Cordéis na escola: a literatura como homenagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14152

Palavras-chave:

Literatura e ensino, Letramento Literário, PIBID, Poesia

Resumo

Este artigo é um relato de experiência de uma sequência didática aplicada em turmas dos anos finais do Ensino Fundamental II, durante as aulas de Língua Portuguesa, numa escola municipal da rede pública de ensino de Minas Gerais. As práticas pedagógicas foram regidas por bolsistas do PIBID, sob a supervisão da professora supervisora das turmas. Partiu-se do livro Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis (2017), de Jarid Arraes. E, na perspectiva do letramento literário (Cosson, 2009), buscou-se conhecer e valorizar o gênero literatura de cordel e produzir cordéis com o fito de homenagear personalidades locais, nacionais e/ou internacionais escolhidas pelos próprios estudantes. O produto final das aulas evidenciou um uso do texto literário para a constituição de sentidos e de identidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Gonçalves de Souza Santos, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada pela Universidade de São Paulo (2018). Professora de Literatura no Departamento de Letras da UFV.

Maria Clara Barbosa Bernardo, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Letras - português e literaturas de língua portuguesa (licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Pedro Henrique Fagundes dos Santos, Universidade Federal de Viçosa

Graduando em Letras - português e literaturas de língua portuguesa (licenciatura) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV)

Referências

ASSARÉ, Patativa. “A Triste Partida”. In: Cordéis e Outros Poemas. Fortaleza: Edições UFC, 2006, p. 9-13.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (2017). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/#fundamental/lingua-portuguesa-no-ensino-fundamental-anos-finais-praticas-de-linguagem-objetos-de-conhecimento-e-habilidades. Aceso em: 6 dez. 2023.

BRASIL. Pibid - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2023). Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/educacao-basica/pibid/pibid. Acesso em: 6 dez. 2023.

ARRAES, Jarid. Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis. São Paulo: Pólen, 2017.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2009.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ª ed. São Paulo: Autores associados, Cortez, 1989.

OLIVEIRA, Luciano Amaral. Coisas que todo professor de português precisa saber: a teoria na prática. São Paulo: Parábola, 2019.

PAULINO, Graça. Formação de leitores: a questão dos cânones literários. Revista Portuguesa de Educação, v. 17, n.1, p. 47-62, 2004 Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37417104.pdf. Acesso em: 6 dez. 2023.

PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Parábola: São Paulo, 2022.

SECCHIN, Antonio Carlos. Percursos da poesia brasileira: do século XVIII ao XXI. Belo Horizonte: Autêntica/UFMG, 2018.

Downloads

Publicado

2024-05-06

Como Citar

Santos, N. G. de S., Bernardo, M. C. B., & Santos, P. H. F. dos. (2024). Cordéis na escola: a literatura como homenagem. Revista De Iniciação à Docência, 9(1). https://doi.org/10.22481/riduesb.v9i1.14152