O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597

Palavras-chave:

Formação inicial, Estágio supervisionado, Saberes profissionais, Prática educativa

Resumo

Por ser especificamente humana, a eticidade pertence à formação e à prática docente, exigindo os seguintes saberes: apreensão da realidade, reflexão crítica sobre a prática, autonomia, pesquisa e competência profissional. O estudo explicita como esses cinco saberes docentes, elucidados por Paulo Freire (2022), são contemplados pelo estágio curricular supervisionado do curso de Licenciatura em Ciências Naturais: habilitação em Física de uma Instituição pública do interior paulista. Utilizou-se a análise textual discursiva (Moraes, 2003), aplicada ao diário de campo de um estagiário, como procedimento metodológico. Os dados foram organizados em três unidades de análise e classificados em cinco categorias correspondentes aos cinco saberes tratados no estudo. Verificou-se que o estágio é um espaço formativo para os saberes intrínsecos ao ato educativo por envolver o futuro professor em conhecimentos profissionais, apropriação das realidades de atuação, avaliações constantes do ensinar-aprender e práticas ausentes de reprodução mecânica. Concluiu-se que, sendo um espaço formativo para os saberes freireanos, o estágio possibilitou a formação inicial de um educador capaz de exercer sua profissão, de modo singular, com a eticidade que o caráter humano da prática educativa demanda, responsabilizando-se pela humanização de seus educandos.

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Biografia do Autor

Tiago Donizete Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Licenciado em Ciências Naturais: habilitação em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São João da Boa Vista e professor de Ciências Naturais contratado pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Email: ti.donizetealves@gmail.com. 

Andréia Silva Abbiati, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UNICAMP e Docente da área de Educação/Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Câmpus São João da Boa Vista. Email: andreia.abbiati@ifsp.edu.br. 

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Publicado

2024-05-28

Como Citar

Alves, T. D., & Abbiati, A. S. (2024). O estágio curricular supervisionado como espaço formativo para os saberes necessários à prática educativa. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13597, 1-20. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13597

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas