções sobre processos de mediação de construções de conhecimentos matemáticos nas diversas etapas e modalidades de ensino.
Descargas
Citas
BARBOSA, J. G.; LOPES, C. E. Diálogos de Beatriz Silva D’Ambrosio com a Insubordinação Criativa. RIPEM - Revista de Investigación en Educación Matemática, v. 9, n. 3, p. 10-24, 2019.
D’AMBROSIO, B. S.; LOPES, C. E. (Orgs.) Trajetórias profissionais de educadoras matemáticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2014.
FALCÃO, J. T. R. Psicologia da Educação Matemática: uma introdução. Autêntica Editora, 2008.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas, SP: Autores Associados, 2006.
GUTIERREZ, R. Context matters: How should we conceptualize equity in mathematics education? In: HERBEL-EISENMANN, B.; CHOPPIN, J.; WAGNER, D.; PIMM, D. (Eds.). Equity in Discourse for Mathematics Education: Theories, Practices and Policies. p. 17-33. (Mathematics Education Library; Vol. 55). Springer, 2012. Disponível em: https://doi.org/10.1007/978-94-007-2813-4_2. Acesso em: 12 jun. 2021.
SANTANA, E. R. dos S.; CASTRO, J. B. de. Equidade e Educação Matemática: experiências e reflexões. Com a Palavra, O Professor, v. 7, n. 17, p. 79–98, 2022. Disponível em: http://revista.geem.mat.br/index.php/CPP/article/view/779. Acesso em: 13 jul. 2023.
HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21. Tradução Paulo Geiger. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
LOPES, C. E.; D’AMBROSIO, B. S. A Insubordinação Criativa para o Letramento Matemático na Infância. In: MAIA, M. G. B.; BRIÃO, G. Alfabetização Matemática: perspectivas atuais. 1ª ed. Curitiba: CRV, 2017. p. 83-93.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista de Iniciação à Docência
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.