Planejamento pedagógico para o espaço-tempo aula: reflexões sobre o ato de planejar durante o ERE
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v7i1.10414Palavras-chave:
Planejamento Pedagógico, Professor de Língua Portuguesa, Ensino Remoto Emergencial, Análise de conteúdo, Questionário on-lineResumo
O planejamento pedagógico constitui-se mais do que uma atividade organizacional do trabalho do professor, pois o ato de planejar envolve interrelação entre aspectos educativos e realidades sociais, políticas, culturais vivenciadas pelos atores educacionais. Nesse sentido, integra as atividades da escola aos contextos sociais, com vista à transformação dessas realidades. Assim, pressupõe uma ação colaborativa, reflexiva e integradora. Por essa perspectiva, este artigo apresenta discussão que atende a um dos objetivos específicos de uma pesquisa de pós-doutorado, a saber: conhecer como ocorreu o planejamento pedagógico do professor para a realização de aulas de Língua Portuguesa durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Metodologicamente, parte-se de uma abordagem qualitativa e método análise de conteúdo. Os participantes desta pesquisa foram 36 professores que integram o sistema público de ensino, tanto da esfera estadual quanto da municipal, em uma localidade no interior da Bahia. Os achados da pesquisa nos mostraram a existência de desafios pedagógicos para a realização do planejamento colaborativo e participativo durante o ERE devido a alguns fatores, dentre eles a ampliação na carga horária de trabalho do professor, a modificação na atribuição do papel docente e a necessidade de formação do professor para vivenciar o contexto educacional on-line.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel. Ofício de mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis: Vozes, 2000.
BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CONTRERAS DOMINGO, José. La autonomía del professorado. Madrid: Morata, 2001.
DIAS, Alfrancio Ferreira. Relações de gênero no trabalho docente: um estudo de caso no Colégio Estadual Atheneu Sergipense. Orientador: Maria Helena Santana Cruz. 2013. 241 f. Tese (Doutorado) - Curso de Sociologia, Núcleo de Pós-graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/6264/1/ALFRANCIO_FERREIRA_DIAS.pdf. Acesso em: 26 jan. 2022.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 3 ed. Tradução Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2010.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. Disponível em: http://www.crmariocovas.sp.gov.br/int_a.php?t=014. Acesso em: 02 mar. 2022.
MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I. M. Por que planejar? Como planejar?: currículo, área, aula. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. Petrópolis: Vozes, 2007. Disponível em: https://www.academia.edu/25698906/MOSCOVICI_S_Representa%C3%A7%C3%B5es_Sociais. Acesso em 02 mar. 2022.
OLIVEIRA, Sidmar da S.; SILVA, Obdália. S. F.; SILVA, Marcos José de O. Educar na incerteza e na urgência: implicações do ensino remoto ao fazer docente e a reinvenção da sala de aula. Educação, v. 10, n. 1, p. 25–40, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9239. Acesso em: 24 jan. 2022.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, Selma Garrido. (Org). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
PIMENTEL, Mariano; CARVALHO, Felipe da Silva Ponte. Princípios da Educação Online: para sua aula não ficar massiva nem maçante! SBC Horizontes, maio 2020. ISSN 2175-9235. Disponível em: <http://horizontes.sbc.org.br/index.php/2020/05/23/principios-educacao-online>. Acesso em: 20 fev. 2022.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 13 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TELES, L. A. Dimensões da aprendizagem colaborativa no design e gerenciamento de ambientes online. ARTEFACTUM - Revista de Estudos em Linguagens e Tecnologias. ANO VII – N° 02 / 2015. Disponível em: http://artefactum.rafrom.com.br/index.php/artefactum/article/view/780/472. Acesso em: 29 jan. 2022.
VASCONCELLOS, Celso. dos S. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. 19 ed. São Paulo: Libertad, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista de Iniciação à Docência
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.