A política de formação e valorização de Professores no Brasil: descontinuidades e disputas de projetos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v4i1.12481

Palabras clave:

Política pública. Política de Formación Docente. Apreciación del maestro

Resumen

O presente artigo apresenta uma discussão sobre a formação e a valorização docente no Brasil, no campo das políticas públicas educacionais, tendo como base a análise da legislação, da história e da produção de autores nacionais e internacionais que pesquisam sobre o tema. O texto problematiza as descontinuidades de políticas e a disputa de projetos na formação e na política de valorização de professores. A partir da análise, conclui que a política de formação e de valorização docente ainda é uma questão que precisa ser discutida e debatida no país e que é necessário compreender os desafios existentes, como a necessidade de um Sistema Nacional de Educação que possa reduzir a incidência de descontinuidade das políticas públicas de formação docente, bem como a revogação de leis que tentam adequar a educação e a formação a interesses de grupos empresariais ao invés dos interesses públicos nacionais.

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Biografía del autor/a

Antônio de Carvalho, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestrando em Educação (UESB) - PMBC - Brasil. Professor na rede municipal de educação ede Barra do Choça/BA. Membro do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP/PPGEd/UESB. Correio eletrônico: apcprof9@yahoo.com.br

Dalvani Magnavita Ferraz, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Mestranda em Educação (UESB) - SEC/BA - Brasil. Professora na rede municipal de educação de Belo Campo/BA. Membro do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP/PPGEd/UESB

Leila Pio Mororó, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Doutora em Educação (UFSCar) - PPGED/UESB - Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa, Estudo e Formação de Professores - NEFOP/PPGEd/UESB

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Publicado

2023-06-30

Cómo citar

CARVALHO, A. de; FERRAZ, D. M. .; MORORÓ, L. P. . A política de formação e valorização de Professores no Brasil: descontinuidades e disputas de projetos. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 4, n. 1, p. 21-40, 2023. DOI: 10.22481/poliges.v4i1.12481. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/12481. Acesso em: 22 jul. 2024.