Governança da educação básica no nordeste brasileiro: ações de parceria entre mec e o PNUD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13488

Palavras-chave:

educação pública, governança da educação, parcerias público-privadas, Pnud, organismos internacionais

Resumo

É cada vez mais recorrente associar a ideia de parcerias público-privadas ao campo da educação, por funcionarem como mecanismos de governança que tentam adequar os sistemas educacionais nacionais a um projeto de educação global. Em virtude disto, o PNUD tem sido um dos principais parceiros do Ministério da Educação (MEC) e dos governos brasileiros, com programas que se propõem a inovar para solucionar os problemas de toda ordem da educação pública e, consequentemente, melhorar os índices de qualidade da educação e reduzir a pobreza em nível nacional. Por meio de fundamentação teórica de matiz crítico-dialética, se objetiva destacar aspectos da governança da educação a partir da relação do PNUD com governos locais do Nordeste brasileiro. Conclui-se que o PNUD tem sido um dos principais agentes da governança da educação brasileira, em especial na região do Nordeste brasileiro. Devido aos baixos índices sociais, os programas que foram atuantes na educação pública tinham a função de tentar atender às pautas do sistema do capital, articulando a agenda de política global à política da gestão local da educação.

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Biografia do Autor

Elainy Paula Viturino Braz, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Mestra em Educação pelo PPGE/UFAL. Doutoranda em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Membro dos grupos de pesquisa Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação GP-TESE/UFAL e do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional GAE/UFAL. Bolsista da FAPEAL

Contribuição de autoria: Coleta e análise dos dados, problematização e conceitualização categorias estudadas, redação da primeira versão do texto

Georgia Sobreira dos Santos Cêa, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutora em Educação pela PUC-SP. Docente na Universidade Federal de Alagoas – UFAL . Líder do grupo Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Estado, Sociedade e Educação GP-TESE/UFAL.

 Contribuição de autoria: Análise dos dados, problematização e conceitualização das categorias estudadas, revisão e aprovação da versão final do texto.  

Inalda Maria dos Santos, Universidade Federal de Alagoas - Brasil

Doutora em Educação pela UFPE. Docente na Universidade Federal de Alagoas. Líder do grupo do Grupo de Pesquisa Gestão e Avaliação Educacional - GAE/UFAL.

Contribuição de autoria:  Análise dos dados, problematização e conceitualização das categorias estudadas, revisão e aprovação da versão final do texto.  

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Publicado

2024-10-22

Como Citar

BRAZ, E. P. V.; CÊA, G. S. dos S.; SANTOS, I. M. dos. Governança da educação básica no nordeste brasileiro: ações de parceria entre mec e o PNUD. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 20, n. 51, p. e13488, 2024. DOI: 10.22481/praxisedu.v20i51.13488. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/13488. Acesso em: 21 nov. 2024.