Planejamento e Gestão: os planos de educação no Brasil e a organização das Políticas Educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i2.8736

Palavras-chave:

Plano Municipal de Educação , Plano Nacional de Educação, Políticas Públicas Educacionais

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica de conceitos estruturantes necessários a compreensão dos elementos articuladores para a concretização do Plano Municipal de Educação – PME.  O estudo ora apresentado é parte estruturante da dissertação de mestrado intitulada “Territórios da região metropolitana de Belo Horizonte: desafios desvelados nos planos municipais de educação” e que se encontra em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação- PPGED/UFVJM e, portanto, decorre de um estudo bibliográfico, considerado do ponto de vista metodológico, uma das etapas necessárias ao desenvolvimento da pesquisa documental, que orienta a organização da mencionada dissertação. As principais bases teóricas que sustentam este estudo estão pautadas em: Cury (1998), Saviani (2014), Romanelli (1996) e Azevedo (0000). Arcabouço este que instrumentaliza a compreensão acerca de importantes discussões, necessárias à compreensão do objeto de estudo em questão. Neste sentido, o estudo bibliográfico desvela um importante direcionamento que confirma a importância das políticas públicas educacionais para o planejamento e gestão municipal. Reforça ainda a relevância de um Plano Nacional de Educação com força de lei para a construção de um sistema articulado de ensino que dialogue com as demandas nacionais e regionais. Desvela ainda a importante função do PME como instrumento auxiliar no planejamento municipal. Por tal perspectiva, os Planos de Educação se configuram como uma ferramenta de gestão por uma perspectiva democrática.

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Biografia do Autor

Wilmara das Graças Pereira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Mestranda em educação; Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Brasil; Aluna do Programa de Pós-graduação (PPGED-UFVJM). wilmarapereira@yahoo.com.br.

Mara Lúcia Ramalho, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC/MG (2016). Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM. Líder do grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas, Práticas e formação dos profissionais da educação (GEPPRAFPE). mararamalho03@yahoo.com.br.

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Publicado

2021-10-20

Como Citar

PEREIRA, W. das G.; RAMALHO, M. L. . Planejamento e Gestão: os planos de educação no Brasil e a organização das Políticas Educacionais. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 2, p. 133-154, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i2.8736. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8736. Acesso em: 3 dez. 2021.

Edição

Seção

Artigos