As percepções dos egressos do Pibid da área de Ciências da Natureza: implicações do programa na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.22481/riduesb.v6i2.8940Palabras clave:
Formação inicial, Constituição identitária, Autonomia, Formação continuadaResumen
O objetivo da presente pesquisa foi investigar as percepções dos egressos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da área de Ciências da Natureza em relação às contribuições que o programa teve na sua formação inicial e na sua constituição identitária docente. A presente pesquisa utiliza o método qualitativo e foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O processo metodológico consistiu em investigar os trabalhos acadêmicos brasileiros (teses e dissertações) disponíveis na BDTD utilizando como palavra-chave “egressos pibid”, para isso foi selecionado os anos de 2015-2019. Após selecionarmos os trabalhos que contemplavam o objetivo da pesquisa, realizou-se a análise de conteúdo. A partir da pesquisa realizada, destacamos que o programa apresenta contribuições positivas para os egressos da área de Ciências da Natureza, fornecendo subsídios para constituição da identidade docente de um professor reflexivo.
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