Estágio supervisionado remoto na licenciatura em Física: o que dizem os licenciandos?
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13685Palavras-chave:
Estágio supervisionado, Licenciatura em Física, Pandemia, Ensino remotoResumo
Foram analisadas as percepções de licenciandos sobre o estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Física de uma instituição federal de ensino da região sul do Brasil, no período da pandemia de Coronavírus. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, com análise de entrevistas semiestruturadas do tipo história de vida com três licenciandos em Física que realizaram todas as disciplinas de estágio supervisionado de docência em formato remoto. Na percepção dos entrevistados, o estágio supervisionado neste contexto foi repleto de desafios e limitações, como: a pouca interação com os estudantes e o tempo reduzido das aulas síncronas; e a necessidade de adequar-se à metodologia e conteúdos propostos pelo professor supervisor, tendo pouco espaço para exercer seu protagonismo docente. Como resultado, os entrevistados apontam a necessidade da experiência em sala de aula para se sentirem professores, ressaltando a importância das interações e vivências no contexto escolar como elementos constituintes da formação docente.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2008.
BRAGANÇA, I. F. S. Histórias de vida e formação de professores: diálogos entre Brasil e Portugal [online]. Rio de Janeiro: EDUERJ, 2012, 312 p. Disponível em: http://books.scielo.org/id/f6qxr/epub/braganca-9788575114698.epub. Acesso em: 15 mar 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – Covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 18 março. 2020a.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 544, de 16 de junho de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus – Covid-19, e revoga as Portarias MEC nº 343, de 17 de março de 2020, nº 345, de 19 de março de 2020, e nº 473, de 12 de maio de 2020. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 17 junho. 2020b.
CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.
GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. de S.; ANDRÉ, M. E. D. A. de; ALMEIDA, P. C. A. de. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019. E-book. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/wp-content/uploads/2019/05/Livro_ProfessoresDoBrasil.pdf. Acesso em: 30 set 2023.
HEGETO, L. de C. F.; LOPES, D. C. Desafios do Estágio Obrigatório em tempos de pandemia: análise com estudantes de Pedagogia da UFPR. In: LORENZETTI, L.; MEIRA, L. M. de (Org.). Compartilha UFPR: ensinar e aprender no contexto da pandemia. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2022. Disponível em: https://compartilhaufpr.ufpr.br/wp-content/uploads/2022/12/e-book-compartilha-ufpr.pdf. Acesso em: 30 set 2023.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MARAFIGO, S. S.; BRUM, D. L.; HIGA, I.; SIQUEIRA, L. E.; LIMA, V. F.; PICCO, C. L. B. Estágio curricular supervisionado e docência: relações evidenciadas por licenciandos(as) em Física. In: HIGA, I; MARAFIGO, S. S.; BRUM, D. L.; KARSTEN, K.; PORTELA, C. D. P. (0rg.). Aprendizagens e docência: investigações no estágio curricular supervisionado da licenciatura em Física. 1ed. Curitiba: CRV, 2022, v. 2, p. 19-54. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1_3LL6XWuR1jjwk2Brjs3MtT7m_eIlA9A/view. Acesso em: 30 set 2023.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (org.) Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
NÓVOA, A.; ALVIM, Y. (Col.). Escolas e Professores: proteger, transformar, valorizar. Salvador: SEC/IAT, 2022. 116 p. Ebook. Disponível em: https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2022/02/antonio-novoa-livro-em-versao-digital-fevereiro-2022.pdf. Acesso em 30 set 2023.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, v. 3, n. 3 e 4, p. 5 - 24, 2006. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 30 set 2023.
PINTO, G. F. J.; GONÇALVES, R. M. T.; HIGA, I. Estágio supervisionado de prática de docência em Física em atividades remotas na escola pública e na universidade: Reflexões, dilemas e aprendizagens. In: BAIERSDORF, M. et all (0rg.). Estágios de formação pedagógica e a relação Universidade-Escola: dilemas, desafios e perspectivas em tempos de pandemia. 1ed. Campinas: Pontes Editores, 2021, p. 247-261. Disponível em: https://acervodigital.ufpr.br/xmlui/bitstream/handle/1884/74181/Estagios%20de%20formacao%20pedagogica.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 30 set 2023.
SILVA, W. D. A. da; SANTANA, A. J. S.; MOTA, M. D. A. O estágio curricular supervisionado das licenciaturas na pandemia: percepções de professores formadores. Linhas Críticas, 28, e42239, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/42239. Acesso em: 30 set 2023.
SOUZA, E. M. de F.; FERREIRA, L. G. Ensino remoto emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia de Covid-19. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 13, n. 32, e-14290, jan./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.ufs.br/revtee/article/view/14290. Acesso em: 30 set 2023.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.