Conceito de função e formação inicial de professores: uma revisão sistemática de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11393Palavras-chave:
formação inicial de professores, conceito de função, análise vertical, análise horizontalResumo
Este artigo é uma revisão sistemática de literatura com o objetivo de identificar aspectos teóricos e metodológicos de pesquisas sobre o conceito de função na formação inicial. Seguindo os princípios do Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses (PRISMA), 14 artigos foram incluídos como corpus desta revisão sistemática de literatura com base nas suas abordagens teóricas e metodológicas de pesquisa. Para fins comparativos, foram realizadas uma análise vertical e uma análise horizontal que apontam para a transição entre as múltiplas representações do conceito de função e as abordagens e recursos utilizados pelos futuros professores com maior predominância nas pesquisas. As considerações finais revelam como o conceito de função é caracterizado pelos professores na formação inicial, de modo que há dificuldades na construção de seu conhecimento conceitual, além de uma lacuna na existência de pesquisas com essa temática em território nacional.
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