O uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia: uma análise bibliométrica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.12084

Palavras-chave:

covid-19, ensino, aprendizagem, tecnologias das informações

Resumo

A pesquisa tem como objetivo apresentar uma análise bibliométrica de publicações sobre o uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia de Covid-19. A metodologia corresponde a uma pesquisa exploratória quantitativa que realizou uma análise bibliométrica na base da Scopus utilizando as palavras-chave: digital tools and education and post-pandemic. Foram analisados também sete artigos com acesso aberto na base Scopus, que mostram que professores e alunos conseguiram se adaptar ao ensino remoto e ao uso das ferramentas digitais, porém ficou patente a necessidade de maior investimento por parte das instituições de ensino para que estas ferramentas possam ser melhor aproveitadas no ensino presencial. Dessa forma, entende-se a importância do uso da tecnologia na pandemia como vetor para aproximar o aluno a sala de aula, evidenciando a busca de treinamentos e de melhor infraestrutura nas escolas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Metrics

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cleide Ane Barbosa da Cruz, Centro Universitário Estácio de Sergipe - Brasil

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual pela UFS. Docente e Pró-reitora de Pesquisa e Extensão no Centro Universitário Estácio de Sergipe.

Contribuição de autoria: Escrita, supervisão, revisão e edição.

Ariadne Lopes Ecar, Universidade de São Paulo - Brasil

Doutora em Educação e Pós-doutora pela USP. Pesquisadora de Treinamento Técnico 5 da FAPESP.

Contribuição de autoria: Escrita, supervisão, revisão e edição.

Referências

ALEXANDRE, Lourdes Bernadete dos Santos Pito; NUNES, Maria Inês. Problematização sobre a pandemia da covid-19 como auxílio na formação de enfermeiras/os. Revista Nursing, v. 23, n. 266, p. 4294-4300, 2020. DOI: https://doi.org/10.36489/nursing.2020v23i266p4294-4307 Disponível em: http://www.revistanursing.com.br/revistas/266/pg16.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

AZIZAN, Siti Norbaya; HOONG, Angela Siew Hoong; CROSLING, Glenda; ATHERTON, Graeme. Academic Staff’s Perspective on Blended Learning Practices in Higher Education Post COVID-19: A Case Study of a Singaporean University. Asia Pacific Journal of Educators and Education, v. 36, n. 2, p. 205-231, 2021. DOI:10.21315/apjee2021.36.2.11

BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. COVID-19 e Educação: resistências, desafios e (IM) possibilidades. Revista Encantar-Educação, Cultura e Sociedade, v. 2, p. 01-11, 2020. DOI: http://dx.doi.org/ 10.46375/encantar.v2.0010 Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 20 out. 2022.

BORK-HÜFFER, Tabea; KULCAR, Vanessa; BRIELMAIR, Ferdinand; MARKL, Andrea; IMMER, Daniel Marian; JUEN, Barbara; WALTER, Maria Hildegard; KAUFMANN, Katja. University students’ perception, evaluation and spaces of distance learning during the covid-19 pandemic in Austria: What can we learn for post-pandemic educational futures? Sustainability (Switzerland), v. 13, n. 14, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/su13147595 Disponível em: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/14/7595. Acesso em: 12 out. 2022.

BRITO, Savio Breno Pires; BRAGA, Isaque Oliveira; CUNHA, Carolina Coelho; PALÁCIO, Maria Augusta Vasconcelos; TAKENAMI, Iukary. Pandemia da COVID-19: o maior desafio do século XXI. Vigilância Sanitária em Debate: Sociedade, Ciência e Tecnologia, v. 8, n. 2, p. 54-63, 2020. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269X.01531 Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1531. Acesso em: 12 out. 2022.

CENTURIÓN, Wanusa Campos; CRUZ, Cleide Ane Barbosa da Cruz, JESUS, Telmo Oliveira de; COSTA, Ricardo Andrade; JESUS, Jadson Santos de. Cartilha de metodologias ativas e ferramentas para a utilização no ensino híbrido. Aracaju: Editora IFS, 2021.

COQUEIRO, Paulo Henrique da Silva. Professores e Síndrome de Burnout: Percepção a partir da gestão escolar, organização escolar e suporte laboral. 2021. Dissertação (Mestrado). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Faculdade de Ciências Bauru, 2021. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/213483/coqueiro_phs_me_bauru_par.pdf?sequence=3&isAllowed=y. Acesso em: 27 out. 2022.

COSTA, Maria Elizabeth O; OLIVEIRA, Dalgiza Andrade. Ciência da Informação e Bibliometria: mapeamento da produção científica em periódicos brasileiros na temática educação a distância. Biblos: Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação, v. 34, n. 1, p. 19-44, 2020. DOI: https://doi.org/10.14295/biblos.v34i1.11133 Disponível em: https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/11133. Acesso em: 15 out. 2022.

CUNHA, Murilo Bastos de; CAVALCANTI, Cordélia Robalinho de. Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia. Brasília: Briquet de Lemos, 2008.

DIAS, Alderlyane de Oliveira; DIAS, Francisca Auderlânia de Oliveira; FERREIRA, Heraldo Simões. A tecnologia nas aulas de língua portuguesa. Revista Expressão Católica, v. 6, n. 1, jan-jun. p. 11-18, 2017. DOI: https://doi.org/ 10.25190/rec.v6i1.2082 Disponível em: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2082/pdf. Acesso em: 15 out. 2022.

DE MASI, Domenico. Ócio criativo. Rio de Janeiro: Sextante, 2000.

DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 2000.

FERNANDES, Ana Paula Campos; ISIDORIO, Allisson Roberto; MOREIRA, Edney Ferreira. Ensino remoto em meio à pandemia do COVID-19: panorama do uso de tecnologias. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS – CIET, 2020, São Carlos. Anais Eletrônicos [...]. São Carlos, 2020. Disponível em: https://cietenped.ufscar.br/submissao/index.php/2020/article/view/1757. Acesso em: 15 out. 2022.

FERREIRA, João Batista; SADOYAMA, Adriana Santos Prado; CORREIA, Aline Ferreira Campos; GOMES, Pietro Aguiar T de P. Diversidade e gênero no contexto organizacional: um estudo bibliometrico. Revista Pensamento Contemporâneo, v. 9, n. 3, p. 45-66, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.12712/rpca.v9i3.571 Disponível em: https://periodicos.uff.br/pca/article/view/11225. Acesso em: 20 out. 2022.

FERREIRA, João Batista; SILVA, Luciana de Araújo Mendes. O uso da bibliometria e sociometria como diferencial em pesquisas de revisão. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, v. 15, n. 2, 2019. Disponível em: https://rbbd.febab.org.br/rbbd/article/view/1251. Acesso em: 14 set. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

INFANTE-MORO, Alfonso; INFANTE-MORO, Juan C; GALLARDO-PÉREZ, Julia; LUQUE-DE LA ROSA, Antonio. Motivational factors in the use of videoconferences to carry out tutorials in Spanish universities in the post-pandemic period. International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 18, n. 19, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/ijerph181910474 Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/34639774/. Acesso em: 20 out. 2022.

KAWACHI, Edilaine Cristina de Melo; ECAR, Ariadne. Saúde, fake news e a docência na formação profissional e tecnológica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 17, p. 1327-1340, 2022. DOI: https://doi.org/10.21723/riaee.v17i2.15312 Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/15312. Acesso em: 20 out. 2022.

MEDEIROS, José Mauro Gouveia de; VITORIANO, Maria Albeti Vieira. A evolução da bibliometria e sua interdisciplinaridade na produção científica brasileira. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v. 13, n. 3, p. 491–503, 2015. DOI: https://doi.org/ 10.20396/rdbci.v13i3.8635791 Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8635791. Acesso em: 13 set. 2022.

MELO, Anair Silva Lins e; OLIVEIRA, Cristiane Silva de; CAVALCANTE, Julião Matheus Bezerra. As aulas remotas de língua portuguesa no contexto da pan-demia: os desafios de professores de escolas estaduais da região metropolitana do Recife–PE. Revista Científica Novas Configurações – Diálogos Plurais, v. 2, n. 3, p. 300 - 318, 2021. Disponível em: http://www.dialogosplurais.periodikos.com.br/article/6193ccb4a95395378f5c9c84/pdf/dialogosplurais-2-3-300.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

MINUZI, Nathalise Assunção; SANTOS, Leila Maria Araujo; BARIN, Cláudia Smaniotto. O uso de ferramentas digitais na mediação para o ensino remoto. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE ENSINO SUPERIOR Á DISTÂNCIA – ESUD, 17., 2020, Goiânia. Anais eletrônicos [...]. Goiânia, 2020. Disponível em: https://esud2020.ciar.ufg.br/wp-content/anais-esud/210370.pdf. Acesso em: 13 set. 2022.

PICHARDO, Ignácio; LÓPEZ-MEDINA, Esteban ; MANCHA-CÁCERES, Olga; GONZÁLEZ-ENRÍQUEZ, Isabel; HERNÁNDEZ-MELIÁN, Alejandro; BLÁZQUEZ-RODRÍGUEZ, Maribel; JIMÉNEZ, Virginia; LOGARES, Marina; CARABANTES-ALARCON, David; RAMOS-TORO, Mónica; ISORNA, Esther; CORNEJO-VALLE, Mónica; BORRÁS-GENÉ, Oriol. Students and teachers using mentimeter: Technological innovation to face the challenges of the covid-19 pandemic and post-pandemic in higher education. Education Sciences, v. 11, n. 11, 2021. DOI: https://doi.org/10.3390/educsci11110667 Disponível em: https://www.mdpi.com/2227-7102/11/11/667. Acesso em: 20 out. 2022.

RAPANTA, Chrysi; BOTTURI, Luca; GOODYEAR, Peter; GUÀRDIA, Lourdes; KOOLE, Marguerite. Balancing Technology, Pedagogy and the New Normal: Post-pandemic Challenges for Higher Education. Postdigital Science and Education, v. 3, n. 3, p. 715 – 742, 2021. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1007/s42438-021-00249-1. Acesso em: 20 out. 2022.

SANTOS, Vanide Alves de.; DANTAS, Vagner Ramos; GONÇALVES, Anna Beatryz Vieira; HOLANDA, Beatriz Meireles Waked de; BARBOSA, Adriana de Andrade Gaião e. O uso das ferramentas digitais no ensino remoto acadêmico: desafios e oportunidades na perspectiva docente. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 7, 2020, Macieó. Anais eletrônicos [...]. Maceió, 2020. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA19_ID3875_31082020225021.pdf. Acesso em: 10 out. 2022.

SCHWARTZMAN, Gisela; RONI, Carolina; BERK, Michelle; DELORENZI, Erica; Sanchez, Mariana; EDER, Maria Laura. Remote learning assessments in higher education: Teaching decision making when facing a new challenge. RIED-Revista Iberoamericana de Educacion a Distancia, v. 24, n. 2, p. 67-85, 2021. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.24.2.29078 Disponível em: https://revistas.uned.es/index.php/ried/article/view/29078. Acesso em: 20 set. 2022.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2013.

SOUSA, Socorro de Maria Rodrigues; COSTA, Gabriela Oliveira Parentes da; SOUSA, Isaura Danielli Borges de; SOUSA, Rogério Pinto de; SANTOS, Micilane Nascimento dos;

OLIVEIRA, Naianne Geórgia Sousa de; ALMEIDA, Lívia Maria Nunes de; RODRIGUES, Tatyanne Silva; BELFORT, Ilka Kassandra Pereira; TOUSSAINT, Luciana Spindola Monteiro; VIEIRA, Rebeca Natacha Barbosa; FURTADO, Érida Zoé Lustosa; FERREIRA, Sylvia Helena Batista Pires; SILVA, Lucilene Resende da; MOREIRAS, Felipe de Sousa; FERREIRA, Ravena de Sousa Alencar. Reflections on remote learning in the pandemic. Research, Society and Development, v. 10, n. 15, p. 1-8, 2021. DOI: https://doi.org/10.33448/rsd-v10i15.22928 Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/22928. Acesso em: 20 set. 2022.

VARMA, Anurag; JAFRI, Mohammad Shoeb. Covid-19 responsive teaching of undergraduate architecture programs in India: learnings for post-pandemic education. Archnet-IJAR, v. 15, n. 1, p. 189-202, 2021. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/ARCH-10-2020-0234/full/html. Acesso em: 20 set. 2022.

VILLANOVA, Andre Philippe; SILVA, Marcia Regina da. Presença da bibliometria como processo metodológico em teses indexadas no IBICT (2005-2015). Biblionline, v. 14, n. 2, p. 11-24, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1809-4775.2018v14n2.41376 Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/biblio/article/view/41376. Acesso em: 20 set. 2022.

Downloads

Publicado

2024-06-06

Como Citar

CRUZ, C. A. B. da; ECAR, A. L. O uso de ferramentas digitais na educação pós-pandemia: uma análise bibliométrica. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e12084, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.12084. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/12084. Acesso em: 3 jul. 2024.