ENTRE O LANÇAR, APANHAR E CRUZAR DE GRITOS: A COMPREENSÃO RESPONSIVA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Ester Maria de Figueiredo Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

Esta pesquisa debruça-se em uma análise discursiva do capítulo Intervalo do livro didático do Ensino Médio e objetiva analisar a compreensão responsiva no desenrolar das atividades e o letramento literário nas proposições de leitura do texto literário. A base teórica refere-se à Bakhtin (1981, 1997), Faraco (2009), Paulino e Cosson (2009). A análise teve como corpus o livro didático “Português; linguagens”, aprovado no PNLEM 2012 e como metodologia aplicada tomou como base a ordem metodológica proposta por Bakhtin/Volochinov (1981). Evidencia-se a inserção dialógica da comunidade pedagógica, para que com isso o LD possa promover não apenas a transmissão de conteúdos, mas também um parâmetro enunciador. Entre enunciados compõe-se a comunidade de vozes, portanto entre as vozes do projeto editorial, dos professores, da coordenação e do aluno é que será tecida a trama de ensino capaz de levá-los a, juntos, se apropriar da literatura, para, enfim experienciar o mundo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aparecida de Fátima Brasileiro Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: Cultura, Educação e Linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – Uesb.

 

Ester Maria de Figueiredo Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (Ufba). Professora titular da Uesb.

 

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Teixeira, A. de F. B., & Souza, E. M. de F. (2018). ENTRE O LANÇAR, APANHAR E CRUZAR DE GRITOS: A COMPREENSÃO RESPONSIVA E O LETRAMENTO LITERÁRIO NO LIVRO DIDÁTICO DO ENSINO MÉDIO. fólio - Revista De Letras, 5(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3335

Edição

Seção

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS