Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666

Palavras-chave:

Educação, Praxis docente, Estágio curricular, Sociologia

Resumo

O processo de ensino e aprendizagem, determinado pela realidade histórico social e marcado por relações conflituosas, condições e interesses desiguais, demanda uma prática docente indissociável da teoria, numa práxis sistemática e científica e no estabelecimento de relações e interações observadoras com os estudantes, tendo a avaliação e a autoavaliação como fonte de reflexão e de ampliação do conhecimento. Assim, o estágio de regência nos cursos de licenciatura se caracteriza como atividade fundamental à formação de professores por possibilitar esses processos que auxiliam na definição e redefinição continuada de modos de ação no exercício da docência. O presente artigo apresenta o relato de uma experiência de estágio curricular na licenciatura em Ciências Sociais da UNIVASF, realizado por meio da combinação entre uma etnografia de sala de aula e registro autobiográfico. Para tanto, apresenta a caracterização do local do estágio, descrição das atividades realizadas e reflexões possibilitadas pela prática docente em uma escola de referência em ensino médio em Petrolina-PE, apontando experiências frustradas e outras bem-sucedidas, buscando compreendê-las à luz de teorias pedagógicas.

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Biografia do Autor

Zulcimara Araujo Amorim, Univasf

Graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Rosicleide Araújo de Melo, UNIVASF

Professora Associada da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), atuando como docente no Colegiado de Ciências Sociais e no Mestrado Profissional em Rede Nacional de Sociologia - PROFSOCIO. Coordena o Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência - PIBID na área de Sociologia na Univasf. 

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Amorim, Z. A., & Melo, R. A. de. (2024). Estágio curricular em Sociologia e a formação docente: experiências em uma escola de Ensino Médio em Petrolina-PE. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13666, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13666

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas