Avaliações municipais e a relação com o IDEB, segundo o questionário contextual do SAEB 2019
DOI:
https://doi.org/10.22481/praxisedu.v20i51.13559Palavras-chave:
SAEB, secretários municipais de educação, avaliação externa, IDEBResumo
O artigo é fruto da pesquisa Municípios Eficazes na Gestão da Aprendizagem, financiada pela FGV, e utiliza as questões relativas à temática da avaliação do questionário contextual do Saeb 2019, aplicado aos secretários municipais de educação. É um estudo de natureza quantitativa, utilizando os microdados disponibilizados pelo Inep, processados em planilhas de Excel do Microsoft® Office®, tratados por meio de estatística descritiva. A análise evidencia o forte protagonismo que as avaliações em larga escala adquirem nas redes municipais, especialmente após a criação do Ideb. A proliferação de mecanismos de avaliação externa nos municípios mostra a preocupação e capacidade de conformação a uma política concebida no modelo top down, que demanda ajustes sistêmicos nas redes escolares. Suas intencionalidades são múltiplas e diversas, destacando-se: repercussão no planejamento e gestão da educação, monitoramento dos resultados de aprendizagem das escolas e alunos, avaliação dos professores, modificações nos currículos escolares e produção de materiais didáticos.
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