O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908

Palavras-chave:

Relato de Experiência, Residência Pedagógica, Regência, Física, Estágio Docência, Saberes Pedagógicos

Resumo

Este estudo explorou os aspectos didático-pedagógicos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e seu impacto na formação docente de licenciandos em Física no IFRN – Campus Caicó, focando em uma turma de primeiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica. O PRP envolveu residentes, preceptores e coordenadores, promovendo uma análise crítica das práticas pedagógicas e um ambiente enriquecedor de troca de experiências. A pesquisa, estruturada em seis etapas, abordou o conhecimento do PRP, planejamento docente, reuniões específicas, regência supervisionada, auto reflexão e ações de extensão. Os resultados indicaram que o PRP foi valioso para a formação docente, com ênfase nas práticas e conhecimento institucional. A regência supervisionada, inicialmente tradicional, evoluiu para incluir metodologias diversificadas, melhorando a autonomia dos alunos. A avaliação destacou áreas para aprimoramento na prática pedagógica e no domínio dos conteúdos de Física, com desafios como dificuldades matemáticas observadas. As atividades foram amplamente divulgadas em eventos regionais e nacionais, promovendo o desenvolvimento profissional dos residentes e ajustes contínuos na prática docente.

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Biografia do Autor

Álison Pereira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorando em Física com linha de pesquisa em Materiais Magnéticos e Propriedades Magnéticas com Área de Concentração em Física da Matéria Condensada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN). Mestre em Física pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Especialista em Ensino de Física pela Faculdade de Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Especialista em Ensino de Matemática para o Ensino Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Especialista em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal do Espírito Santo (IFES). Graduação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Possuo formação técnica em Agronegócio pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

Hugo Vitor Freitas Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando do Curso de Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui graduação em licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN - Campus João Câmara). 

Mikael Jakson Silva Gomes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN - Natal). Possui Mestrado em Física pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui graduação em licenciatura em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN - Campus João Câmara). 

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Publicado

2024-09-03

Como Citar

Silva, Álison P. da, Guedes, H. V. F., & Gomes, M. J. S. (2024). O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e14908, 1-17. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908