Estudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v19i50.13004

Palavras-chave:

bandas cabaçais, educação popular, metodologia, práticas educativas

Resumo

O “Estudo de Experivivências” foi bordado para o desenvolvimento da pesquisa “A MUSICA DO COMEÇO DO MUNDO”: caminhos e práticas educativas experivivenciadas pelos pifeiros de São José de Piranhas – Paraíba, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe. Esse jeito outro de pesquisar surgiu da confluência entre o conceito de escrevivência, a ideia de experiência, a proposta de corazonar o fazer científico e a abordagem sentipensante forjados, respectivamente, por Coceição Evaristo, Jorge Larrosa, Guerrero Arias e Fals Borda, permitindo que razão e sensibilidade pudessem caminhar juntas durante a feitura de um trabalho comprometido com a vida, com a cultura popular, com educações e com a brasilidade. Experivivências anteriores, a observação no campo pesquisado, conversas informais, entrevistas, narrativas, diário de campo, vídeos, leituras de imagens e de escritas outras, foram apenas algumas das formas de coleta dos dados que revelaram saberes e fazeres educacionais no contexto cultural em questão.

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Biografia do Autor

Elinaldo Menezes Braga, Universidade Federal de Campina Grande - Brasil

Doutor em Educação pela UFS -SE. Professor do Curso de Letras do CFP/ UFCG. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade.

Contribuição de autoria: Concepção, análise, interpretação dos dados, escrita e revisão crítica.

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Marizete Lucini: Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora do Departamento de Educação da UFS. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade.

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Publicado

2023-12-13

Como Citar

BRAGA, E. M.; LUCINI, M. Estudo de experivivências: um outro jeito de fazer pesquisa. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 19, n. 50, p. e13004, 2023. DOI: 10.22481/praxisedu.v19i50.13004. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13004. Acesso em: 22 dez. 2024.