Prescrições colonizadoras e sobrevoos possíveis sobre o currículo de história

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v18i49.10499

Palavras-chave:

diferença, ensino de história, outro

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar reflexões no âmbito do Ensino de História em diálogo com cenários vivenciados no exercício da docência, na disciplina de História, em uma escola pública do estado de São Paulo, no contexto da pandemia provocada pelo SARS-CoV-2, na modalidade do ensino remoto.  Para tanto, nos ancoramos em relatos coletados durante as aulas ministradas e estudos bibliográficos, no campo dos estudos de currículo e do ensino de História. Esta prática docente possibilitou problematizações entre o conteúdo ofertado em consonância com as diretrizes oficiais e seus desdobramentos entre os estudantes. Diante da relação entre o currículo oficial e os estudantes surgiu a questão central deste trabalho: discutir o lugar do Outro e da Diferença no currículo paulista durante a pandemia. Ao final, tais implicações nos direcionam a pensar que uma educação problematizadora produz alterações tanto na práxis docente, quanto no perfil dos estudantes, refletindo em uma sociedade democrática.

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Biografia do Autor

Guilherme Henrique da Silva, Universidade Federal de Sergipe- Brasil

Guilherme Henrique da Silva. Especialista em Artes e Tecnologia pelo Instituto Federal do Norte de Minas. Mestrando pela Universidade Federal de Sergipe. Pesquisador no Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/CNPq). Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito - http://lattes.cnpq.br/2180957954655055.

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Marizete Lucini. Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente na Universidade Federal de Sergipe. Lider do Grupo de Pesquisa Educação, História e Interculturalidade (GPEHI/CNPq). Contribuição de autoria: participação em todas as etapas do estudo e da escrita do manuscrito - http://lattes.cnpq.br/7998559848634694.

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Publicado

2022-05-01

Como Citar

SILVA, G. H. da; LUCINI, M. Prescrições colonizadoras e sobrevoos possíveis sobre o currículo de história . Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 18, n. 49, p. e10499, 2022. DOI: 10.22481/praxisedu.v18i49.10499. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/10499. Acesso em: 5 nov. 2024.