Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666Palavras-chave:
Educação, Praxis docente, Estágio curricular, SociologiaResumo
O processo de ensino e aprendizagem, determinado pela realidade histórico social e marcado por relações conflituosas, condições e interesses desiguais, demanda uma prática docente indissociável da teoria, numa práxis sistemática e científica e no estabelecimento de relações e interações observadoras com os estudantes, tendo a avaliação e a autoavaliação como fonte de reflexão e de ampliação do conhecimento. Assim, o estágio de regência nos cursos de licenciatura se caracteriza como atividade fundamental à formação de professores por possibilitar esses processos que auxiliam na definição e redefinição continuada de modos de ação no exercício da docência. O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de estágio curricular na licenciatura em Ciências Sociais da UNIVASF, realizado por meio da combinação entre uma etnografia de sala de aula e registro autobiográfico. Para tanto, apresenta a caracterização do local do estágio, descrição das atividades realizadas e reflexões possibilitadas pela prática docente em uma escola de referência em ensino médio em Petrolina-PE, apontando experiências frustradas e outras bem-sucedidas, buscando compreendê-las à luz de teorias pedagógicas.
Downloads
Referências
BODART, Cristiano. Fotografia como recurso didático no ensino de Sociologia. Em tese. v. 12, n. 2, ago./dez., 2015.
BODART, Cristiano; SILVA, Roniel S. O perfil do professor brasileiro de sociologia do ensino médio e sua percepção da condição docente. Inter-legere – Revista de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRN, Natal RN, nº 18 jan./jun de 2016 p. 168-189.
CARRANO, Paulo. Identidades culturais juvenis e escolas: arenas de conflitos e possibilidades. In: MOREIRA, Antonio Flávio; CANDAU, Vera Maria. Multiculturalismo - Diferenças culturais e práticas pedagógicas. Petrópolis: Vozes, 2008.
DE LIMA, Letícia Dayane. TEORIA HUMANISTA: CARL ROGERS E A EDUCAÇÃO. Caderno de Graduação - Ciências Humanas e Sociais - UNIT - ALAGOAS, [S. l.], v. 4, n. 3, p. 161, 2018. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/fitshumanas/article/view/4800. Acesso em: 21 set. 2023.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir: relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 1998.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., vol 1, 1994.
Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC). Projeto Político Pedagógico. Petrolina, 2022.
DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. 3.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
LARROSA, Jorge. A operação ensaio: sobre o ensaiar e o ensaiar-se no pensamento, na escrita e na vida. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 29, n. 1, p. 27-43, jan./jun. 2004.
MARX, Karl. O capital: crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.
MARX. Karl. Salário, preço e lucro. São Paulo: Abril Cultural, 1982.
MATIAS, Eriglécia de Lima; LACERDA, Regiopidio Gonçalves de; OLIVEIRA, Cristiane Ayala de; RODRIGUES, Adriana de Carvalho Figueiredo. A Contribuição da Teoria Humanista para a Formação Integral do Aluno. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 7, n. 2, p. 242-251, 2019.
MILLS, Charles Wright. A Imaginação Sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, 1975.
PERNAMBUCO. Proposta Curricular para o Ensino Médio Integral. Recife: Secretaria de Educação, 2010
PIMENTA, Selma Garrido. O Estágio na formação de professores: unidade teoria e prática? 11 ed. São Paulo: Cortez, 2012.
TARDIFF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: Elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista brasileira de educação. Jan/Fev/Mar/Abr 2000 No 13.
UNIVASF. RESOLUÇÃO Nº 009/2022 – CONUNI - Regulamenta as atividades de Estágio no âmbito da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). UNIVASF, 2022. Disponível em: https://portais.univasf.edu.br/proex/resolucao-009-2022_nova-regulamentacao-de-estagios-da-univasf.pdf. Acesso em 28 set 2023.
WEBER, Max. Conceitos sociológicos fundamentais. In: WEBER, Max. Metodologia das Ciências Sociais. Vol. 2. São Paulo: Cortez, 2001. p. 399-429.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.