Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13689

Palavras-chave:

Orientação Profissional, Ensino Médio, Projeto de vida, Psicologia

Resumo

Neste relato apresenta-se resultados de uma prática de Orientação Profissional em uma escola pública de Vitória da Conquista, Bahia, realizada com estudantes da terceira série do Ensino Médio, por meio de um estágio supervisionado da licenciatura. A Orientação Profissional consiste em um conjunto de atividades que visam auxiliar os estudantes a refletirem sobre qualificação profissional, mercado de trabalho e oportunidades. Durante o processo, os alunos vivenciam atividades que abordam o autoconhecimento e que abordam informações sobre os caminhos possíveis após o término do Ensino Médio. Para essa prática, foram utilizados os horários do componente curricular Projeto de Vida. O processo de estágio supervisionado foi construído mediante os estudos da Psicologia Escolar/Educacional e amparado pela construção dos saberes da docência em Psicologia. A metodologia proposta foi desenvolvida por meio de oito encontros presenciais, de aproximadamente sessenta minutos, com a utilização de questionários, dinâmicas, realização de roda de conversa e construção de material em sala de aula. Os resultados apontam que a Orientação Profissional instrumentaliza os estudantes de forma crítica, considerando limites e possibilidades do contexto de vida de cada um, acerca da escolha profissional a partir do término do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lohana Oliveira Leite, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bacharela e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. E-mail: lohana.o.leite@gmail.com

Paloma Lima Viana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Bacharela e Licenciada em Psicologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. E-mail: palomalv09@gmail.com

Carmem Virgínia Moraes da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Pós-doutora em Psicologia; Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Estudos em Psicologia da UESB - NUPEP; Professora Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB. E-mail: carmem.virginia@uesb.edu.br

Referências

AGUIAR, W. M. J. de. A escolha na orientação profissional: contribuições da psicologia sócio-histórica. Psicol. educ., São Paulo, n. 23, p. 11-25, dez. 2006. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752006000200002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em 11 mai. 2023.

AITA, E. B.; RICCI, P. S. P; TULESKI, S. C. A orientação profissional na perspectiva da psicologia histórico-cultural. Psicol. Esc. Educ., Maringá, v. 16, n. 1, p. 175-177, June 2012.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 1. ed. São Paulo: Brasiliense, 2007.

BOCK, Silvio Duarte. Orientação profissional: abordagem sócio-histórica. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2018.

BRINQUEDISTASBLOG. 60 Dinâmicas de grupo. [s.d.] Disponível em: <https://brinquedistasblog.files.wordpress.com/2016/05/120-dinc3a2micas.pdf>. Acesso em: 07 nov. 2023.

CARVALHO, T. O. de; MARINHO-ARAÚJO, C. M. Psicologia Escolar e Orientação Profissional: Fortalecendo as convergências. Revista Brasileira de Orientação Profissional, São Paulo, vol. 11, n. 2, 2010, p. 219-228. Disponível em: <https://www.redalyc.org/pdf/2030/203016849007.pdf>. Acesso em: 11 mai. 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. 25. ed. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1996.

HADDAD, C. R.; PEREIRA, M. de F. R. Pedagogia Histórico-Crítica e Psicologia Histórico Cultural: inferências para a formação e o trabalho de professores. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 106–117, 2013. DOI: 10.9771/gmed.v5i2.9703.

INTERSABERES. Novo ensino médio: o que é projeto de vida? Disponível em: /https://www.intersaberes.com/blog/novo-ensino-medio-o-que-e-projeto-de-vida/. Acesso em: 11 mai. 2021.

LIMA, L. P. de; SILVA, B. da; OLIVEIRA, J. N. de. Licenciatura em Psicologia: Debates Atuais e Relato de uma Intervenção na Formação de Professores. Psicol. Ensino & Form., São Paulo, v. 7, n. 2, p. 92-101, 2016. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-20612016000200009&lng=pt&nrm=iso/>. Acesso em: 11 mai. 2023.

MUSSI, R. F. de F.; FLORES, F. F.; ALMEIDA, C. B. de. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i48.9010.

ROCKCONTENT. 10 dinâmicas de grupo para melhorar a convivência e desenvolver a proatividade entre os funcionários. Disponível em: /https://rockcontent.com/br/blog/dinamica-de-grupo/. Acesso em: 07 nov. 2023.

SCHUTZ, J. A.; COSSETIN, V. L. F. Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiro. Educação. UNISINOS, São Leopoldo, v. 23, n. 2, p. 209-225, abr. 2019. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2177-62102019000200209&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 17 mai. 2023. Epub 30-Abr-2020. https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.01.

SEKKEL, M. C.; BARROS, C. C. Licenciatura em Psicologia: temas atuais. 1 ed. São Paulo: Zagodoni, 2013.

SPACCAQUERCHE, M. E., & FORTIM, I. Orientação profissional: Passo a passo. São Paulo, SP: Paulus, 2009 Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=Z86AEAAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&ots=fL9HiTNQVp&sig=xwJZjIUhAlMScsO4s9MM90WMZe8&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 11 mai. 2023.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.

VYGOTSKY, L.; LURIA, A; LEONTIEV, A. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Trad. Maria da Penha Villalobos. 11ª ed. São Paulo: Ícone, 2010.

TERMINOU O ENSINO MÉDIO, O QUE FAZER? CONFIRA AS POSSIBILIDADES DE CARREIRA PARA VOCÊ SEGUIR. YouTube. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=iH-he6N8-L0>. Acesso em: 11 maio. 2023.

VALE A PENA FAZER CURSO TÉCNICO? CURSOS TÉCNICOS TEM EMPREGO? YouTube. 2021. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nZeLt_mKIzI>. Acesso em: 11 maio. 2023.

VOCÊ SABE O QUE É EMPREENDEDORISMO? YouTube. 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=24lyMv6BrbY&t=3s>. Acesso em: 11 maio. 2023.

Downloads

Publicado

2024-05-27

Como Citar

Leite, L. O., Viana, P. L., & Silva, C. V. M. da. (2024). Orientação profissional: relato de experiência com alunos da 3ª série do Ensino Médio. Revista De Iniciação à Docência, 9(1), e13689, 1-15. https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.13689

Edição

Seção

Dossiê: Estágio Supervisionado nas Licenciaturas