Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13517

Palavras-chave:

Estágio Supervisionado, Educação Básica, Pedagogia Presencial, Pedagogia PARFOR, Formação docente

Resumo

O artigo retrata duas vivências distintas de realização do estágio curricular supervisionado na Educação Básica, a primeira realizada presencialmente em turma dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a segunda desenvolvida na Educação Infantil no contexto da pandemia de Covid-19. Objetivou-se contrapor os discursos das acadêmicas quanto às contribuições das atividades teórico-práticas de estágio realizadas presencialmente e remotamente nos cursos de Pedagogia presencial e PARFOR. O estudo de cunho qualitativo, exploratório e descritivo analisou, por meio da Análise de Conteúdo (Bardin, 2010), as vivências das acadêmicas a partir do relatório final de estágio produzido por elas e por um questionário respondido via Google Forms. Dos resultados destacaram-se a fragilidade nas relações interpessoais entre as estagiárias e as professoras que as receberam em suas salas de aula; a relevância do professor no contexto tecnológico; a influência de familiares no processo de ensino e de aprendizagem e a realidade socioeconômica e cultural interferindo nas condições de aprendizagem online.

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Biografia do Autor

Simone de Souza, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação para a Ciência e a Matemática (PCM- UEM), professora adjunta do Departamento de Teoria e Prática da Educação da Universidade Estadual de Maringá.

Cristiane Batistioli Vendrame, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Estadual de Maringá. Docente pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora da Educação Básica do Estado do Paraná. E-mail: cbvendrame@uem.br

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Souza, S. de, & Vendrame, C. B. (2024). Estágio Supervisionado na Educação Básica: experiências distintas contribuindo para a formação do pedagogo. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13517, 1-16. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13517

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas