“ELES SÃO RICOS, MAIS EDUCADOS, HONESTOS E BONITOS”: OS ESTEREÓTIPOS DE ESTRANGEIROS DE PAÍSES ANGLÓFONOS EM NARRATIVAS DE EDUCANDOS BRASILEIROS

Autores

  • Antonio Eliseu Lemos Leal Sena Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)
  • Diógenes Cândido de Lima Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Resumo

O objetivo deste artigo é tratar de estereótipos com a aplicação de alguns dos conceitos formulados por estudiosos da Linguística Aplicada, Comunicação e Análise do Discurso que tratam de temas como representação, estereótipos e a relação entre o eu e o outro na contínua construção e reconstrução da identidade. Para compreendermos um pouco essas formações imaginárias, tomaremos como objeto de análise algumas narrativas elaboradas por educandos de uma escola pública e uma particular, da cidade de Vitória da Conquista, Bahia. Esses textos nos permitem analisar como as representações estereotipadas podem estar diretamente associadas a uma relação de poder; mesmo os estereótipos classificados como positivos carregam em si uma enorme carga de segregação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Eliseu Lemos Leal Sena, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Mestre em Letras: cultura, educação e linguagens pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Diógenes Cândido de Lima, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb)

Doutor em Educação/Estudos da Linguagem pela Southern Illinois University at Carbondale (SIUC) e professor do Departamento de Estudos e Literários da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

 

Downloads

Publicado

2018-04-02

Como Citar

Sena, A. E. L. L., & Lima, D. C. de. (2018). “ELES SÃO RICOS, MAIS EDUCADOS, HONESTOS E BONITOS”: OS ESTEREÓTIPOS DE ESTRANGEIROS DE PAÍSES ANGLÓFONOS EM NARRATIVAS DE EDUCANDOS BRASILEIROS. fólio - Revista De Letras, 5(2). Recuperado de https://periodicos2.uesb.br/index.php/folio/article/view/3332

Edição

Seção

CULTURA, EDUCAÇÃO & LINGUAGENS