A BNCC e o parâmetro do mercado para a qualidade do ensino: contrassenso a uma educação crítico-emancipatória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/poliges.v2i1.8526

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Ciências Humanas, Pedagogia das Competências, Privatização da educação

Resumo

Neste artigo trazemos reflexões a partir de alguns documentos e estudos realizados por pesquisadores que discutem a privatização da educação e as parcerias público-privadas da educação pública que tem acontecido em escala mundial. No contexto educacional tais interesses têm se consolidado por meio de programas educacionais advindos principalmente do Banco Mundial – BM, de agências internacionais como a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico – OCDE, de empresas e Organizações da Sociedade Civil que buscam consolidar o projeto neoliberal na educação. Destacamos para o nosso estudo, a área de Ciências Humanas da Base Nacional Comum Curricular – BNCC e sua pedagogia das competências, a qual tem servido como suporte para a consolidação desses interesses empresariais na educação, implementando uma educação conservadora em detrimento da perspectiva crítico-emancipatória.

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Biografia do Autor

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação (UFMG), Pós-doutorado em Educação e Movimentos Sociais pela UNESP; Professora Titular do DCHEL/UESB; Profa. do PPGED/UESB e do PPGE/UESC –Brasil. Email: arlerp@hotmail.com 

Adelson Ferreira da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Email:ferreira.adelson@yahoo.com.br

Maria Isabel González Terreros, Universidad Pedagógica Nacional de Colombia

Professora e investigadora de la Universidad Pedagógica Nacional de Colombia. Es doctora en Estudios Latinoamericanos por la Universidad Nacional Autónoma de México, UNAM, Magister en Enseñanza de la Historia y Licenciada en Ciencias Sociales por la Universidad Pedagógica Nacional. Correo electrónico: isabelgonzalezt@yahoo.es

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Publicado

2021-05-11

Como Citar

SANTOS, A. R. dos; DA SILVA, A. F. .; TERREROS, M. I. G. . A BNCC e o parâmetro do mercado para a qualidade do ensino: contrassenso a uma educação crítico-emancipatória. Revista de Políticas Públicas e Gestão Educacional (POLIGES), [S. l.], v. 2, n. 1, p. 01-20, 2021. DOI: 10.22481/poliges.v2i1.8526. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/poliges/article/view/8526. Acesso em: 19 abr. 2024.

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Artigos