Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685

Palavras-chave:

Estágio supervisionado, Licenciatura em Física, Pandemia, Ensino remoto

Resumo

Foram analisadas as percepções de licenciandos sobre o estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Física de uma instituição federal de ensino da região sul do Brasil, no período da pandemia de Coronavírus. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise de entrevistas semiestruturadas do tipo história de vida com três licenciandos em Física que realizaram todas as disciplinas de estágio supervisionado de docência em formato remoto. Na percepção dos entrevistados, o estágio supervisionado neste contexto foi repleto de desafios e limitações, como: a pouca interação com os estudantes e o tempo reduzido das aulas síncronas; e a necessidade de adequar-se à metodologia e conteúdos propostos pelo professor supervisor, tendo pouco espaço para exercer seu protagonismo docente. Como resultado, os entrevistados apontam a necessidade da experiência em sala de aula para se sentirem professores, ressaltando a importância das interações e vivências no contexto escolar como elementos constituintes da formação docente.

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Biografia do Autor

Caroline Dorada Pereira Portela, Instituto Federal do Paraná

Licenciada em Física (UFPR), mestre em Educação (UFPR), doutoranda em Educação (UFPR). Professora EBTT do Instituto Federal do Paraná, campus Paranaguá. Temas de interesse: formação de professores, iniciação à docência e ensino de física.

Ivanilda Higa, Universidade Federal do Paraná

Licenciada em Física (UFPR), mestre em Ensino de Física (USP) e doutora em Educação (USP). Professora Titular na UFPR, atuando no DTPEN e PPGE. Temas de interesse: Ensino de Física; Formação e desenvolvimento profissional de professores de Física.

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Publicado

2024-05-27

Como Citar

Portela, C. D. P., & Higa, I. (2024). Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13685, 1-20. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas