Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13011

Palavras-chave:

autismo, comunicação alternativa, educação, ensino remoto, teatro

Resumo

Este trabalho objetivou desenvolver estratégias de ensino de teatro com uso da comunicação alternativa e ampliada, de forma remota, para crianças com autismo. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa-ação no contexto da educação teatral. A investigação foi desenvolvida de maio de 2020 a agosto de 2020, semanalmente, integrando um total de 13 encontros, nos quais participaram duas crianças com autismo e seus familiares. Os instrumentos utilizados foram a intervenção, observação participante, gravação em vídeo e registros em relatório. Como resultados destacam-se: o desenvolvimento do simbolismo quando as crianças entraram em contato com os dedoches e sua imagética; o desenvolvimento de aspectos através da arte teatral, como atenção, criação, raciocínio pragmático, comunicação e interação; as famílias se evidenciaram como mediadoras do processo pedagógico e reconheceram as habilidades das crianças. Conclui-se que é possível desenvolver habilidades teatrais por meio dos dispositivos digitais com apoio da Comunicação Alternativa, colaborando para inclusão de crianças com autismo.

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Biografia do Autor

Lucas Wendel Silva Santos, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Educação– PPGED da Universidade Federal de Sergipe; Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial.

Contribuição de autoria: concepção e desenho, aquisição de dados, análise e interpretação dos dados, redação do artigo e aprovação final da versão a ser publicada.

Erica Daiane Ferreira Camargo, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação– PPGED da Universidade Federal de Sergipe; Membro do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial.

Contribuição de autoria: revisão crítica de conteúdo intelectual importante e aprovação final da versão a ser publicada.

Rosana Carla do Nascimento Givigi, Universidade Federal de Sergipe - Brasil

Doutorado em Educação pela UFES; Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe; Líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Interdisciplinar de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Especial e Saúde/Fonoaudiologia, Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2.

Contribuição de autoria: revisão crítica de conteúdo intelectual importante e aprovação final da versão a ser publicada.

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

SANTOS, L. W. S.; CAMARGO, E. D. F.; GIVIGI, R. C. do N. Ensino de teatro para crianças com autismo no contexto da pandemia da covid 19. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13011, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13011. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13011. Acesso em: 25 maio. 2024.