Um olhar crítico sobre os documentos legais que norteiam os Conselhos de Classe no Instituto Federal do Acre (IFAC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12163

Palavras-chave:

Conselho de classe, Gestão democrática e participativa, Instituto Federal do Acre

Resumo

O presente estudo objetivou identificar os documentos norteadores legais que tratam sobre Conselho de Classe como instrumento de gestão democrática e participativa no Instituto Federal do Acre (IFAC), verificando sua consonância com a legislação nacional. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de objetivo exploratório. Quanto ao procedimento de coleta de dados, esse se dará pelo uso das pesquisas documental e bibliográfica, valendo-se da legislação nacional, das resoluções do Ifac e de autores que tratam sobre a temática em estudo. Os resultados indicam que, apesar de o Ifac vir procurando em seus documentos legais, refletir a intencionalidade de exercer uma gestão democrática e participativa, a Resolução 19/2021, excluiu a participação dos estudantes nesse colegiado. Em suma, destaca-se a necessidade de reflexão sobre a ação do conselho de classe dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Ifac, com a garantia da participação factual dos estudantes nesse colegiado para construção de uma gestão democrática e participativa plena.

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Biografia do Autor

Wemerson Fittipaldy de Oliveira, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Mestre em Educação Profissional (ProfEPT) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre – IFAC. Técnico Pedagogo do IFAC. Membro do Grupo de Pesquisa - Relações Socias e Educação – RESOE/IFAC. Correio eletrônico: wemerson.oliveira@ifac.edu.br

Mário Sérgio Pedrosa Lobão, Instituto Federal do Acre (IFAC)

Pós-doutorando em Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Docente curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no IFAC. Membro do Grupo de Pesquisa - Relações Socias e Educação – RESOE/IFAC. Correio eletrônico: mario.lobão@ifac.edu.br.

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Publicado

2023-06-30

Como Citar

OLIVEIRA, W. F. de; LOBÃO, M. S. P. . Um olhar crítico sobre os documentos legais que norteiam os Conselhos de Classe no Instituto Federal do Acre (IFAC). Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 67-92, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i1.12163. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12163. Acesso em: 22 jul. 2024.