Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10414

Palavras-chave:

Planejamento Pedagógico, Professor de Língua Portuguesa, Ensino Remoto Emergencial, Análise de conteúdo, Questionário on-line

Resumo

O planejamento pedagógico constitui-se mais do que uma atividade organizacional do trabalho do professor, pois o ato de planejar envolve interrelação entre aspectos educativos e realidades sociais, políticas, culturais vivenciadas pelos atores educacionais. Nesse sentido, integra as atividades da escola aos contextos sociais, com vista à transformação dessas realidades. Assim, pressupõe uma ação colaborativa, reflexiva e integradora. Por essa perspectiva, este artigo apresenta discussão que atende a um dos objetivos específicos de uma pesquisa de pós-doutorado, a saber: conhecer como ocorreu o planejamento pedagógico do professor para a realização de aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Metodologicamente, parte-se de uma abordagem qualitativa e método análise de conteúdo. Os participantes desta pesquisa foram 36 professores que integram o sistema público de ensino, tanto da esfera estadual quanto da municipal, em uma localidade no interior da Bahia. Os achados da pesquisa nos mostraram a existência de desafios pedagógicos para a realização do planejamento colaborativo e participativo durante o ERE devido a alguns fatores, dentre eles a ampliação na carga horária de trabalho do professor, a modificação na atribuição do papel docente e a necessidade de formação do professor para vivenciar o contexto educacional on-line.

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Biografia do Autor

Úrsula Cunha Anecleto, Universidade Estadual de Feira de Santana

Pós-doutoranda no Programa de Educação e Diversidade (UNEB). Doutora em Educação (UFPB). Mestra em Crítica Cultural (UNEB). Docente no Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL/UEFS) e no Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UEFS). Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Professora Adjunta no Departamento de Educação (DEDU/UEFS). Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET/CNPq). Coordenadora do Projeto de Pesquisa Tecnologias, letramentos e formação: itinerâncias e trânsitos na cultura digital, desenvolvido na UEFS. E-mail: ucanecleto@uefs.br.

Obdália Santana Ferraz Silva, Universidade do Estado da Bahia

Pós-doutorado em Língua e Cultura (PPGLinC), pelo Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) com bolsa PNPD-CAPES (Edital 02/2019). Doutorado em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2012). Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2006). Graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (1992). Atualmente, é professora do Curso de Letras/Português da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Campus XIV; professora do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade, do Campus XIV/ UNEB; professora do PPGEDUC/UNEB, Campus I. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em (Multi)letramentos, Educação e Tecnologias (GEPLET). E-mail: bedaferraz@hotmail.com.

 

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Publicado

2022-07-10

Como Citar

Anecleto, Úrsula C., & Silva, O. S. F. (2022). Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE . Revista De Iniciação à Docência, 7(1), 135-152. https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10414