A política de formação e valorização de Professores no Brasil: descontinuidades e disputas de projetos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12481

Keywords:

Políticas públicas, Política de formação docente, Valorização docente

Abstract

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a formação e a valorização docente no Brasil, no campo das políticas públicas educacionais, tendo como base a análise da legislação, da história e da produção de autores nacionais e internacionais que pesquisam sobre o tema. O texto problematiza as descontinuidades de políticas e a disputa de projetos na formação e na política de valorização de professores. A partir da análise, conclui que a política de formação e de valorização docente ainda é uma questão que precisa ser discutida e debatida no país e que é necessário compreender os desafios existentes, como a necessidade de um Sistema Nacional de Educação que possa reduzir a incidência de descontinuidade das políticas públicas de formação docente, bem como a revogação de leis que tentam adequar a educação e a formação a interesses de grupos empresariais ao invés dos interesses públicos nacionais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Antônio de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Educação (UESB) - PMBC - Brasil. Professor na rede municipal de educação ede Barra do Choça/BA. Membro do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP/PPGEd/UESB. Correio eletrônico: apcprof9@yahoo.com.br

Dalvani Magnavita Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação (UESB) - SEC/BA - Brasil. Professora na rede municipal de educação de Belo Campo/BA. Membro do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP/PPGEd/UESB

Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação (UFSCar) - PPGED/UESB - Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP/PPGEd/UESB

References

BORGES, Maria Cecília; AQUINO, Orlando Fernández; PUENTES, Roberto Valdez. Formação de professores no Brasil: história, políticas e perspectivas. Revista HistedBR on-line, Campinas, nº 42, p. 94-112, jun. 2011.

BRASIL. Constituição Federal do Brasil de 1988. Brasília, 1988.

BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Institui as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e dá outras providências. Brasília, 1996.

BRASIL. Decreto 6.755 de 19 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação Básica. Brasília, 2009.

BRASIL. Decreto nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com municípios, Distrito Federal e Estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programa e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 25 abr. 2007.

BRASIL. Decreto nº 5.800, de 8 de junho de 2006. Dispõe sobre o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Brasília, 2006.

BRASIL. Decreto nº 6.096, de 24 de abril de 2007. Institui o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). Brasília, 2007.

BRASIL. Portaria Normativa nº 9, de 30 de junho de 2009. Institui o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Brasília, 2009.

BRASIL. Resolução CNE/CP 2/2019 - Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). MEC: Brasília - DF, 2019.

Brasil. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo da educação superior 2021 : resumo técnico [recurso eletrônico] – Brasília : Inep, 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP Nº 01, de 15 de Maio de 2006 – Diretrizes Curriculares Nacionais Para o Curso de Pedagogia – Licenciatura. 146 Diário Oficial da União, Brasília, 16 de maio de 2006, Seção 1, p. 11. Disponível em:. Acesso 25/mai/2022.

BRASIL. Resolução CNE/CP 1/2022 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Profissional Técnica de Nível Médio (EPTNM-Formação). MEC: Brasília - DF, 2022.

BRASIL. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS (INEP). Censo Escolar, 2021. Brasília: MEC, 2022.

GATTI, Bernardete A. Formação de professores no Brasil: características e problemas. Revista Educação e Sociedade. V. 31, n. 113, p.1355-1379, out./dez . Campinas, 2010.

GATTI, B. A.; BARRETTO, E. S. (coord.) Professores do Brasil: impasses e desafios. Coordenado por Bernadete Angelina Gatti e Elba Siqueira de Sá Barreto. Brasília: UNESCO, 2009.

HADDAD, F. O plano de desenvolvimento da educação: razões, princípios e programas. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2008.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo, RS: Feevale, 2013.

SAVIANI, Dermeval. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação v. 14 n. 40 jan./abr. 2009. p. 143155.

SILVA, Renê. Contradições na articulação dos entes federados para a implementação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) no Estado da Bahia.

Dissertação (Mestrado em Educação) – PPGEd da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Vitória da Conquista, 2015.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. Trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis: Vozes, 2005.

VICENTINI, Paula Perin e LUGLI, Rosario Genta. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. . São Paulo, SP: Cortez, 2009. Acesso em: 10 abr. 2022.

Published

2023-06-30

How to Cite

CARVALHO, A. de; FERRAZ, D. M. .; MORORÓ, L. P. . A política de formação e valorização de Professores no Brasil: descontinuidades e disputas de projetos. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21-40, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i1.12481. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12481. Acesso em: 23 nov. 2024.