O programa residência pedagógica e a formação docente em licenciatura em Física: relato de experiência em uma turma de eletrotécnica do IFRN campus Caicó
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14908Palavras-chave:
Relato de Experiência, Residência Pedagógica, Regência, Física, Estágio Docência, Saberes PedagógicosResumo
Este estudo explorou os aspectos didático-pedagógicos do Programa Residência Pedagógica (PRP) e seu impacto na formação docente de licenciandos em Física no IFRN – Campus Caicó, focando em uma turma de primeiro ano do Curso Técnico em Eletrotécnica. O PRP envolveu residentes, preceptores e coordenadores, promovendo uma análise crítica das práticas pedagógicas e um ambiente enriquecedor de troca de experiências. A pesquisa, estruturada em seis etapas, abordou o conhecimento do PRP, planejamento docente, reuniões específicas, regência supervisionada, auto reflexão e ações de extensão. Os resultados indicaram que o PRP foi valioso para a formação docente, com ênfase nas práticas e conhecimento institucional. A regência supervisionada, inicialmente tradicional, evoluiu para incluir metodologias diversificadas, melhorando a autonomia dos alunos. A avaliação destacou áreas para aprimoramento na prática pedagógica e no domínio dos conteúdos de Física, com desafios como dificuldades matemáticas observadas. As atividades foram amplamente divulgadas em eventos regionais e nacionais, promovendo o desenvolvimento profissional dos residentes e ajustes contínuos na prática docente.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 05 jan. 2024.
BRASIL, Ministério da Educação. Edital CAPES 06/2018. Dispõe sobre a residência pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/ptbr/centraisdeconteudo/27032018-edital-6-residenciapedagogica-alteracao-ii-. Acesso em: 22 de dez. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão homologada. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase. Acesso em: 05 jan. 2024.
COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; SANTOS, Adriana Ramos; MARTINS, Joseane Lima. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1193-1204, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12511.
FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla Da Silva. Residência pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de linguagem, v. 10, n. 1, 2020.
FORTUNATO, Ivan. O relato de experiência como método de pesquisa educacional. In: FORTUNATO, Ivan; SHIGUNOV NETO, Alexandre. Método(s) de pesquisa em educação. São Paulo: Edições Hipótese, 2018.
HEGETO, Léia de Cássia Fernandes; CAMARGO, Camila Jungles de; LOPES, Débora Cristina. Conhecimentos didático-pedagógicos: sentido e uso do planejamento. Revista Transmutare, v. 2, n. 2, p. 211-227, 2017.
LIBÂNEO, J. C. Didática. Cortez Editora, 2017.
LIMA, Roberta Oliveira Mascena de; COSTA, Michel da; CAMBA, Mariangela. Programa residência pedagógica e a função social da escola: Os desafios que envolvem a relação teoria e prática. Revista OWL (OWL Journal), v. 2, n. 1, p. 1-14, 2024.
MACIANO, Giseli Duardo; ANDRADE, Éderson; BERTE, Simone de Barros; MEIRELLES, Erika Silva Alencar. Projeto de intervenção pedagógica: o desenvolvimento de ações conjuntas no processo de ensino aprendizagem. Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, v. 17. n. 1, p. 2214-2229, 2024.
MACIEL, Alessandra de Oliveira; NUNES, Ana Ignez Belém Lima; PONTES JÚNIOR, José Airton de Freitas. Estágio supervisionado e residência pedagógica: possibilidades para formação docente crítica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 2223-2239, 2020. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v15iesp3.14428.
NASCIMENTO, Rosana de Oliveira. A ferramenta PDDE interativo como indicador de caminhos: relato de experiência em uma escola da rede municipal de São Paulo. Dissertação (Mestrado em Educação) - Departamento de Educação da Pontifícia Universidade Católica, São Paulo, 2016.
PINHEIRO FILHO, Isac Sales. Educação e Tecnologia: O Uso de Recursos Inovadores no Processo de Ensino-Aprendizagem/Education and Technology: The use of Innovative Resources in the Teaching-Learning Process. ID on line. Revista de psicologia, v. 14, n. 51, p. 1008-1020, 2020.
PORTELINHA, A. M. S., de Nez, E., & BORDIGNON, L. S. Política de formação de professores: reflexões sobre o PIBD e o programa residência pedagógica. Interfaces Científicas - Educação, v. 9. n. 1, p. 29–42, 2020. Doi: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v9n1p29-42.
SILVA, Aglaílson José Sebastião da Silva; PEREIRA, Danilo de Lima. A residência pedagógica e o ensino de Física: Vivências, desafios e reflexões. IX ENID – Encontro de Iniciação a Docência da UEPB/VI Encontro de formação de professores. Anais, Editora Realize, Paraíba, 2024.
SILVA, Keilla Christina Desidério da; MEDEIROS, Priscila Caroline Valadão de Brito; MÓL, Gerson de Souza; CAIXETA, Juliana Eugênia. Ações Interventivas no contexto da inclusão escolar. Forges, Brasília, 2019. Disponível em: https://publicacoes.riqual.org/wp-content/uploads/2021/06/Forges_19_56_64-1.pdf. Acesso em: 10 ago. 2024.
STECANELA, Nilda. A coisificação da relação pedagógica no cotidiano escolar. Educação e Realidade, v. 43, n. 3, p. 929-946, 2018.
VIAL, Ana Paula Seixas; SARMENTO, Simone; FRITSCH, Deborah Luchesi Biazus Veronese. Entrelaçamentos entre teoria e prática: A translinguagem na formação docente no programa de residência pedagógica. Revista X, v. 18, n. 2, p. 450-478, 2023.
ZABALZA, Miguel A. O estágio e as práticas em contextos profissionais na formação universitária. Cortez Editora, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.