Práticas investigativas no contexto de clubes de ciências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.11612

Palavras-chave:

educação básica, ensino de ciências, iniciação científica, clube de ciências, práticas investigativas

Resumo

Nesta pesquisa, objetivamos analisar e explicitar nas produções científicas publicadas em anais do ENPEC as práticas investigativas em Clubes de Ciências que expressam contribuições para a iniciação científica de estudantes da educação básica. A abordagem é qualitativa, narrativa, na qual realizamos uma busca nos anais do ENPEC no período de 1997 a 2021, utilizando o termo-chave “Clube de Ciências”, onde encontramos 30 produções científicas. Destas, selecionamos 13 artigos com enfoque nas práticas investigativas no contexto de Clubes de Ciências. Após a análise, concluímos que as práticas investigativas em Clubes de Ciências desenvolvidas por meio de atividades de iniciação científica, com momentos de planejar, realizar experimentos, discutir, aceitar críticas construtivas, ter responsabilidades com seus aprendizados e com o meio em que vivem, possibilitam o aprender cientificamente e culturalmente.

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Biografia do Autor

Maria Milena de Oliveira Abreu, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutoranda em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI). Contribuição de autoria: todas as etapas da pesquisa. 

Terezinha Valim Oliver Gonçalves, Universidade Federal do Pará - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade Federal do Pará (PPGECM/IEMCI). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa (Trans)formação. Contribuição de autoria: todas as etapas da pesquisa.

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Publicado

2023-02-10

Como Citar

ABREU, M. M. de O.; GONÇALVES, T. V. O. Práticas investigativas no contexto de clubes de ciências. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e11612, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.11612. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/11612. Acesso em: 13 nov. 2024.