Abordagens científicas acerca do impacto da Avaliação Institucional em larga escala no trabalho docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poligs.v3i2.11310

Palavras-chave:

Avaliação Educacional, Avaliação em Larga Escala, Gestão Educacional, Planejamento Educacional, Trabalho Docente

Resumo

O artigo apresenta uma revisão da literatura científica acerca das avaliações educacionais em larga escala no Brasil. Seu objetivo é verificar a como esta literatura aborda o impacto da avaliação educacional nas práticas docentes. Trata-se de uma pesquisa básica, de análise qualitativa, de caráter explicativo, que se insere na categoria de pesquisa bibliográfica. A partir de levantamento em cinco repositórios nacionais, identificou-se número bastante reduzido (3,2 %) de produções científicas que fazem referência aos impactos das avaliações educacionais em larga escala no trabalho docente. Apesar de estas produções serem bastante críticas, não se percebe nelas qualquer proposição contra-hegemônica, tampouco a consciência da relação entre educação versus capital como determinante das sucessivas reformas educacionais. Possivelmente, isto se deve ao fato de suas análises não considerarem classe social como categoria central.

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Biografia do Autor

Viviana Gmach, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua como docente da Educação Básica na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, RJ. É membro do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ), atuando na linha de pesquisas sobre Trabalho Docente.

José dos Santos Souza, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutor em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), com estágio de pós-doutoramento pela Faculdade de Educação da UNICAMP. Atualmente é professor associado IV de Economia Política da Educação e de Política Educacional do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde integra o quadro docente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ). É Líder do Grupo de Pesquisas Sobre Trabalho, Política e Sociedade (GTPS/UFRRJ); é editor da Revista Trabalho, Política e Sociedade; é membro da Rede Universitas-BR; é membro associado da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (ANPEd) e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política Educacional e em Gestão de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Estado e Políticas Públicas; Gestão Educacional; Trabalho, Educação e Políticas Públicas; Educação Profissional e Tecnológica.

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Publicado

2022-12-27

Como Citar

GMACH, V.; SOUZA, J. dos S. Abordagens científicas acerca do impacto da Avaliação Institucional em larga escala no trabalho docente. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 3, n. 2, p. 139-158, 2022. DOI: 10.22481/poligs.v3i2.11310. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/11310. Acesso em: 19 abr. 2024.