Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11186

Palavras-chave:

Ensino, Filosofia da Ciência, Formação de Professores

Resumo

Formar professores de física em formação inicial para a metacognição é um exercício ainda pouco explorado. Foram planejadas e executadas atividades baseadas na epistemologia da física, caracterizando seu pensamento metacognitivo. A coleta de dados foi no curso "Epistemologia da Física para o Ensino" de uma universidade pública de Bogotá. A análise dos dados ocorreu na metodologia de pesquisa qualitativa, especificamente por meio da análise do discurso, a partir de áudios e vídeos das atividades realizadas. A sequência temática do curso tratou de aspectos como observabilidade da natureza, perfis epistemológicos de conceitos científicos, entraves epistemológicos nos discursos de quem fala sobre física e visões sobre a Natureza da ciência. Os resultados indicam que os professores em formação desenvolveram habilidades de autoavaliação, reconhecendo seu processo de aprendizagem e projetando seus discursos para a docência. Apresentaram também autorregulação para enriquecer sua linguagem, modificando suas formas de dar sentido à construção do conhecimento em física e, no ensino de física, bem como um processo de conscientização da importância de assumir a metacognição como critério norteador de sua aprendizagem em vários aspectos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Estefany Sierra Pacheco, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

Licenciada en Física. Grupo de investigación en Enseñanza y Aprendizaje de la Física. Facultad de Ciencias y Educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas. Email: lesierrap@correo.udistrital.edu.co

Olga Lucía Castiblanco Abril, Universidad Distrital Francisco José de Caldas

PhD. en Educación para la Ciencia. Docente e investigadora de la Facultad de Ciencias y Educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia. E-mail: olcastiblancoa@udistrital.edu.co

Referências

ACEVEDO, José., GARCÍA, Antonio., ARAGÓN, María del Mar. Naturaleza de la ciencia. In J. Acevedo, A. García, A. Aragón, Enseñar y aprender sobre naturaleza de la ciencia mediante el análisis de controversias de historia de la ciencia. Madrid-España: Iberciencia, 2017. p. 9-14

ALVAREZ, Juan. Evaluar para conocer, examinar para excluir. Madrid: Morata S.L., 2007.

BACHELARD, Gastón. La formación del espíritu científico: contribución a un psicoanálisis del conocimiento objetivo. 22ª ed. México: Siglo XXI Editores, 1984.

CASTIBLANCO, Olga. Una perspectiva pedagógica a propósito de Dirac, 2003. Tesis (Maestría en Docencia de la Física)-Facultad de Ciencia y Tecnología. Universidad Pedagógica Nacional, Bogotá, 2003.

CASTIBLANCO, Olga. Uma estruturação para o ensino de didática da Física na formação inicial de professores: contribuições da pesquisa na área, 2013. Tesis (Doctorado en Educación para la Ciencia) - Faculdade de Educação. Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Bauru, SP. Brasil, 2013.

CASTIBLANCO, Olga; NARDI, Roberto. Didáctica de la Física. Sao Pablo, Brasil. Editorial Escrituras, Livraría da Física, 2022.

CASTIBLANCO, Olga; VIZCAINO, Diego. Re(conocimiento) de la disciplina a partir de ejercicios metacognitivos. Revista Internacional de Aprendizaje en Ciencia, Matemáticas y Tecnología, v. 5, n. 1, p.29-39, 2018.

CASTIBLANCO, Olga; VIZCAÍNO, Diego. Obstáculos epistemológicos en el aprendizaje de algunos conceptos de Física, pp.180-205. In A. Shigunov, A. Coelho, D. Strieder, & I. Forunato, A formaçao de professores de Física em discussao: pasado, presente e perspectivas, Itapetininga, Brasil: Ediçoes Hipotese, 2020.

CORRÊA, Nancy; PASSOS, Marinez; ARRUDA, Sergio. Metacognition and relationships with knowledge. Ciênc. Educ., v. 24, n. 2, p. 517-534, 2018.

DANTAS, Claudio; MASSONI, Neusa; DOS SANTOS, Flavia. A avaliação no Ensino de Ciências Naturais nos documentos oficiais e na literatura acadêmica: uma temática com muitas questões em aberto. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 1, n. 43, 2017.

FLICK, Uwe. Introducción a la Investigación Cualitativa. Ediciones Morata, 2004.

HEISENBERG, Werner. Problemas filosóficos de la Física de las partículas elementales. Real Academia de Ciencias Exactas, Físicas y Naturales, 1925.

MINISTERIO DE EDUCACIÓN, CULTURA Y DEPORTE, ESPAÑA, MECD. Criterios de evaluación y estándares de aprendizaje evaluables de la materia Física y Química de 4º de ESO, 2015.

NÓVOA, Antonio. Formação de professores e profissão docente. In Nóvoa, A. Os professores e a sua formação. Dom Quixote, 1992.

ORLANDI, Enni. Análisis del discurso. Principios y procedimientos. LOM Ediciones, UMCE, 2012.

OSSES, Sonia, & JARAMILLO, Sandra. Metacognición: un camino para aprender a aprender. Estudios Pedagógicos, XXXIV, n1, p.187-197, 2008.

PAPALEONTIOU-LOUCA, E. Metacognition. In D. Phillips. Encyclopedia of Educational Theory and Philosophy, SAGE Publications, Inc, 2014, p.523-526.

PASQUARELLI, Vicente., OLIVEIRA, Thais. Aprendizagem baseada em projetos e formação de professores: uma possibilidade de articulação entre as dimensões estratégica, humana e sócio-política da didática. Góndola, Enseñ Aprend Cienc, v. 12, n. 2, p.186-203, 2017.

SIERRA, Laura. La epistemología en la formación del profesor para la didáctica de la física, 2021. Trabajo de Grado (Licenciatura en Física)-Facultad de Ciencias y Educación. Universidad Distrital Francisco José de Caldas-UDFJC, Bogotá, 2021.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Editora Vozes, 2005.

VIAU, Javier; MORO, Lucrecia. El Perfil Epistemológico de Bachelard y los Módelos Didácticos: La Transferencia Epistemológica en Alumnos de Nivel Medio. Cuadernos de educación, año 9, n. 9, p.153-164, 2011.

WHITE, Barbara; FREDERIKSEN, John. Inquiry, Modeling, and Metacognition: Making Science Accessible to All Students. Cognition and Instruction, v. 16, n. 1, p.3-118, 1998.

ZEICHNER, K. Formando professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In R. Barbosa, Formação de educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003.

Downloads

Publicado

2022-12-26

Como Citar

Sierra Pacheco, L. E., & Castiblanco Abril, O. L. (2022). Caracterizando el pensamiento metacognitivo del profesor de Física en formación. Revista De Iniciação à Docência, 7(2), 188-207. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i2.11186